F1: Agora é melhor não ter ninguém - ou - O legado brasileiro

Assim que Felipe Massa descer sair do carro em Abu Dhabi (seja após a corrida ou durante, vai saber...) uma era vai se encerrar.
Desde que Emerson estreou na F1, nunca deixamos de ter ao menos um piloto durante as temporadas seguintes.
Protagonistas, coadjuvantes ou simples figurantes, sempre havia um “candidato a próximo Senna” na pista.
Não para os amantes da categoria, que conhece os meandros da competição e disputa e não se engana com o ufanismo meio bobo que a emissora oficial imprimia às suas chamadas e transmissões. Mas enfim...

Provavelmente voltaremos a ter um representante no grid e já em 2019...
As apostas mais seguras seriam Sérgio Sette Câmara, que está na F2 e o neto de Emerson Fitipaldi, Pietro, que conta com o sobrenome poderoso.
Talento?
Ambos têm, mas se é para a F1 aí já é uma outra história...
Mas... Se chegarem até a F1 como se espera dos dois, valeria a pena?
Vale a pena ter pilotos no grid apenas para fazer número e não peso?
Vale a pena, para o torcedor, entenda, ter pilotos brasileiros apenas para fechar grid e andar em carros sem nenhuma esperança de sucesso a médio prazo? Contando com a sorte de fazer uma ou duas corridas excepcionais e chamar a atenção de times de meio de grid?
Já foi dito varias vezes que o torcedor comum (de padaria) não gosta de F1, mas de vitórias e isto é muito fácil de se constatar pela quantidade incrível de chorume postada nas redes sociais em dias de corrida.
Quando é a vez do GP do Brasil então, fica quase insuportável ler comentários nos portais de automobilismo e sites de notícia.
“-Bom era no tempo do Senna.”, ou, “-A F1 acabou quando Senna morreu.”.
E ainda a minha preferida: “-Como Senna não vai ter outro.”.
Ainda bem... Entendam como quiser.
Mas, ao menos por enquanto, é bom e vantajoso apenas para os pilotos estarem na F1, para a torcida nem tanto.
Para não ser radical logo e dizer que é até melhor não ter nome nenhum...
Isto pensando em nomes muito fortes como Charles Leclerc, que dominou com mão de ferro a F2 e vai correr 2018 pela cadeira elétrica da Sauber.
Ok, ele é piloto Ferrari e está no time suíço apenas para acumular rodagem, mas é muito mais fácil queimar uma imagem que construí-la.
É capaz de ser eclipsado por Pierre Gasly ou mesmo Antônio Giovinazi, que podem até não ter o mesmo talento nato, mas estarão em assentos bem mais competitivos.

Mas o Brasil não vai se despedir da F1 sem deixar um legado... Além dos três pilotos campeões mundiais há também gente da estirpe de Barrichello, apesar de toda a zoação, Felipe Massa, heróis como Roberto Puppo Moreno, José Carlos Pace, Wilson Fitipaldi...
Todos patrimônios da história da F1 como um todo.
Mas, de imediato, o legado mais visível será o aumento do preço dos seguros de vida para pilotos de F1, já que Massa sai das pistas para dar lugar à Robert Kubica.
Entenda, novamente, como quiser.

Comentários

Flávio Vieira disse…
adoro suas postagens... ficar em brasileiro pode ser salutar para quem, como eu e vc, não estamos nem ai para o Babão Bueno e suas patacoadas. Prefiro o Sérgio Maurício e Lito Cavalcante... até o Reginaldo Leme está xarope ultimamente...

Sérgio Câmara e o Pietro podem sim ocupar bons postos, mas é preciso sorte talvez até mais do que talento. Pegar uma equipe que cresça no momento certo - VETTELL - e ai deslanchar... Felipe Nasr é uma injustiça, porque ele fez milagre com a Sauber, mas não tem dinheiro... um absurdo.

Falando do Babão e da Globosta, eles vão passar o ano todo enchendo o saco sobre qual brasileiro vai correr em 2019... e isso pode ser o reinício de um ciclo que já vimos muitas vezes de 1994...
joaoleopires disse…
Como disse o amigo acima, Babão Bueno é duríssimo de aguentar, sem brasileiro vai ser um chororo danado!
Mas enfim, o embate entre Vettel e Hamilton próximo ano será muito mais importante do que as especulações sobre quais pilotos brazucas poderão ter um lugar no cockpit em 2019!!!!
Anônimo disse…
Bom dia !

O título é muito bom, senhor Groo. Gostei.
. Que era ? Dos rilotos ? Graças a Deus ! Daí achar título bom.
. Ah, duas eras. Entendi. Começando com Emerson e terminando com Senna. Aí o legado. Desperdiçado. Após a primeira era, um momento para enganação do povo e inicia-se a outra, infeliz era, que termina agora.
Certo. Desde de Emerson, tivemos pilotos até Abu Dhabi. Tá.
. Não tem um por aqui, no sistema rongrooniano, que prestou tributo ao Pedro Pão de Açúcar Diniz ? Entende de piloto pacas ! Ou é puxa.
Cada um que me aparece...
Candidatos a Senna foram poucos. Os dois ex-ferradistas( logo 'descartados') eeee Chico Landi. Tô brincando ! Chico Landi...
O Pupo Moreno era bom demais ! Esse me deixou chateado por não ter chances.
. 2019 ? Tão cedo ? Deixa prá 2025, 26...
. O Seeeeeette ? Um novo Verstappadinho ! Pietro vai dar uma de tio, o Eurrrrrecoméndu Fittipaldi, o Christian.
. Começar como GH-4 e Emmo FittiRato não dá mais. A escolinha do professor Ron Dennis está fechada e a do Colin Chapman já era faz tempo. Vão ter que encarar Sauberes, Haases e Williamns da vida. Ou Toro Rosso de TádeOnda. Médio prazo é esperteza, sua, senhor Groo. Tempo na F1 é curto. O cara é bão, pápum, sai da merda rapidinho. Todos começam em pangarés.
O famoso ' braço' ajuda mas o ' jogo de bastidores ' ajuda mais ainda. E dentro deste jogo dos bastidores está a política que muito mané não entende ou a paixão teima em deixá-los inguinorantis. Quer saber o que ajuda mesmo e o senhor passou longe, lá pela órbita de Saturno, nem falou sobre ? Ter um país crescendo e se firmando para o mundo ! Investimentos aportando por estas plagas hoje transformadas em pragas por anos de esquerdice boboca e ruinosa ! Isso conta, ajuda a dar um empurrãozinho se o cara for bom de braço. Os nosso geniais cresceram num país que seria 'do Futuro' mas ficamos no 'do Faturo' - ou pior ! 'Do Perjuro' - e os gringos notaram.
. Torcedor de padaria gosta, sim. Torcedor de padaria é o 'sou brasileeeeeiro, com muito orguuuuulho, com muito amooooor '. É o cara que quer ser amigo de todos e aí, no meio da rapaziada, solta: ' Hoje o Zaca vence ! Prá cima deles, Zacarias ' ! O otimismo em pessoa ! Ser realista não é com ele e manja isso como ninguém porque ser realista é duro e vira antipático. Time de pénabola dele ? É bostafoguense mas todos os times são bons desde que sejam de Pindorama. Quer ver um pindoramense ganhando ! Chega a torcer pro framengo prá não perder o amigo urubu. É o... Otimistildo da Silva ! Pachecão ! Provinciano que só ele. Em casa, cara feia prá muié. Pros filhos. A verdade na cara. Tô fora. Vejo um, fujo dele.
Continuando...
Anônimo disse…
continuarei...
. Muitos dos torcedores são novos e cabeças feitas pela Red Gloob. É preciso ir a fundo em tudo, não ficar só na superfície, na Matrix( essa é nova, tá rolando por aí), dar uma de Neo. A tentação é grande, de permanecer acomodado, emprestar o cérebro para outros pensarem por você, mas se quer ser pouco enganado neste mundo, é o caminho a seguir. E dói. Mergulho de apneia, mermo. Na rede, 'Otimistildos da Silva' escrevinhadores são o problema. O verdadeiro problema. Usam o politicamente correto medíocre para não perder o público que a cada dia vai ficando 'ralo'. Sair do politicamente correto é difícil porque expõe quem voce é. Quero dizer, se é inteligente mesmo ou só um dominador eficaz da língua portuguesa e escrever bem. Muitos não tem uma postura crítica forte, ou fogem dela, e quando a tem nem forte é. É como se colocasse uma margarida num cano de fuzil... bem bichinhas mesmo. Um chegou a se enfurecer porque muitos sabem que Zacarias é esperto nos investimentos e um mané nas pistas. O Flávio AngúdoGomes, é um destes, escreve bem mas sem alma alguma, fraquinho que só ele, e quer todos na Matrix, felizinhos. Acabou a era dos torcedores manés bonzinhos. Mas tem muitos por aí que continuam.
'kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !', só um exemplo.
. Desinformação é uma arte também. Nunca mais ouvi alguém falando de novo Senna. Os dois últimos manés, principalmente, enterraram esta ilusão. Pelo menos nos meus círculos de amizade( que chique..) não conheço um que fale assim. Um cara, depois de Barrilbelo e Zacarias, ainda esperar um novo 'Senna' é um Otimistildo das antigas procurando outros otimistildos da antiga, num botequim. Quando não fujo deles, provoco: ' tô procurando um novo Piquet. Pindorama precisa de um novo Piquet '! Aí quem foge é o cara. Sabe que tem um ser com algo entre as zoieias e este algo sem chip para teleguiá-lo...
Nos tempos de Senna era comum os manés fazerem isso: ' Mô, tô indo batê um lero com o seu Cornildo e a rapaziada na padaria aqui em frente. Me avisa pela janela quando faltar três voltas pro final porque quero ouvir o Rei da Narração, o Babão, e o tãtãtã, tá ?','Pô, a corrida mal começou ! Táentão... Pode deixar que o seu Cornildo grita procê, morzinho...'. Essa turma já abandonou os bólidos faz tempo ! Mais de vinte e tantos anos, senhor Groo ! Mas ainda persistem os Mococas, os Darth Gugus... Estes resistem.
. Aí eu vou usar uma frase que ouvi do Ivan Sant'Anna: 'Para o Brasil, Santos Dumont inventou o avião. Para o resto do mundo foram os Irmãos Wright'. Patriotada. O mundo está pouco se cagando se o Brasil não tem mais pilotos na F1. Não tem piloto pindoramense na F1 ? E daí ? Me diga, em Sampa, tão bãbãbã, onde fica o museu com as glórias automobilísticas, dignas de um ? Museuzão ! Espaço tem. Não temos, desde 2009, uma mísera vitória. Sem tãtãtã. Ai... E ganham muito para fazer estas coisas ridículas. O povo é muito infantil e eles, jornalistas, sabem disso. Mas esta era está acabando. Pelo menos, diminuindo. Internet ! Não apaga, seu Administrador. Alguém pode ler. Chegar até aqui.
. Ensign N177, primeiro de Piquet. Uma merda pior que Sauber. Já disse, só GH-4 e GFit-2 começaram por cima. Pode ter mais alguns mas são exceções.
. Queimar se fizer besteira. Ou ser medíocre como um Nars( e com patrocínio do BeBe !). Senna, na Sauber do passado, Toleman, fez o quê ? Se este Leclerc é a fera das feras da F2, irá aparecer de qualquer maneira. Mas é complicado mesmo.
Xi ! Tá grande demais ! O texto exige...
Anônimo disse…
Voltei pro finalmente...
. Mas o 'cara' da F3, na época de Senna não era o Senna, era o Martin Brundle. O caso Derek Warwick ainda é obscuro. Porque barrá-lo na Lotus ? Muitos dizem ser o piloto inglês bração, a equipe não tinha condições de dar dos carros nível de competição(êpa !). Senna queria ser campeão( Cácácááááá Cá! Não dava. Nem em sonhos, 1985, 1986, 1987, não dava). Só sei que Warwick pilotara para a Renault anos antes e estava indo para a Lotus de motor... Renault ! E sabemos( acho que 'sabemos'...) que acertar carros não era o forte de Senna. No kart, teve um tal de Terry Fullerton. Pierre Gasly ou Antônio Giovinazi podem se adaptar melhor e, nos bastidores, conseguirem chegar onde Leclerc, o bão, nunca consiga chegar. Numa McLaren da outra galáxia, por exemplo. Renozão taí...
. Vamos a patriotada ! Calma lá. Destes aí, Moco e Tigrão. Tigrão, pelo trabalho no automobilismo brasileiro e co-autor do projeto Copersucar-Fittipaldi. SuperSub foi um piloto fantástico mas que não teve a sorte de pilotar um super carro. Moco, não teve chances devido a morte prematura. 32 anos, 1977. Mais uns anos poderia encontrar uma Brabham mais forte. Mas como ficaria Piquet ? Então, como o filme The Butterfly Effect, melhor não mudar o passado. O resto, o Maurício Gugelmin era fera. Chico Serra e Raul Boesel, que saíram no forró, muito bons e não esquecemos de Gil de Ferran e a turma da Indy, do Homem Aranha. Ah, do Ingo Hoffmann e do Fritz d'Orey. Do Luis Pereira Bueno. Do Gino Bianco e, claro, do primeirão dos primeirões, Chico Landi !
Minha birra com os úrtimos e únicos manés, um deles se despedindo agora, é que foram segundões, não disseram uma única vez que eram segundões e estavam sendo muito bem pagos para isso, serem segundões ! Só blábláblá enrolando com gagálvão beijoqueiro e seus buenetes a ajudar. A vergonha do 'hoje não, hoje, não ! hoje, sim...'. E a rebimbocalesta e parafusóide fábula do 'genial' e desaposentado piloto, finalmente aposentado, que não vence há nove anos ! Não sobe no pódio há 2 anos e dois meses e é aplaudido por otimistildos pindoramenses ! Mediocridade é pouca neste país que, graças a Deus, está com seus dias contados. Ou o país ou a mediocridade.
Pego no pé mesmo.
Seu Administrador, não apague... coragem...


M.C.
Anônimo disse…
PÔ ! Os caras acima entenderam o que o senhor Groo escreveu ?
Típico da esquerda ! O que o senhor Groo fez foi uma enrolação mastuquelicamente fantástica para fazer o que o Gagá sempre faz ! Falar bem dos manés ! Ou do mané que se despede.
Tititi... Não tem jeito mesmo.
E saiam de cima de mim, sabidos.

M.C.


Anônimo disse…
MC
Seu caso é grave, procure ajuda profissional.
Anônimo disse…
Bom dia !

Vou procurar...
Dá o endereço do lupanar mais próximo da sua casa, por favor.
Preciso de uma profissional....


M.C.
Anônimo disse…
Boa tarde !

Senhor Groo ! A Manu endoidou ! Olha a minha cara de espanto...

https://www.space.ca/wp-content/uploads/2016/03/Deadpool.jpg

'se a direita conservadora só fala dos "bem-nascidos e seus grandes feitos" heroizando estes e deixando os "marginalizados" sem menções'....
Que iiiiiiiiissúúúúú ! 'Esquerda moralizadora' não existe !'(em muitas das circunstâncias, o viés dado pelos marxistas)', não !
Em TODAS as circunstâncias !
Tô estupefato ! Petrificado, estarrecido ! Atônito ! Perplexo( e circunflexo. E lateraliflexo. Genuflexo !)
Passa a ideia que nas escolas existe um debate conservador e socialista ! Um monte de vídeos mostro que só existe, nas escolas e faculdades, o discurso socialista ! Marxismo cultural na veia tendo até uma professora, de esquerda, que foi vítima de um aluno histérico mas o que ela fez, de olho roxo e inchado ? Culpar o Bolsonaro !
O Congresso, o Palácio do Planalto e Justiça estão repletos da mentalidade de esquerda, é só ir a nossa Constituição e constatar. Não se livram os estados e os municípios ! É de cima para baixo, centralizador, o negócio político. Tudo que os socialistas querem e quase conseguiram. Acabar com o Brasil ! E dividir todo mundo, guerra de classes, de gênero, de raças ! O certo, que todo direita conservador - e 'delirante', como Karnal me chama - quer é ser como os EUA, da NFL da Manu( que não andam bons das pernas mas elas são musculosas e tem o Trump agora para começar por ordem no pedaço). É de baixo prá cima ! Das ruas pro município, do município para outros municípios daí pro estado. Do estado para os outros estados e dali para a união se a lei for muito boa ! Não à toa o nome do maior país do planeta é Estados Unidos ! Os estados são mais fortes que a União !
Tenho que dar um presente para ela já que não entro no bloguinho dela nem subindo a escadaria da Penha plantando bananeira e tenho medo daquele lagartão me olhando.
BRASIL PARALELO ! Por favor, moça, vai lá, assista com calminha, se precisar volte várias vezes e verá que conservadores mordem mas por motivos claros e sinceros. Costumes, Contratos e Continuidade. Família não é babaquice. Propriedade privada não babaquice.Só de ter uns textos aqui, senhor Groo fica fulo nas calcinhas ! Imagine eu chegar na casa dele e entrar sem bater! Isso não quer dizer que não temos traíras no nosso pequeno bando. Não, o negócio é humano e um Luladrão dizer que a corrupção vai acabar ele sendo presidente e ser, ele, o maior ladrão de todos os tempos, um socialista !, é da natureza humana portanto não ponho a mão no fogo por conservadores apesar de ser um. E digo mais, antes de sermos humanos !
O home é mau, Rousseau errô ! É só constatar os selvagens bebês, um querendo enfiar o dedo no olho do outro !
Ah, dá uma olhada, Manu, no Escola Sem Partido que prega para vocês, professores, apliem o debate. Todas as ideologias ! E o Conservadorismo. Sim, caso não saiba, Conservadorismo NÃO é ideologia.
Bjs hamiltenses.
E senhor Groo, obrigado pelo espaço.

M.C.