F1 2018: Aí vem Mônaco!

Sempre penso em Mônaco como um evento à parte da F1.
Ainda que valha os mesmo pontos, que tenha a mesma importância enquanto corrida e vitória, a aura lá é especial e nem é pelo “glamour” do lugar.
Não visitei, claro, mas aparentemente é uma vinte e cinco de março para podres de rico.
Nelson Piquet disse que correr lá é como andar de bicicleta na sala de casa e a definição é perfeita. A não ser que você seja um podre de rico e tenha uma sala de estar gigantesca, mas não vem ao caso...
As ruas do principado são estreitas e correr por lá é um desafio e tanto.

Ter o melhor carro não é, absolutamente, garantia nem de vitória e nem pole.
Um problema qualquer, uma desatenção, a volta lançada malfeita e a primeira fila já fica distante.
Sem contar os possíveis e prováveis problemas ocasionados pelos outros como acidentes, toques nos muros ou guard rails, voltas mais lentas para aquecimento de pneus ou volta para os boxes...
Ou picaretagens como fez Schumacher em 2006 estacionando safada e propositadamente sua Ferrari na curva La Rascasse para atrapalhar a vida de Fernando Alonso.

E se nada acontecer durante a classificação, largar na pole também não é garantia de vitória.
Mesmo tendo uma parte significativa de vencedores em Mônaco largando da posição de honra, os mesmo motivos listados acima (com exceção da trapaça do alemão...) podem levar uma corrida aparentemente tranquila para o ralo.
E a Saint Devote ajuda muito para isto.

Mesmo vencida a tensão da largada e com o melhor carro, uma corrida em Mônaco nunca vai ser um oásis de tranquilidade.
Os casos de líderes com melhores carros que não venceram são vários e vão desde Mansell não conseguindo ultrapassar Senna após uma troca de pneus inesperada.
Foram cinco voltas inteiras de pressão do inglês sem nem sombra de algum sucesso.
Senna havia largado em terceiro e tinha à sua frente Ricardo Patrese, que segurava o brasileiro enquanto Mansell sumia na frente.
Felipe Massa em 2008 largou na pole e liderou o GP de Mônaco com alguma vantagem quando – por conta do piso molhado – errou uma das curvas e foi parar em uma das raríssimas áreas de escape do traçado.
Um erro da equipe na estratégia de troca de pneus o fez perder a chance de voltar a liderança e desperdiçar assim uma das últimas chances de vitória na icônica pista.
Senna também já foi vítima do traçado (e da falsa segurança do melhor carro) ao abrir mais de um minuto para o segundo colocado (um tal Alan Prost) e – sozinho – bater o carro na entrada do túnel em 1988.

Este acidente serviu para que o brasileiro aprendesse que uma vitória só está garantida após passar pela bandeira quadriculada e a partir dali, nunca mais cometeu erros bobos por desatenção.
Tudo isto sem contar o estranhíssimo GP de 1996 em que apenas quatro carros completaram a prova e rendeu a vitória a Olivier Panis em uma improvável Ligier.

Por estas e muitas outras é que Mônaco é diferente.
Por estas e outras é que vencer lá é tão significativo.
E é por isto que os fãs, de verdade, da F1 esperam com tanta ansiedade uma corrida que aos olhos dos expectadores comuns é apenas um desfile de máquinas muito caras pelas ruas vinte e cinco de março de um bairro muito rico e aristocrático.

Comentários

Anônimo disse…
Boa tarde !

. Gostei do mapa. Peraí, Itajaí. 'Túnel' ? Tunnel... Ou então 'piscina' ! Piscine...
Sou chato, um pentelho... PTelho, não. PTelho é, descobri, o Frávio Angú do Gomes. Aquele jormaulista que acha que entende de F1. Uma briguinha com um parça de pograma e descobri a natureza do esquerda caviar de brinquinho. Parece que tem 'N' carros na garagem... e é, cala-aaaaaro, defensor dos pobres e oprimidos, no caso da discussão foxiana, defensor do Maduro e da ditadu..., quer dizer, e do socialismo do mundo melhor, no caso, na Chaveszuela. Já não gostava do sujeito, agora então...
. Cruuuuuuuuuuuu zis ! Que ? Vinte e cinco o quê ? También no conozo las tierras monegascas más piérai, Itaboraí. Não tá exagerando ? Ninguém mora na Vinte Cinco de Março... bem, deve ter seus moradores mas todos os que pensam, sei, querem morar em Mônaco ! Pelo menos eu penso, o pobrema é que faltam 100 milhões de motivos pecuniários para ir para lá porque chegar por baixo, prefiro a Vinte e Cinco de Março... ou toda a Sampa. Ha. Lá, com os principiratas, vou querer uma Mercedes AMG ( pode vir com HIJ...), uma Harley, uma loira(sueca), uma morena( italiana) e um Beneteau 60. E um bom sala dois quartos com duas vagas com vista para a Piscine ! E tem que sobrar prá me manter. Vou ligar pro Tiro Gomes. Não, pro Picolé de Chuchu que é um Santo. Não. Luladrão ? não dá mais... Todos socialistas que adoram a vida boa num mundo melhor e se um destes aí vencer, a tuparia vai continuar !
. Piquepai odiava a corrida mas morava lá no iate 'Gostosa'( um dos meus. Meu veleiro se chamaria 'Boazuda' ). Um pouco de mau caratismo dele, sim. Eu, morando lá, me manteria calado principalmente sendo piloto de F1. Mas ele está certo. Um saco de corrida. Ah ! Lá, é uma paraíso fiscal também, isso é que é viver !' Comendo boa comida, bebendo ótimos vinhos
Todo mundo bonito se divertindo...'. Bem, mudei um pouco os versos da música do Iú Tchú( ué, tem Bitous !) em homenagem ao politicamente correto e esquerda caviarsíssimo, o senhor biscoitos Bono. Ele vai adorar.
. Né nada. Desafio é em circuito de alta. Monza, Spa... Não pode piscar.
. A primeira fila já fica distante... Eu hein ? Cê pode errar em primeiro que o segundo não te passa. Se ficar atravessado aí pára a corrida !
. Qual foi a última vez com Mônaco problemático ? 2006 ? Foi na busca da pole ? Lá se vão 12 anos...
. Ééééé... 'Pole não é certeza de vitória lá', tá... Ano passado, segundão tinha tudo para ganhar e o primeirão venceu mas não é isso porque ali, na scu, maracutaias ferradianas sempre existem e só prá lembrar que em décadas prá cá venceu qualquer UM que seja mais forte. Ou mais tempo.
. Ééééé... lendo assim, 'largar na pole é garantia de vitória', nos leva a pensar que o Mercadinho pode vencer, digo, Leclérc pode vencer. 22 anos nos separam de Panis e sua milagrosa Ligier-Mugen(TádeOnda). De lá prá cá, só torpedão venceu.
. Tá, então. Só para lembrar !
Depois da chatice da manhã temos Indy a tarde !
Aí, sim, uma corrida !
É Domingão do Corridão, ôh, meu !


M.C.
Anônimo disse…
Bom dia !

Já botou gasosa na Ferrada, senhor Groo ? Negócio aqui tá boliviano podendo chegar aos limites venezuelanos ! Não tem gasolina nos postos e minha frota está parada !
Ainda bem que guardei o meu BR-800 turbo Vin Diesel de paipai...


M.C.