F1 2018: É a vez da Áustria

Se você pensa que a Áustria deu ao mundo apenas Arnold Schwarzenegger, você está enganado.
O simpático país europeu também deu ao mundo coisas tão dispares quanto Branca de Neve e Wi Fi... E, lógico: Gerard Berger.
Por que catzo a Áustria?
Por que é lá a próxima corrida de F1 já neste fim de semana.
Mas primeiro as curiosidades extra pista.

Arnold Schwarzenegger nasceu na Áustria, mais precisamente em Graz, daí o sobrenome sopa de consoantes que dá nó na língua, mas se naturalizou americano e foi até governador da Califórnia.
Você com certeza sabe o que ele fez antes de ser governador... Se não sabe, como seu personagem mesmo diz: “-Você é um cocô!”.
Ah não... Esta frase é do Stallone... desculpa aí...
Também veio da Áustria a atriz que inspirou Walt Disney a criar a personagem Branca de Neve: Hedy Lamarr.
Além de linda, claro, Hedy Lamarr ajudou a desenvolver (ou desenvolveu, segundo algumas das fontes) um conceito de códigos criptografados e uma tecnologia de comunicação sem fios, que mais tarde foi usado como base para o desenvolvimento do WiFi e da própria telefonia celular.
Ainda nas artes, Romy Schneider e Christoph Waltz que merecia o óscar por seu Coronel Hans Landa em Inglorious Basterds.
Ah... Ele ganhou! Putz...

Mas nem tudo que vem de lá é bom.
Sigmund Freud é de lá...
É o pai da psicanálise... Sim! E daí? Continuo não gostando das fuças dele.
E tem também aquele outro austríaco que foi ser famoso em outro país, mas por motivos nada nobres...
Usava um bigodinho safado, uns riscos esquisitos no uniforme e tal... Cê sabe quem é, se não sabe, a frase do Stallone usada lá em cima te define.

E o GP da Áustria de F1, que é o que interessa, é disputado pela primeira vez em 1963, quando foi corrido em Zelweg e o vencedor foi Jack Brabham pilotando um Brabham-Climax.

No ano seguinte foi a vez de Lorenzo Bandini e sua Ferrari ganharem a prova na última vez em que foi disputada naquele circuito e no país até 1970 quando retornou se mudando de mala e cuia para a cidade de Spielberg e de lá nunca mais saiu sendo disputada nos circuitos de Osterreichring, A1 Ring e por fim Red Bull Ring.
Seria uma espécie de recorde se as três pistas não fossem a mesma apenas com diferenças sutis (uma curva aqui, uma retinha alí...) no traçado.

A prova não foi disputada entre os anos de 1965 a 1969, depois de novo entre 1988 a 1996 e por último de 2004 até 2013.

A equipe mais vencedora em GP’s austríacos é a McLaren, com seis vitórias e nenhuma chance de aumentar isto neste ano.
Em segundo lugar a Ferrari com cinco.
Como curiosidade, várias equipes que não existem mais venceram corridas no país: BRM (1971), Brabham (1974), March (1975), Penske (1976), Shadow (1977) e Ligier (1981).
Aparentemente, ninguém corre este risco neste ano.

Entre os pilotos, o maior vencedor é Alan Prost, com três s vitórias (1983,85,87)

França é o país que mais venceu na Áustria com 5 vitórias. O Reino Unido também tem, mas é sacanagem contar vitórias de países diferentes só porque saúdam a rainha... Não vale, é sacanagem e não vou contar.
Aqui outra curiosidade que mudaria sensivelmente as estatísticas, inclusive de pilotos.
A Alemanha tem quatro vitórias, enquanto o Brasil tem apenas uma.
Porém, se em 2002 a Ferrari não tivesse pressionado Rubens Barrichello a inverter a posição com Michael Schumacher, teríamos dois pilotos brasileiros com vitória e uma a menos para o alemão hepta campeão e para seu país...
Mas como o se não calça luvas e não entra no carro... Emerson (1972) é o único brasileiro a ter vencido na Áustria.
Porém, há outro número em que o Brasil lidera as estatísticas nas corridas austríacas.
O Brasil é o país que em mais vezes foi obrigado a entregar uma vitória por ordem de equipe...
Hoje não, hoje não! Hoje sim? Hoje sim...

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia !

. Diretamente da Terra para o Blig e deste para o Universo...
Copa e Cozinha do Mundo !
Pindoramenses X Serverinos !
0 x 1, 1 a 1 ou 1 x 0 ?
Bolão do Moleque Chatto !
. Hum... adoro quando o senhor Groo coloca um mapinha com traçado de pista.
Notaram algo interessante ao redor do circuito ? Como utilizar um autódromo para outras coisas ligadas ao automobilismo, ao motociclismo e ao 'biciclitismo'! E até ao apézismo !
O que qui é Gästehaus Enzinger ?
Bom, daqui, parece um Bahamas... Mas é um baita HOTEL, moçada !
Vou passar para o pessoal de Petrópolis o mapa de Steven. Aquele pessoal adepto do popu-caipirismo fluminense está perdendo uma oportunidade de ouro de fazer um autódromo ! Vai que Campos do Jordão se toque !
Gosto do circuito.
. Arnoldão é de lá ! The Governator ! Aquele Conan... realmente... chamou a plateia de cocô ! Um bárbaro da Ciméria ! Onde fica a Ciméria ? Do lado da favela Bateau Mouche.
. Cá entre nós... já partiu mas era uma tremenda gata ! Vovô tocou muitas em homenagem a moça. Um gênio do cinema, Hitchcock, achava que atores eram papagaios, 'burros', aí está a prova de que até gênios erram. Inventora !
E vivo errando. E o senhor errou. Do jeito que escreveu, parece que a Hedy( tô íntimo) inspirou Branca de Neve. Não. Já existia a Branca. De Neve. Tenho que explicar porque um mané jovem pode aparecer por aqui e pensar que existe a Branca de Omo. Errou, sim. Inspirou o desenho ! O desenho da personagem Branca de Neve, os traços da Branca, o rosto da branca, o cabelo da branca. Branca de Neve é a Hedy Lamarr desenhada ! A Romy( tô íntimo) foi outra gata e também baita atriz. Christoph também é ótimo mas o último filme que vi dele estava meio canastrão... Filme cheio de esquerdices.
'Pequena Grande Vida'. Tendo Matt Damon - ou Wagner Moura -, esquerdismo à vista da esquerda roliúdiana ! Mas 95% dos filmes são assim.
Até Muié Maravilha tem.
Freud ? Ué ? Ele não é culpado pelo esquerdismo infiltrado na psicanálise. Deixe de neuras...
Xi ! O parça traíra de Stalin pois o plano inicial dos dois canalhas era dividir o mundo tanto que o Monstro Soviético armou a Alemanha todinha para a Segunda Guerra ! Sei... O vocesabequem que fez crescer o irmão do Fascismo na Alemanha( como sempre, enganando os incautos. Tem até judeu, antes da guerra, apoiando o... o... vocesabeoquê ! Filmadinho. E ambas ideologias filhas do Comunismo ! Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães!
E muita gente ainda acha que é um movimento de direita tendo o partido 'Socialista' e 'Trabalhadores' no nome. PT é de direita. Sabemos. PSOL...
E como é fácil trazer nacionalistas para a causa... E vermelho na bandeira ! Coitada da suástica. Era uma coisa oriental e boa. Continua sendo pros budistas, celtas e até astecas ! Muitos historiadores acham que existem ligações entre estes povos e a 'Religião Perene', a mais forte ligação. Fizeram a mesma coisa com as bicicletas começando com os chinas. Era uma coisa boa mas, hoje, esquerdizaram totalmente a magrela. Tinha o monstro austríaco, o grande Winston Churchill - conservador e de direita - como um arquiinimigo ! Vocesabequem...
Ora, é o Val de Morte ! Claro ! Senhor Groo...
Stallone é italiano. Fez muitos uésternes espaguetes.
E filme porno, como o Alexandre Frota.
Eu voltarei...
Anônimo disse…
Voltei...
. Veja, os circuitos antigos eram bons demais ! Não dá um tesão danado, voltando no tempo, pegar a Hedy( ou levar o Bruce Uílis, prá quem gosta) e acelerar em Österreichring( Putz( que é de lá) ! Que nome difícil ! ) ? Chamem o doutor Emmett Brown e seu incrível DeLorean. Apertadinho, dá para levar o Bruce.
. Estraga prazeres. Estava indo tão bem... Precisa lembrar daquela tragédia Barrichelliana ? Pegando o De Lorean emprestado, irei visitar um outro austríaco, o mais famoso de todos, que, daqui a 10000 anos, falarão dele por aqui. UM GÊNIO de verdade ! Pergunte ao pessoal do ZedeLeppilin ou os dois restantes bítous se eu não tô certo.
Wolfgang Amadeus Mozart !
Mostrarei a cagada Barricheliana, digna de uma obra prima do nosso amado doidão, que era da Gang do Wolf, já que o nome dele era Johannes Chrysostomus. Fará uma sonata, no piano, em três movimentos, clássica, em homenagem a riloto pindoramense.
. Hum...
Hoje, o Neymala vai neymar muito ? Com o VAR, lular ficou mais difícil.


M.C.
Anônimo disse…
Bom dia.

Seu frio...
Seu... seu... Insensível !
Seu... desapiedado !

A Manu, tadinha, tem um trabalho do cão( da cachorra) prá te agradar e você nem vota na enquete dela, no Ailóvitilauuudi !
Medo daquele zoião do dragão te olhando ? É. Já tive pesadelo com aquilo.
Bom, só votaram a mãe e o namorado dela que eu sei. Nenhum comentário !
Amizade serve prá quê, hein ?

Que desinteresse, senhor Groo...
Que indiferença...

Vota no 'faith more, much more !' por mim.

Poxa, por curiosidade, já que enfrentaremos os mexicanos na segunda.
Tem cada 'avião' no México... Cheias de curvas, nos lugares certos, como manda o figurino...
E como mandam o Virgulino e o Severino também.


M.C.