F1 2018: - GP do Canadá em números

A corrida canadense é sempre muito esperada pelos fãs de F1 ao redor do mundo, mas principalmente pelos torcedores locais.
Amigos que já estiveram in loco algumas vezes atestam que a corrida é só uma parte da festa toda. Uma verdadeira celebração já que a corrida é disputada em um dos poucos meses do ano onde a temperatura não é ultrabaixa e o sol dá o ar da graça.
A pista, dentro de um parque, é desafiadora.
Apertada em algumas partes e muito veloz em várias outras com pontos de ultrapassagem espalhados em seu traçado e até algumas particularidades como o grampo que antecede sua grande reta e o “muro dos campeões” que parece chamar os carros na última curva antes da linha de chegada.
Muita gente boa já bateu ali e bastante gente ruim também, mas como as versões, às vezes, são melhores que os fatos... Fica a versão de que é o muro dos campeões e não dos manetões.

O GP é disputado desde 1961, porém, só se fixou no atual endereço, Montreal, em 1978 quando Gilles Villeneuve se tornou o único canadense a vencer uma corrida em casa.
Pode-se dizer que o país da polícia montada e do bacon canadense é a segunda casa da McLaren já que o time inglês é o que mais venceu por lá com 13 vitórias entre 1968 e 2017.
Porém, se contar apenas Montreal, a Ferrari fica na ponta com 11 vitórias contra 9 da McLaren.

Por pilotos a vantagem é de - que surpresa! -  Michael Schumacher.
São sete vitórias do alemão. E todas em Montreal.
Se vencer lá este ano, Lewis Hamilton empata a briga.

Por países a dianteira é, em uma conta muito mandraque, do Reino Unido (que engloba a Inglaterra, a Escócia, País de Gales e outros lugares menos cotados...) com 12 vitórias.
Na sequência, mas bem mais honesto, está a Alemanha com 9 e o Brasil com 6.

Entre os brasileiros o maior vencedor é Nelson Piquet com três vitórias seguido de Senna com duas e Emerson com uma.
Destes, só Emerson não venceu em Montreal, ficando com o triunfo na pista de Mosport.

O Canadá detém um recorde que possivelmente nunca será batido: de corrida mais longa da história da F1.
A edição de 2011 foi disputada em incríveis quatro horas, quatro minutos, trinta e nove segundos e quinhentos e trinta e sete milésimos.
O ponto baixo é que foi vencida por Jenson Button, que ninguém liga e tinha como maior qualidade saber cuidar e poupar o equipamento.

Mas a maior contribuição do Canadá para a F1 foi, sem dúvida, nos mostrar pela primeira vez o quão manetão é Robert Kubica...


Comentários

Anônimo disse…
Bom dia !

. Ô, se é. Mui esperada. Eu adoro. Melhor ainda depois do lacto purga monegasco. De onde veio 'lacto purga' ? De um cérebro desarranjado como o seu , M.C. Como, quem ?
É a família Angú do Gomes. No caso, o Piro não o Frávio que anda me deixando preocupado. O povo ainda está tonto.
. Mas o canadense é festeiro. O pindoramense é que se ACHA festeiro. Até no frio tem festa por lá. É só procurar. E os EUA estão ali, no ladinho.
. Gilles ! Será que o Strolha leva ? Huuummm... a Ruimlliams vem com um pacote aerodanomico do momento ! Falhamico mesmo.
. É. O lombo canadense é delicioso. Teve uma miss de lá, uau...
https://img.estadao.com.br/thumbs/640/resources/jpg/9/4/1485785772149.jpg
. A MacMac venceu tudo isso ? Que coisa... Pode dar Fofonso, além do Strolha.
. Ferrada. Falando em Ferrada, No manipuladão 2018, depois da juizada a favor no domingo, já temos campeão ! O Nemgão ! O bão é que foi no Cocorintía, o segundo time da Red Goebbels. E os alienados de vermelho e preto nem com eles. Pode o país estar indo pro buraco extravasor do emissário submarino que primeiro o Urubulino Gaveano. Tristes...
. Grande Dick ! Está melhorando ? Com está ele ?
Na foto, à direita, o segundão que se rebelou. O pior segundão de todos os tempos da Ferrada ! O melhor segundão é da terra. Escolham. O meu preferido é o RuimdeChinello.
. Gêêê Agááááá Quatro ! GH-4 !
. ...conta muito mandraque... Faltam os pilotos da Irlanda e Irlanda do Norte ! Irvine, o Eddie TV, o pior segundão da história da Ferrada portanto um baita piloto, é da Irlanda do Norte. Não fale mal do meu segundo lugar preferido mais precisamente da Inglaterra. Dos Bítous.
. Nelsão ! Piquêpai ! Urrú !
. Dáobutão foi o EmmoRatto dos anos 2000. Dez anos daquele engodo chamado BraumCanalhaGP ? Quem era o segundão, hein ? Da equipe, caramba ! Foi em 2009 mas, como temporada, 10 aninhos.
. Putz. Aí, 'neim tantu ao mar neim tantu à terra, ô, pá'.
Ao mar, o Gagálvão. À terra, ocê, senhor Groo. Kubitcha era bom piloto, nem fantástico nem um zé mané. Era fantástico pro chato de galocha, agora, na Copa e Cozinha do Mundo, porque adorava levantar a bola do filhote corredor que disputou umas corridas com o polonês. E nem um zé mané . Azarado, sim.
Detentor de um dos mais espetaculares desastres do automobilismo onde saiu... saiu... maneta. Pô, de boas na lagoa ! Para mim, caramba, realmente, a Ruimlliams(e a F1) fez um pelo trabalho de segurança. Pensei vendo aquele pancadão que Kubitcha tinha partido desta para melhor.
Veja a pancada. Melhor, reveja. Não estava dando comida para o Lulu da Pomerânia da radio patroa no momento do 'espetáculo' ?
Já morreu o bichinho ?
Que pena. Agora é um irritante Chihuahua ? Mulheres...
Fazem isso prá nos sacanear, tenho certeza ! Eu não levo o Boston Terrier da Suellen prá passear não. Sei lá. É cão de boiol..., cão de Parada Gay. Mas o bichinho é bacaninha. Bonzinho. Já tentei trocar pelo vira-latas do mendigo amigo mas na hora fiquei com peninha dele e o mendigo ainda disse:
'tutá mi estranhano, meu camarada ?'
'"Camarada"? Foi acreditar no sonho do mundo melhor...', respondi.
Tive que correr segurando o Neimar( aquele menino... Já apelidaram o Verstappadinho do pénabola de Clodovil), o Boston, no colo, me babando todo!
Absuuuurdo ! Não dou mas quentinha prá ele ! Pro mendigo amigo.
Ah, dou, sim.
Quentinha. Sou cristão.

https://www.youtube.com/watch?v=1hW5MpdA5Cg



M.C.