F1 2018: Reclamações (sobre o que não há o que reclamar)

Bottas fez o papel de escudeiro para Lewis Hamilton?
Sim, fez.
Bottas protegeu Lewis de possíveis investidas de Vettel ou Kimi?
Claro!
Se olharmos bem a tabela de pontuação, Lewis disputa pau a pau com Vettel o título e já estamos na metade do campeonato, logo, em sã consciência e tendo a honestidade como norte alguém pode questionar o que aconteceu na Hungria com relação as atitudes de Bottas e/ou da Mercedes?
Pode... Ou melhor, não pode, mas questiona assim mesmo.

Obviamente, ser visto como segundo piloto ou “ajudante” é ruim para a imagem de um piloto, qualquer piloto.
Casos como o de Patrese, Berger, Barrichello e até mesmo Felipe Massa mostram que os danos demoram muito tempo para serem reparados. A história costuma ser cruel com estes personagens.
E periga o Bottas entrar nesta listagem se não se desvincular da Mercedes ou, como no caso de Nico Rosberg, peitar (e ganhar) a briga garantindo seu título mundial mesmo contra a orientação da própria equipe. Temos que tirar o chapéu para o filho do Keke neste ponto.
E se Bottas quiser realmente ser respeitado pelos pares e fãs da categoria, tem que tomar esta decisão já para o ano que vem, porque neste ano, já era.

Mas em relação à Hungria e o atual campeonato, ao que se propôs fazer (ou foi proposto a ele), Valteri foi perfeito.
Ajudado pela pista que dificulta sobremaneira uma ultrapassagem, conseguiu segurar as Ferrari de Vettel e Kimi pelo tempo necessário para que Lewis pudesse traçar e executar sua estratégia com os pneus e ganhar um fôlego.

Não que, se conseguissem uma ultrapassagem sobre Bottas com tempo suficiente para atacar Hamilton uma vitória ferrarista estaria garantida.
Apesar da grande probabilidade, não estaria.

Aí, por ter feito o jogo de equipe (saudável, legal e legal) Bottas é chamado de acomodado.
Mas, mesmo estando alí segurando as duas Ferrari, Bottas também lutava pela sua melhor posição no fim da corrida e assim, usou as armas que tinha a disposição: pista travada, talento e – por que não? – um pouquinho de jogo sujo.
Não entra na discussão punição ou não, mas o calor da hora e como ele reagiu às ultrapassagens de Vettel e Ricciardo, pela ordem.
Não é coisa de acomodado. Definitivamente.

Outra reclamação bastante ouvida e lida, é sobre uma passividade de Vettel que durou muito tempo e o fez ficar atrás de Bottas.
Em um campeonato renhido como este em que detalhes e poucos pontos separam o primeiro do segundo colocado e que os carros variam de performance de pista para pista, marcar os pontos de uma terceira posição (mesmo com o rival ganhando) é infinitamente melhor que não marcar nada.
E se parar para pensar, um possível receio de tentar ultrapassar e dar merda na sequencia tinha lá seus fundamentos.
Além de Vettel, Ricciardo que o diga.

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia !

Exageraaaaado... 'em sã consciência e tendo a honestidade como norte'?

. Perguntinha: em sã consciência e tendo a honestidade como norte, GP da Inglaterra. Seu Kimi dar totó no GH-4, logo na primeira volta, pode ?
Ou não pode...
Questionaram ? Fiscais, sim. E eu.
. Não era, não. A grana fez isso. Melhor, os intere$$e$. Publicidade. Vender Zorba, canivete, cerveja, automóveis. Presto Barba. Veja, Neymarketing Cai Cai está apavorado tentando gilletar o que aconteceu na Copa e Cozinha do Mundo. Bom. Peterson foi segundo piloto e morreu segundando. Regazzoni foi. Pace, foi ! Reutemann ? Foi. Piquet pai - e filho -, ora essa, foram. Emerson foi ! Fittipaldi, caramba, foi e com missão importantíssima ! Rosberg pai, após ser campeão, como Räikkönen, foi. Duas vezes. Barrilbello, não... Que isso ! Zacarias Lentinho nunca foi, não é ?
Senhor Groo, nunca as duas últimas figuras citadas pelo senhor e por mim disseram ser segundos pilotos e acredito não ter lido ou ouvido, no tempo em que corriam, nas mídias falada, ouvida, escrita e internetizada( blogs e bloguinhos) que Burrinho e Filipinho eram segundos pilotos... prevaleceu nestes anos tristes a pachequice verde amarela fenomenal. Bom, óleo de peroba para todos.
. Nico não peitou e ganhou. Esqueceu-se ? Quer que eu tenha trabalho de ir ao You Tube e procurar os pegas dos dois pilotos da Mercedes, GH-4 e Penélope de arrepiar os cabelos ? GP da Malásia 2016 foi determinante. Não existia segundo piloto na Mercedes Benz. Até o final de 2017. Vou mais, até 3 corridas após início da temporada de 2018. Por quê ? Porque a Ferrari SEMPRE teve segundos pilotos e como a briga é Hamilton X Vettel, Vettel com um segundo piloto a ajudá-lo, nada mais justo que o Bottas( de contrato renovado) seja até o fim desta temporada o segundo piloto da Mercedes. Ou não ? Ou o que todos querem, inclusive o senhor, Hamilton X Vettel X Bottas é o mais justo ?
. Respeitado pelos pares e fãs da categoria ? Diga que é segundo piloto, né, Räikkönen ? No quase enrosco cê tinha uma curva inteira para passar Vettelino, não ? Deu uma alviadazinha, não. Até ouvi o ronco do motor desacelerando... E o que dizer da queda de rendimento de Riccardão Sorriso ?
Ou fiquem enganando de lá que alguns farão caras de enganados daqui ? Fora os apaixonados que não veem nada mesmo.
Eu, não. Muitos anos vendo está polla, tô calejado.
. É verdade. Vettel, a exemplo de Spa 2017, pegaria pela frente o melhor defensor de posição da F1. Sim. Da F1. E em Hungahorroring. Se não conseguiu passar GH-4 em Spa ano passado...
. Não vi passividade de Vettel. Só tinha uma reta para ultrapassar.
E ele não é PIQUET ! Vinha de uma bobeada incrível na própria terra, uma semana antes. É humano. E grande piloto. Bobo mas grande piloto. Aliás, gosto da fleuma inglesa portanto sou suspeito para falar. Posso, sim, tentar, lembrando da manobra de Piquet, entender a razão de não tentar ultrapassar por fora. A foto Ricciardo X Bottas. Ali, vemos que o piloto mercedoquês está sem borracha, sem grip. E mudaram o traçado, se não me engano.
. É, no final, o senhor acha que ele jogou o carro prá cima de Riccardão Sorriso. Bom... uns vão pelo que os outros dizem. Outros usam os próprios cérebros. Os que vão pelos outros, normal, assistem corridas a pouco tempo.


M.C.
Anônimo disse…
'há pouco tempo'.
Estava vendo a vergonheira que foi o Canal Livre, ontem, com o
Jair Bolsonaaaaaaaaro. Um cara derrotar vários jornalistas sendo que dois se fazendo de intelectuais ! Do Globells e do Estalão.
Que vergonha, que vergonha.
O Jornalismo brasileiro está abaixo da mediocridade.
Burrice pega e aí saiu o 'a pouco tempo'.
Cruzes.
Desculpem-me. Pretendo melhorar nos próximos anos.


M.C.
Anônimo disse…
Riccardão Sorriso na Renault Racing !
Anônimo disse…
Renault Sport F1 ....

Totalmente excelente...


M.C.