Bye bye Alonso, Alonso bye bye

E se vai Alonso...
A última vitória de Fernando Alonso na F1, que é a categoria da qual se despedirá no fim do ano, foi no já distante ano de 2013.
Seu último pódio é até mais recente, mas também já faz quatro anos.
E o último título então? 2006.
Fernando Alonso é, de longe, o piloto que mais tempo ficou na F1 após ganhar seu último título e sua trajetória pós título não foi das mais vencedoras, embora tenha tido momentos brilhantes.
Após levantar o caneco em 2006, trocou de equipe indo da Renault para a McLaren, então poderosa e sempre disputando títulos.
Em Woking foi apenas uma temporada com quatro vitórias e mais oito pódios.
Uma guerra fratricida com um rookie chamado Lewis Hamilton, preferido pelos chefes, o empurrou de volta para a Renault.
Não bastasse, ainda houve o famigerado caso de espionagem envolvendo e-mails trocados entre Mike Coughlan e Nigel Stepney conhecido como spygate

De volta a equipe onde ganhara os títulos, a realidade era muito outra.
Com o time em franca decadência, Alonso disputou duas temporadas obtendo duas vitórias apenas.
E uma delas sob a sombra de um escândalo esportivo que pode ter sido o maior da história da F1.
Saiu ileso da história toda que teve como único punido realmente, Nelson Ângelo Piquet, que mesmo tendo sido apenas um peão neste jogo, nunca obteve perdão para a condenação branca que sofreu. Nunca mais sequer foi cogitada sua volta à categoria.
Os outros envolvidos, Flávio Briattore e Pat Simonds, foram banidos, perdoados e voltaram ao circo anos mais tarde.
Alonso, como prêmio, obteve uma vaga na Ferrari.

Foram anos de especulação e forçadas de barra da imprensa espanhola, que a toda hora soltava nota dando conta de interesse do time italiano e várias vezes cravou o espanhol sentado no cockpit rosso até que em 2010, finalmente, Alonso se sentou em um carro da mítica scuderia e já em sua primeira corrida viu o mundo do lugar mais alto.
Na Ferrari foram quatro temporadas completas com dez vitórias, mas disputando o título, efetivamente, no duro, só na primeira.
Viu Vettel e sua Red Bull dominar a F1 e quando esta decaiu, viu a ascensão da dinastia da Mercedes que venceu corridas e campeonatos com seus dois pilotos.

De saída da Ferrari, não muito amigavelmente, voltou de forma improvável para a McLaren que, coincidência, estava numa draga igual a Renault em sua volta.
De 2015, quando voltou à Woking, até o momento teve como melhores colocações, quintos lugares em anos distintos.
E por mais otimista que se possa ser em relação a uma recuperação da McLaren até o fim do ano, Fernando deverá deixar a F1 confirmando seu dedo extremamente podre para escolher transferências. A categoria pela qual escolher dar sequencia a sua carreira que se cuide...
Dedo podre tão evidente quanto enorme talento que ostenta.
E maior que os dois, só a fama de ser companheiro de equipe desleal, centralizador e desagregador.
Felipe Massa que o diga...

Veredicto final?
Sentiremos falta dele.
Afinal, em nenhum outro piloto da atualidade, o “chupa” fica tão natural e empolgante quanto em Fernando Alonso.
Chupa Alonso!

Comentários

Manu disse…
Sentiremos muita falta, vamoa ver o melhor da sua épooca em outro lugar. Agora é real que a F1 já mudou, arrisco dizer que exige um esforço para continuar amando a categoria como antes, e esse esforço pode ser amenizado pelos novos caras que estão vindo e precisam de nós para seguir acompanhando... vamos vendo no que dá...
ABS!
Anônimo disse…
Eqsta noticía mê dexo un tan arassaaaado...


. Nos últimos anos, sinceramente, torci por Fofonso. Uma pena.
. Spygate ? Não... Ferrarigate. Bom, estou meio esquecido.
. Também, Piquêpai saiu atirando prá tudo quanto é lado. Foi naquele salseiro todo que descobri ser a F1 um 'lava jato'.
Quem diria, o primeiro 'lava jato'... Ali comecei a desconfiar de postos de gasolina ! Piquê pai, meu herói. E veio o Youssef e tudo confirmado !
F1 - Postos de Gasolina - doleiros( 'libraesterlineiros' e 'eureiros' também). 50 tons de lavagem de dindin. E tem gente que gosta e acredita em estado forte. Ôôôh, gente burra ! Tô falando de quê ? Já desconfiava de projetos de quase bilhão( de dólares) num carrinho de F1 mas a paixão ainda falava neste coraçãozinho iniamigo que ainda bate, bate, bate...
. E tem gente que ainda torce pela Ferrada... Ôôôh, gente burra !
. Vejo que esqueceu-se de algo, senhor Groo. O motivo da MacMac virar uma draga danada. Não vejo o nome do motor que impulsionava as McLarens nos seus escritos... Estoy a procurar e não acho... De 2015 até 2017. Três temporradas. Produzido pela montadora mais famosa daquela terra oriental, dos homens dos olhos puxadinhos... gente mui competente !
Não ! Não são chineses mui menos sul ou norte coreanos !
Adoram fazer robôs dançantes e reconstroem cidades numa velocidade avassaladora, coisa de uma semana, de episódio em episódio, quando monstros lutam contra robôs gigantes ! Ou contra outros monstros. Onde o monstro maior é pequenino e fêmea. Se chama Yoko ! Seu grito é assustador !
. Peraí, Itajaí. Pêpéra aí, Itaboraí ! Muitos escolheram mal mas Fernandonso escolheu Renô, Ferrada e MacMac ! Faço comparações não com rastaqueras como PédeChinello e Zacarias e sim com Piquê pai. Botou foi grana nos bolsos o malandro. Os rastaqueras blablazeiros também botaram cobre prá dentro mas como segundões.
. Quem ? Quem disse o quê ?
Quem é esse cara que disse algo contra Dom Fernandonso de Las Astúcias ?
. #chupavettelinojá ! Pronto. Rei morto, rei posto.

. Agora lerei a moçoila em cima de mim...
Bonitinho, carinhoso.
Fofo.



M.C.