F1 2018: as peças se movem no tabuleiro extra pista

As férias de verão da F1, geralmente de um mês entre o GP da Hungria e o da Bélgica costumam ser um tempo em que se começam a correr boatos sobre transferências de pilotos, troca de motores e coisas do gênero.
Nem sempre o que se vende nesta silly season é recebido após a compra. Ou seja, muita gente acha que é o que vai acontecer e no fim dá com as barrigas n´água tal qual Américo Vespúcio furado.
Este ano, por algumas declarações, esperava-se algo envolvendo Alonso, McLaren e afins, antes da segunda semana de bye começar caiu a bomba e, por incrível que pareça, não era nem boato.
Apesar de ter dito que haviam pequenos detalhes em aberto, mas que uma renovação com a Red Bull já estava encaminhada, Daniel Ricciardo anunciou ao mundo, sem pompa nenhuma que ao final do ano corrente (2018) deixaria a equipe.
Não deu sequer tempo de abrir especulações ou do Américo mostrar uma foto de um fax de um contrato assinado do australiano com a Ferrari e outra bomba: a Renault anunciava algumas horas depois que Daniel seria seu piloto para a temporada 2019 ao lado (mais a frente, para ser exato) de Nico Hulkemberg.

O movimento abriu uma série de questionamentos.
Seria uma jogada no mesmo estilo da Mercedes ao contratar Hamilton?
Poderia ser, se a próxima grande reformulação técnica nos carros da F1 se desse imediatamente no ano seguinte.
Não é. A próxima grande mexida nos carros só ocorrerá em 2021. Logo, não será em 2019 que os carros da montadora francesa surpreenderão o mundo disputando vitórias e o campeonato. Podem? Até sim, mas dificilmente...
A jogada da Renault parece ser a algo muito sólido, mas a médio prazo.
A contratação de um astro da categoria (apesar de ainda não ter um título) que disputa vitórias e protagoniza espetáculos em um carro apenas mediano de uma equipe grande é sinal de seriedade.
Obviamente, há chances de não dar em nada, mas que é um fator que mostra ambição, não há dúvidas.

E com este movimento, abre-se diretamente uma vaga em um time grande que, pode ser que patine um pouco na temporada que vem por usar um motor (que por melhor que esteja evoluindo) ainda é dos mais duvidosos.
Para esta vaga há candidatos variados: os dois nomes da Toro Rosso surgem imediatamente e nesse caso, abriria uma vaga no time B dos energéticos.
Tanto Gasly quanto Hartley parecem ter condições de – no momento – serem companheiros de equipe e escudeiros de Max Verstappen.
Se bem que a ideia de um segundo piloto na Red Bull não é algo lá muito forte: Vettel brigava com Mark Webber, depois brigou com o próprio Ricciardo que, por sua vez, não teve vida facilitada com Verstapinho.
Também fica em aberto para a chegada de Sainz Jr., que é da escola Red Bull, estava emprestado para a Renault e foi o grande prejudicado com a movimentação do mercado ficando, até agora, sem carro para andar.
Na opinião do escriba aqui, deveria procurar outra categoria para andar... Repare que não usei os verbos “correr” ou “disputar”, por não achar que combina com o perfil do filho do Sainz.

Está aberta a dança dos cockpits, que pode trazer só silly season ou movimentos reais até – no mínimo – a volta das corridas em Spa.
Particularmente, acho que os carros da máfia vermelha ainda darão notícias fortes até Monza e um campeão mundial pode ficar a pé.
Ou quem sabe? Em um movimento ousado e marqueteiro, não troque de bebida favorita...

Comentários

Anônimo disse…
Boa noite !

. Silly season. Lembrei-me de 'Silly Love Songs', do tio McCartney...
Aiii lóóó viu.... Pro tio Lennon. Dizem que o inglês da japa bruxa riu quando ouviu. Briga de comadres. Das antigas. Bítous.
. Verdade. Mas, por que 'as barrigas n´água tal qual Américo Vespúcio furado'?
Hoje eu estou lento, bem Zacarias. De noite eu só quero nanar.
Viu a guerra do Bolsa contra os jormaulistas, na sexta passada, senhor Groo?
. Fernandonso das Astúcias. É. Tio Zak anda dizendo que ele vai para Indy. Dizem, también, que anda se engraçando para Ferrada mas o Vettelino não gostará nada da ideia. Esperar prá ver já que Kimi Vodka poderá aceitar um troca-troca com Leléclerc e ir parar na ALFAFA Romeo. Tudo mui estranho... Jornalistas quando ficam doidões até psicografam mortos. Vi isso acontecer na sexta com a Miriam Pururuca da Goebbels News.
. Essa foi a melhor notícia ! Deixar a Rédibuu do Verstappadinho a ver navios, que era a boa do seu Américo. Agora que eu quero ver o Mini sozinho. Parece que a Renault vai voar baixo ano que vem. Agora, kprá nóis. Graças a Deus tiveram discernimento e não colocaram o nome do novo mundo de Vespúcia ! Veja. 'Estou indo para a 'Vespúcia do Norte' amanhã '! Horrível, não ?
Seríamos latrinos vespucianos ! Duas boas notícias numa. É. 'Pau Brasil'. Imaginem... ' Tô saindo do Pau prá morar nos Estados Unido da Vespúcia !'. 'Tô indo pro Pau, hoje. Voo das 22 horas, horário costa oeste da Vespúcia'. Pior mas, hoje, até que estaria condizente com a nossa situação.
. Aos questionamentos. 1°- boa. Pode ser. Estou surpreso com a Renault. Pensava na MacMac no início da temporrada. Mas encostar na Ferrada, pode. Passar a Rédibuu, tranquilis. E Riccardão Sorriso vem com fome de vencer. Peraí, Itajaí. O melhor carro até agora não é o da Ferrada ? HA !
Bom, Renault é Renault.
. TáDeOnda está evoluindo ? Tá, o senhor que disse. Bom. Gaslynho, sem dúvidas mas Verstappadinho tá lá. Pior, o paipai dele, Verstappadão( era mesmo), pode não ser rico como o do Lance Estol mas é chato pacas !
Êpa, vimos corridas diferentes. Vettelino brigava com Canguru Webber ?
4 títulos do alemão mostram bem como brigavam... Com Riccardão Sorriso preciso da ajuda dos universiotários. Deixa eu ver... Ah, pára com isso ! Vettelino já estava de conversa fiada atrás do motor home da Ferrada no ano do 7 a 1. Não teve vida facilitada pela Rédibuuu. Quem teve a vida facilitada foi o Mini Verstappadinho. Deixa de ser protetor do Mini.
. Fontes duvidosas, águas Hildon. Meus contatos na Ruimlliams já que o senhor abandonou Grove Wonderland. Esta cabra, depois de umas Guiness, porre caro, disse-me que o Sainz está indo para a MacMac. Achei estranho porque seriam dois espanhóis por lá nuevamente. 2007, Fofonso e Pedro de La Rosca se maclamentaram todos. 200 milhões de doletas a multa. Tú tá lembrado ?
. kkkk ! O Kimi ! Isso está me cheirando corrida de Rali...
O sabujo carioca não é fácil.

M.C.
Anônimo disse…
Viram como de noite tudo anda mais devagar no cérebro privilegiado do M.C. ?

. No mesmo cocomentário, duas dicas macmaclarianas.
. 'Fernandonso das Astúcias. É. Tio Zak anda dizendo que ele vai para Indy' eeee 'Fontes duvidosas, águas Hildon. Meus contatos na Ruimlliams já que o senhor abandonou Grove Wonderland. Esta cabra, depois de umas Guiness, porre caro, disse-me que o Sainz está indo para a MacMac'.

PÔ ! Fernandonso se manda prá Indy e Sainz no lugar dele !

Caramba... máFIA não pode deixar a Erpânia sem piloto no grid .
Já o Brasil, se Bolsonaro vencer, teremos um em 2, 3 anos, novamente.
Com Tiro Gomes, nem mecânico.


M.C.
Anônimo disse…
Senhor Groo.

O senhor está perdendo até pro blog do seu Camaro !
Assim não dá !
Suspeito que o senhor está escrevendo em outro bloguinho...
Algo como: Glig do Broo !
Procurarei.

E assuntos existem de montão. Ora, VEJA. URSAL, hoje, UNASUL, ISTO É, um projeto megalomano e ponto de partida para algo maior, o tal Ursal - a ÉPOCA é de vacas famintas pros fazedores de cabeças vermelhas - mas a coisa começou andar prá trás para a nossa felicidade( nossa mesmo...). Os zésmanés acham que é um urso grande com erro de português, algo bem típico dos anos Fernandolulodilmotemerenses, errus di portuguez. Ursão = Ursal. CAROS AMIGOS, era um projeto esquerdopata que está sendo desmantelado e assim livrando toda a américa latrina - inicialmente, do sul - das garras 'boazinhas' dos esquerdóides debilóides delirantes. Um projeto que estava em curso mas os idiotas úteis teleguiados estão caindo na gargalhada acreditando em Chino Gomes, aquele mentiroso contumaz !
Pode isso, PIAUÍ ?

Onde o senhor ver uma bandeira brasileira, e não estamos mais na Copa e Cozinha do Mundo, 'leia': Bolsonaro !


HA !



M.C.