F1 2018 - Japão: monotonia prevista e comprovada

Depois da vexaminosa corrida na Rússia, a próxima parada era a pista tradicional – e espetacular – de Suzuka.

As corridas por lá, já tem algum tempo, tem sido monótonas e, penso eu, que seja pelo motivo apontado pelo amigo Márcio Kohara: Suzuka tem uma pista seletiva e desafiadora para voltas rápidas, mas para disputas, não favorece muito por conta da carga aerodinâmica usada para equilibrar de forma igualitária em seus diversos trechos.
E este ano não parecia ter motivos para achar que seria diferente.
A – oitava – pole de Lewis Hamilton (e ainda há quem diga que ele não tem o melhor carro, mas está em um “momento iluminado de pilotagem” corroborava totalmente.
Para ajudar, o escudeiro na segunda posição e os carros que estão mais próximos, mas ainda assim a quilômetros de distância largavam em quarto e nono depois de uma senhora burrada na qualificação.

A largada limpa foi seguida por um volta sem surpresas até que Kevin Magnussen, sabe-se lá porque, resolve aplicar um breake test na Sauber de Charles Leclerc.
Levou a pior tendo um pneu furado e encheu a pista, na saída dos boxes, de detritos do bico da Sauber e mais a frente, com o que restou de seu pneu furado.
Safety Car na pista até a volta 8 (de forma estranha já que em alguns acidentes piores o que vemos é apenas o virtual safety car).
Ao retornar para os boxes liberando a prova, Vettel se afoba e tenta ultrapassar Max Verstappen e se atrapalha todo, toca o holandês (que já tinha uma punição de cinco segundos por espalhar para cima da outra Ferrari na chicane que antecede a reta dos boxes) e cai para a última posição.
Alí o campeonato dava seu último suspiro de disputa e abria na corrida a possibilidade de uma vitória de Valteri Bottas.
Não por merecimento ou disputa, mas para limpar a barra suja da equipe alemã e dar uma espécie de compensação (cala boca?) para o finlandês segundão.

E como previsto, a monotonia deu as caras a partir daí.
Nem a corrida de recuperação de Vettel dava alguma emoção à coisa e nem a rodada de pistops.
As posições no pelotão dianteiro, até a quinta posição foram mantidas. Até mesmo Verstappen, punido, continuou na mesma posição.
Mas no pelotão intermediário as coisas iam melhor.
Carros andando lado a lado, boas ultrapassagens e até algumas brigas.

Enquanto isso, na frente, já pela volta 43, Verstappen resolve dar um calor em Valteri Bottas ajudado por Alonso, que dá uma segurada no finlandês na parte mais lenta da pista. Mas foi só fogo de palha, nada aconteceu de fato.
A Indy parece mesmo ser o lugar para este Fernando Alonso de hoje.
Entendam como quiserem.

E assim se cumpriu a sina de ser uma pista fantástica para uma volta rápida, mas monótona para uma corrida longa.
A vitória sem esforço do “iluminado” Hamilton jogou mais uma pá de terra sobre o caixão do campeonato que agora, a depender dos resultados, pode acabar já no México.

Quando pistas assim dão corridas meia boca se faz necessário ver que a F1 precisa de uma chacoalhada geral, talvez deixar de ser laboratório para carros de rua e se focar mais em ser esporte se não vai morrer.
E pode nem demorar tanto.

Comentários

Ricardo Botto disse…
Mais uma que Lulu da Pomerânia fatura. Um esporte dominado pela força dos números. Seja de vitórias seja pelo tamanho dos números financeiros, que como foi colocado pelo Groo, caminha para seu fim. Concordo.
Rubs disse…
Depois que a FIA acabou com a maracutaia da Ferrari, a Mercedes voltou, sim, a ser o melhor carro. Para piorar, Vettel comete mais um erro imbecil. Fosse um profissional da saúde, estaria sendo processado por imperícia. E ainda há quem diga que Hamilton não é mesmo melhor piloto que esse imprudente.
Abs
Anônimo disse…
Bom dia...

. Era para estar feliz mas dormi mal porque muitos conterrâneos ainda querem destruir o país portanto cálculos estão sendo refeitos para livrarmos do mal socialista. Muitos andam dizendo que Capitão Mito já levou a parada mas as urnas eletrônicas, estas estrovengas fáceis de manipular, podem acabar com a esperança da grande maioria de brasileiros verde amarelistas como eu. Luladrão presidente, poste 1 ministra... Zé Disceu, de volta ao Palácio, um 'ravengar' vermelho. Todos que mamaram na Lei Ruanê com os dedos nos ùcs dos outros em sinal de satisfação no gramado da Esplanada dos ministérios tendo como ministro da Curtura, Jan Aero Uílis( que foi eleito graças ao sistema proporcional do nosso voto. Mais uma excrescência porém antiga). Bandidos soltos aos montões pelo Beiçudo que ficará descontrolado ! Com a ajuda de Leviandoviski e outros. Cabô a Lava Jato. Morro, Moro abaixo. Dólar aos 8. Ou mais. Bem, o inferno na Terra, quer dizer, na nossa terra. Mas, carnaval, todo mundo no bloco da ruaneísta Preta se drogando e se comendo. Ou no da Mercúrio e seu demônios ! E ainda irão controlar a Internet. o fim para mim não para os polititicamente corretos. Cafonéééérrimos, com diz Lobão.
. LUUUUUUUUUUUUUUUUUUU LU !
O iniamigo acima de mim deve ser da turma do ódio do bem e insentão, aquele que diz que o voto é secreto, manjaram ? Mas todo mundo sabe que, como torcedor do Lulu da Pomerânia, é eleitor do Cangaciro ou do Retarddad, ou seja, adora o Vettelino ou Verstappadinho e é com este que eu inicio. Não tomou uma sequer no caso do Vettelino ? Duas no mesmo dia seria demais, não? maFIA e seu debilóideband.
. O amigo Kaganomuro está com esquecimento, senhor Groo. Sempre foi assim, Suzuki, quer dizer, Suzuka. Lá, que me lembre, só aquela vacilada do Senna e, depois, um ano depois, outra vacilada. Só disso. As tais cargas aerodinâmicas estiveram sempre por lá até o homem construir o autódromo e F1 aparecer em terra jaspionenses. Então, me diga ? Qual o GP sensacional em Suzuka ? You Tube tá aí mesmo. Ha...
. Lulu ! Quem inventou isso de Ferrada como melhor carro da temporrada, foi os caras que mais entendem de F1 e os patos foram juntos com eles: jormaulistas ferradistas apaixonados. Conheço um grupo ixpértu: Gagálvão e seus Buenetes.
Rubs, O Cascata, acha que o melhor carro da temporrada é o Rédibuuuu.
Eu sempre achei a Mercedoca mas, como o Kaganomuro, sou um imbecil.
. Sandálias inventou este título nobiliárquico de pequena monta ! Ronnie, o Peterson nunca foi. Nem EmmoRato, com a nobre missão de dar o título para o Rindt. Genial esta invenção. Keijo, foi ? Do Prost, cê sabe.
. Quem foi afobado ? O protegido da maFIA disse que abriu para o alemão passar, e, nas entrelinhas... "Naquela curva não é possível ultrapassar. Até dei espaço a ele, mas ele mergulhou no meu carro". Deu espaço, é ? No tem carro ? Vídeo, rápido ! Ou estamos falando de pegas amadores ? KKKKKKKKKKK ! Tá parecendo a Manuela D'Avila das pistas. Com muito amor e hipocri...
Tá, tá e tá.
Bela foto de GH-4 e sua maravilhosa Mercedoca.
Gosto do capacete do Lulu que combina elegantemente com o carro. Quando dos pneus de listras amarelas então... chique nos úrtimos.


M.C.
Anônimo disse…
...voltando. Eu acho que o Verstappen não pilotará uma Ferrari na vida. Nunca.
Ele é conhecido como o 'caçador de Cavalinos Rampantes' !
Se for chamado, como segundo piloto... HA !
Com cláusula RuBa reforçada.
Novo parágrafo, quadragésimo quinto( a cláusula é cheia de parágrafos, para não deixar dúvidas aos segundões): ' Caso estiver 5 segundos à frente do Primeirão e não responder rapidamente ao pedido do engenheiro responsável pelo Segundão( o senhor ! Riloto que assinará o contrato logo abaixo ! )de deixar passar o Primeirão, onde for, até no banheiro, estará sumariamente demitido da sCUderia podendo deixar o carro na primeira curva ou reta após ouvir a palavra 'demitido' três vezes e dita pelo engenheiro responsável pelo Segundão( o senhor ! Riloto que assinará o contrato logo abaixo !)'. Algo assim... Os macarrônicos não são muito elegantes nos modos.
Na moda são chiques nus úrtimos !




M.C.
Anônimo disse…
voltei, 3 !

Racista !

https://i.ytimg.com/vi/VxV2SOlCJ4E/maxresdefault.jpg


Na camisa do Deputado Federal mais votado do Rio de Janeiro, a Margaret, da terra de Lulu. A Dama de Ferro ! Minha 'ídala'.
Tem gente que tem 'presidenta'... coitados.



M.C.
Anônimo disse…
https://www.youtube.com/watch?v=o1LsUZPIkjU

URNAS ! Cuidado...


Fraudadas, e, que curioso..., sempre contra um único candidato !

Adivinhem quem ? Tô começando a achar que socialismo é doença mesmo.

Andrew Lobaczewski, do passado, ensina e está corretíssimo.



M.C.
Anônimo disse…
Sr. Gustavo Sirelli, sua página indica algo que mostra bem quem vota #elenão e Haddad. Não tem bolinha do anônimo ! HA !

. Bem. O senhor Gustavo Sirelli anda pensando mal, não sei desde quando, mas como li ter ele 'filhas e enteadas', há muito tempo pensa, acredito.
Fique tranquilo.
Bolsonaro presidente, elas viverão num país muito melhor ou o senhor não tem saído de casa nas últimas duas décadas ? Pelo menos, desde o primeiro escândalo, o Mensalão. Lembrar ao senhor, Gustavo Sirelli, que o que conta, SIM, E MUITO, HOJE, é HONESTIDADE ! 'Compliance', pros mundo dos negócios.
'Não vou listar aqui todas as suas declarações, desde sempre, em vídeos, áudios ou textos. Todo mundo já conhece'.
São melhores, muito melhores e, incrível !, de fora da cadeia ! 30 anos no Congresso e não tem alcunha odebrechtiana ! Se é que o senhor me entende... Ah, liste dele, sim ! Mas tudo ! Sem cortes. Como o debate com a Maria do Rosário. Tudo ! Um exemplo de quem está do lado do Bem....

'... Se vamos viver em um ambiente humanista e diverso ou não...'

Vivemos num mundo humanista e diverso ? Acho muita bagunça. Mulher cagando e mijando como neandertais, homens trepando na moita, em passeatas gays... jovens bêbados( com seus demônios). Cartilhas para crianças de 6, 7 anos...
Muito crack vindo da Bolívia para jovense, sempre, mais pobres !
Sei que socialistas não gostam muito de História, mas, a recente, com sociais democratas e socialistas no poder do Brasil, repito a pergunta, sr. Gustavo Sirelli:

Vivemos num mundo humanista e diverso ?

Suas filhas e enteadas podem sair para comprar cachorros quentes às 10 da noite na pracinha do lado da sua casa ? Bom, existem carrocinhas de cachorro quente ainda nas praças ? No meu tempo existiam. Mora em condomínio ? Esquerda Caviar ? Socialista socialite és ?

Venezuela... Ainda exite tempo para piorar mais, senhor Gustavo Sirelli ?

Pro senhor. O ambiente humanista e diverso, com muito amor e hipocr... como disse a vice do seu candidato. Um pouco de 'ódio do bem', também.

https://www.youtube.com/watch?v=bCUIQbzhRkg

'Essa eleição não é mais sobre ideologias. Essa eleição se transformou num plebiscito sobre em que ambiente se quer viver. Sobre se vamos viver em um ambiente de diálogos ou de força. Sobre se vamos viver em um ambiente democrático (com todos os benefícios e malefícios possíveis) ou não. Se vamos viver em um ambiente humanista e diverso ou não'.

Se vamos viver num país democrático como a Bolívia, a Venezuela, Cuba ou, pior, mais para frente se chega lá, a Coreia do Norte, né , sr. Gustavo ? Como os socialistas gostam da palavra 'democracia', não ? República Democrática Alemã ! Lindo ! Aquela, que construiu os muros...
Vejo muitos americanos saindo do mundo Trump para viverem na maravilha democrática chamada Brasil ! Dos direitos trabalhistas aos montes mas que sufocam micro, pequenas e médias empresas ! Os americanos pedem para entrar no nosso país, né, senhor Gustavo ? Cheio de gringo querendo viver no mundo petista ! Um pouco de faz de conta para desinformadores.
O senhor acredita nas urnas ?
Eu não. Tomara volte, com Bolsonaro, o velho papel e caneta com a tradicional urna ! E que demore uma semana para os resultados saírem !
Era para ser no PRIMEIRO TURNO !

Obrigado, senhor Groo.
Mais uma vez.
Que chegue ao senhor 'Andei Pensando'... Mal.
Se ele quiser mais, abra a bolinha do anônimo e teremos guerra de vídeos.


M.C.




Anônimo disse…
Xi ! Danou-se.

EUA. Lulu, pole...

Capitão Mito quase lá...


Danou-se...


Vou assistir a corrida, depois eu volto.


M.C.