De saida? Então põe o lixo na calçada por favor...

Renault e Toyota ameaçam deixar a F1 em 2010.
Curioso não?
Há quanto tempo a Renault deixou de ser uma equipe vencedora?
E a Toyota quando é que vai ser?
Esqueça os triunfos da equipe francesa ano passado. Foram casuais apesar do enorme talento do asturiano chorão e metrossexual (na nova ortografia).
E diga-se, o ultimo acerto da equipe dos carros horrorosos foi a contratação do ‘sobrancelha’.
Andar atrás no grid é uma péssima forma de marketing e este ano com menos carros, não ganhar corrida pode ser considerado fracasso.
Explico meu ponto de vista.
Ferrari e Mclaren - apesar das novas regras e dos carros de comportamento ainda desconhecido - não deixarão de ser as equipes da ponta e da ponta. Com estas provavelmente não haverá luta direta.
A BMW é a que parece ter feito melhores investimentos, melhores pesquisas e – à exceção de Alonso – o melhor piloto: Robert ‘nose’ Kubica.
Talvez pau a pau com Sebastian Vettel.
Então o que sobra?
Williams que é um time na acepção da palavra e tem um orçamento reduzido faz tempo. Infelizmente parece não ter carros, pilotos e grana suficiente para continuar evoluindo durante a temporada.
A Red Bull que mesmo contando com Vettel é uma incógnita maior que o próprio campeonato e sua equipe “rubinho”: a Toro Rosso, que sem Vettel e Berger dificilmente sairá da sombra da RBR.
E a Force Índia, notória por fechar o grid. Ainda que este ano conte com suporte da Mclata e sua co-proprietária Mercedes.
Como se vê não há muitas glorias vencer esta turma, aliás, é obrigação.
Logo, como equipes oficiais de grandes montadoras a posição que Renault e Toyota ocupariam é equivalente ao fundo do grid. Isto se por acaso não tomarem uma surra de uma das pequenas citadas.
Tendo isso em vista o departamento financeiro das montadoras apertam o de marketing para que este traga melhores resultados em seus investimentos. Que não são poucos e nem baixos.
E a única forma de pressionar seria a ameaça de se retirar, para assim tentar fazer com que as equipes tirem leite de pedra ou sensibilizar Ecclestone e Mosley a dividir em fatias maiores o montante de dinheiro que lucra com o campeonato.
Mas parece que nem um dos dois matusaléns que mandam na categoria parece disposto a sequer colocar esta possibilidade em pauta.
Penso que Bernie e Max já têm algum plano para evitar que a sua galinha dos ovos de ouro morra de inanição. E nem estão preocupados com a possível saída desta ou daquela equipe. Vide o caso da Honda.
Então... Dá-lhe pressão! E para disfarçar a culpa é claro, fica por conta da crise financeira mundial.
Desde Max e Bernie até o mais leigo dos espectadores sabia que ao abrir, ou melhor, escancarar as portas da categoria às montadoras o risco de esvaziamento seria grande. É o que esta acontecendo.
Mas não vai acabar com a F1.

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Comentários

Marcelonso disse…
Mestre Groo,

Quando as coisas não estão bem,a primeira grana a ser cortada é o mkt,estar na F1 para as montadoras nada mais é que isso.

A Renault há tempos deixou de ser aquele time vencedor,o carro deste ano não passa uma imagem de carro vencedor,mas como a equipe foi a unica que foi liberada para atualizar o motor,ainda resta esperança.
Quanto a Alonso,apesar de ser tudo isso que vc falou e um pouco mais,ele faz a diferença e trouxe uma motivação para o time,sem ele talvez a Renault já tivesse ido.

A Toyota,é um exemplo de como queimar grana para não chegar a lugar algum,e como tudo na vida chega uma hora que cansa!

Finalizando,penso também que vermelhos e prateados vão brigar diretamente pelo campeonato,com a participação da BMW,e quem sabe a Renault apareça para ganhar uma ou outra,o resto será somente o resto.

abraço

abraço
Felipão disse…
Me parece que é um pressão diferente. Aquela em que a empresa abandona a F1, não se importando com o investimento feito até agora. Abrem mão de tudo agora pro prejuízo não ficar maior.

E, infelizmente, são montadoras e, tá certo, queremos vê-los pelas costas, com garagistas nos respectivos lugares.

Só que, por ora, é o que temos e, como não tem ningupem disposto a entrar, temos de torcer para que se recuperem financeiramente. É como vc deixar de torce para seu time em detrimento de um jogador.
Anônimo disse…
Eu realmente gostaria de ver um orçamento detalhado das equipes pra ver o quanto é investido pelas montadoras em oba oba em cada corrida...
Tohmé disse…
Concordo com o Gil.
Acho que as equipes sequer gastam metade do que publicam.
Aliás, orçamentos "redondos" (200 mi, 300 mi) devem sempre ser olhados de forma reservada.
Parece obra pública, cacete.
SAVIOMACHADO disse…
É vero meu amigo! Estão todos culpando a crise financeira para deixar disso ou daquilo nas competições.
Olha, concordo com o Marcelonso. Acredito que Fernando fará a diferença esse ano na Renault, como ele sempre faz. Ele é o melhor piloto da atualidade. Também creio que ele será forte candidato para estar na briga da frente.
Também penso que a BMW vai estar bem melhor esse ano.
Bom post Groo.
Grande abraço.
Marcos Antonio disse…
realmente por a F1 bas mãos das mosntadoras foi uma grande furada,perdeu-se a essência do automobilismo,como o Marcelão disse, a F1 é marketing.

obrigado pelos os parabéns lá no blog e no Fove tb, vc é uma das melhores amizades que eu consegui fazendo meu blog. abração!
Caro Groo, the wanderer:

Mais um artigo seu que assino embaixo.
Speeder76 disse…
Que o Bernie e o Max tem um plano, lá isso tem. Senão, já teriam ido embora faz tempo.


Agora, concordo com a Gil. Não seria má ideia saber um orçamento detalhado para saber em que raio eles gastam tanto (vide Toyota) para... nem é tirar. É acrescentar meio segundo à concorrência!


Confesso que esta Formula 1, só com montadoras, dá nisto. E já tinha avisado há tempos... Limitar os custos, liberalizar os chassis, fazer com que eles durem por mais de um ano... isso seria optimo!
Ron Groo disse…
Concordamos em muitas coisas Marcelo, valeu.

Felipão,não torço contra a f1, mas, achar que Bernie e Max são burros à ponto de não estarem ligando a minima para o esvasiamento do grid e a debandada das montadoras é muita ingenuidade.
Se Renault e Toyota sairem, somando a saida da Honda também. logo estaremos de novo entregues as mãos de equipes de verdade.
Podem até serem fracas e tal, mas serão equipes esportivas.
Bernie e Max não acabariam com uma fonte de renda tão boa quanto a F1, podes crer que já tem planos prontinhos e por isto não dão nem pelota pra Renault e Toyota que no fundo não passam de incompetentes no uso do dinheiro.
Vide a BMW? A crise não existe pra eles? E a Mercedes? Alguma delas falou em ir embora? Não e nem vão já que os esforços e investimentos - corretos - que fazem dão retorno em termos de midia e muito provavelmente de dinheiro também.
No fundo eu quero mais é que Renault e Toyota se danem mesmo.

Boa Gil, eu também queria ver estas contas...

E não é Tohmé, só que não é O Gil e sim A Gil, uma ilustre F1girl.

É o que penso Sávio, tão usando a crise como muleta.

Precisa agradecer nada não Marcão, e saiba que também curto muito sua amizade.

E eu agradeço a deferencia Ribeiro.

Otimo seria Speeder, mas cad~e o peito de implantar a medida?