Musicas estranhas, letras esquisitas

Como todos sabem, literatura é uma de minhas paixões e considero – estando eu certo ou não - que letra de música também é literatura.
Afinal literatura é: A arte de compor escritos artísticos; o exercício da eloqüência e da poesia; conjunto de produções literárias de um país ou de uma época. Logo...
Mas nem todo letrista pode ser considerado um literato, a senteça contrária também é verdadeira, mas tem quem se sinta.
Tem quem pense que é poeta e que é maior que Drumonnd, Vinícius, Quintana...
Encontrei algumas letras e fui me espantando com a coleção de passagens estranhas e divertidas. Tanto pelas construções e erros quanto pela sonoridade que ganham na melodia e o inusitado do que querem dizer.

Capa do disco da plebe.

Um exemplo clássico do caso de má construção da métrica é a canção: “Até Quando esperar” da Plebe Rude que num certo trecho diz: ‘Não é nossa culpa, nascemos já com uma bênÇÂO . Transferindo a tônica para a silaba “ção” dando uma solução para a métrica, mas escangalhando a gramática.



Em primeiro plano, Catulo de Paula.
Um outro exemplo divertido está numa canção de Catulo de Paula - compositor cearense dos mais sérios - que nos brinda com “Cowboy do Ceará” onde tira um sarro do anglicismo praticado em quase todo o nordeste.
Usando expressões aprendidas num curso com período de “três mês” dá exemplos mostrando como se faz uma declaração de amor na língua de Bob Dylan: ‘ Primeiro chega à mocinha/Pergunta as horas ao caubói/Ele diz: “são five o'clock”/E com pose de herói/Diz: “my girl, my chesterfield/Luck strike e life boy’.


Falcão, gênio da raça.
Um dos campeões – de propósito ou não – é o cearense Falcão, velho amigo aqui do espaço. Dele vem a pérola “O amor que antes de ser já era”.
Com a ajuda de Tarcisio Matos ele conta como fez para esquecer a amada que tanta dor de cabeça lhe dera: “Mas eu vim embora, e você/Não passa de um ponto preto/Posto por uma mosca/No meu pensamento/E eu vim contando jumento na estrada/Pra lhe esquecer ‘.


Raimundo Soldado: E o plural que se f...
Mas o verso esquisito campeão é sem duvida do compositor maranhense Raimundo Soldado, que na melhor das intenções, posando de poeta e tudo – ele queria mesmo ser levado a sério – compôs um dos versos mais estranhos, engraçados e errados que se tem noticia na canção "Não tem jeito que de jeito".
A canção fala de um cidadão que foi deixado pela cara metade, mas se conforma: “Não tem jeito que dê jeito/Pra você viver comigo/De hoje em diante/Nós vamos ser/Um simples amigo.”.
Profundo... E o plural que se exploda...

Convido todos a deixarem aqui suas contribuições, com versos engraçados, mal construídos e/ou curiosos. Só peço que não sejam versos de funk-baixaria carioca, pagode “mauriçola” e estes forrós de duplo sentido que fazem de nossos ouvidos verdadeiros penicos.
Que aí não é engraçado. É indigência mental mesmo.

Comentários

Eu nunca considerei que a música poderia ser usada como poesia até ouvir a discografia de Raul Seixas. Esse, sim, foi um verdadeiro poeta musical. Nunca ouvi nada parecido.
Caro Groo, meu amigo:

Interessante abordar este tema pois esta semana estava ouvindo a música TU ÉS O MDC DA MINHA VIDA de RAUL SEIXAS e PAULO COELHO que faz uso da segunda pessoa do singular com perfeita concordância verbal, mas que logo na sequência da primeira frase ao invés de continuar com o tu aparece um bruto VOCÊ, confira:
"Tu és o grande amor da minha vida pois VOCÊ é minha querida..."
Outra incorreção que me à memória prontamente é a que ocorre na versão feita por CARLOS STEIN, SADY HOMRICH E THEDY CORRÊA para a música STARMAN de DAVID BOWIE, rebatizada pelo trio como ASTRONAUTA DE MÁRMORE:
"Sempre estar lá e ver ELE voltar..."

Se me lembrar de mais alguma coisa volto a comentar, adorei o post.
E falando em erros...Olha o meu,mas corrijo a tempo: esqueci-me de colocar o verbo VIR no iníco da oração outra incorreção que me VEM à memória...
SAVIOMACHADO disse…
HEHEHE... Que dureza Groo... Mas é verdade. O que tem de gente se dizendo poeta não está no mapa. Mas tu sabe bem que isso é o que mais tem por aí.
O meu exemplo vem daqui da minha terra mesmo. Já que eu gosto de rock a banda é Júpiter Maça "Um Lugar do Caralho". O verso inicial já rasga os ouvidos: "Eu preciso encontrar um lugar legal pra MIM dançar e me escabelar..."
Grande abraço.
Felipão disse…
O pessoal das antigas, que dominava por completo o bom português, classificava esse tipo de construção como licença poética. Não sei se é o caso dessa turma aí... hahahhahaa Lembro de um papo excelente, a respeito disso, do Pasquale com o Tony Garrido, aonde ele dá um verdadeiro banho de gramática. Até mesmo naquele dia, o próprio porfessor classificou aquela música "Aonde você mora" como uma licença poética... Grande texto Groo... Como sempre...
Loucos por F-1 disse…
Ron Groo, tenho uma muito boa para compartilhar contigo. Você conhece o Rogério Skylab? Tem um clássico dele que se cai como uma luva em seu post, a músia "Matador de Passarinho"... muito doida.

Tico-tico quando voas, Tico-tico tu pareces um teco-teco no ar.
Tico-tico quando cantas
Me lembro da minha infância,
Feriado em Paquetá.
Tico-tico tão arisco, tico-tico tu beliscas uns grãozinhos de fubá
Tico-tico me perdoa mas me vem um vontade, não posso me segurar

Matador de passarinho,
Matador de passarinho,
Matador de passarinho,
Matador de passarinho....

Abraços!

Leandro Montianele
Marcos Antonio disse…
A do Plebe eu achava que era "nascemos com uma intenção" hahahaha
O que a métrica não faz!

Bom post! e Rogério Skylab é f#d#!!!morro de rir com esse cara insano,já fui em vários shows dele!
Daniel Médici disse…
Minha audição seletiva tem me impedido de ouvir esse tipo de pérola ultimamente. Talvez pelo fato de eu ter me concentrado em apenas meia dúzia de álbuns nos últimos dois anos...

Mas pelo menos posso mencionar um contraponto positivo na discussão: os poemas de ee Cummings. A começar pelo nome, o cara é uma licensa poética ambulante.
Anônimo disse…
Realmente, acho o pessoal das antigas achava isso "licença poética". Mas acho q tenho uma que supera em tudo todas que vc citou: quem lembra dakele rap (funk, reggae, num sei o que era akilo) que dizia.

"Se eu te der minha pamonha, vc me dá o seu curau?"

Essa, pode não ser "problemática" em termos de concordância, mas é a coisa mais ridícula que já ouvi em toda minha vida.
Anônimo disse…
Realmente, acho o pessoal das antigas achava isso "licença poética". Mas acho q tenho uma que supera em tudo todas que vc citou: quem lembra dakele rap (funk, reggae, num sei o que era akilo) que dizia.

"Se eu te der minha pamonha, vc me dá o seu curau?"

Essa, pode não ser "problemática" em termos de concordância, mas é a coisa mais ridícula que já ouvi em toda minha vida.
Brun@ disse…
Adoro Literatura *-*
Mas considero a música minha forma de poesia predileta desde quando me entendo por "gente musical de fato": 2002.

Mas não tenho tido problemas com essas pérolas, quem me conhece sabe que eu tenho uma audição MUITO seletiva também.
Ron Groo disse…
Bem Julio, eu particularmente não gosto, acho ele muito plagiador e ainda mais tem letras do Paulo coelho que eu acho um charlatão. Mas se você gosta eu respeito.

É Ribeiro, é por estas tambem que nao gosto do Raul... Mas deixa barato.

este Jupter maça é um xarope Sávio, e ainda se meteu a compor em inglês um tempo atrás. Lamentável.

Felipão, o pessoal das antigas que você falou dominava o idioma. Estes que estamos citando acho que sequer sabem o que é licenã poética. Infelizmente.

Eu conheço sim Leandro, não sou muito fã do estilo dele, mas conheço. Inclusive esta.

Ele toca muito ai no Rio Marcão? a banda que o acompanha é fenomenal!

ee Cuminngs é muito legal Daniel, o poeta preferido de Woody Allen. O zeca baleiro gravou um poema dele "Nalgum Lugar" procura ai. ficou lindo.

Funk baixaria não vale Paulo, não tem graça...

Bruna, também sou seletivo, mas gosto de tudo que é musica boa... E as perola sempre aparecem. Beijos e obrigado por vir.
Anônimo disse…
BEM... SÓ GOSTARIA DE AGRADECER; SÓ HOJE AO LER SUA "MATÉRIA" É QUE FUI APRENDER QUE NÃO É PINICO, E SIM PENICO. DESCULPE A IGNORÂNCIA...

MUITO OBRIGADO!!
Anônimo disse…
a música da banda Plebe rude está escrita errada... o certo é "Nascemos já com a missão" e não benção como foi escrito... sugiro pesquisar antes de postar besteira e inventar letras que não existem... e outra coisa fecho esse comentário com uma frase de Raul Seixas, outro que aqui foi citado "Antes de ler o livro que o guru lhe deu você tem que escrever o seu"
Se vc for um cara esperto vai entender do que eu estou falando...
What a great blog here!