Esporte? É detalhe...



Ferrari, Toyota e os carros de boi – Red e Rosso - já avisaram que não se inscreverão para o mundial do ano que vem se for mantida a regra do teto orçamentário que no fundo, bem no fundo vai acabar criando uma subdivisão na pista, criando um campeonato com dois regulamentos distintos.
Muito provavelmente outras equipes apoiarão e entrarão na briga ao lado das citadas.
Com a exceção da Williams que já disse que seja lá com qual regulamento for, corre ano que vem.
Há de se entender a posição de Sir Frank?
Sim e não.
Ao mesmo tempo em que soa como traição, me parece a Williams é o time mais “pobre” do grid e tem no dinheiro dado pela FIA sua maior arrecadação – corrijam-me se estiver errado – até que de seus patrocinadores.

Tem quem diga que a motivação da discórdia seja na verdade por conta da divisão do bolo monetário, que óbvio, ficaria menor com a entrada de novas equipes motivadas pelo tal teto baixo.
Não duvido.
E, entendam bem, não sou contra nem o teto, nem a entrada de novas equipes, mas sou cético quanto às intenções da FIA em trazer estas novas equipes e, lógico, contra o tal regulamento duplo.

Porém não consigo imaginar que nesta leva de novos times - sem as regalias prometidas pelos velhinhos da fuzarca – apareça alguma equipe de ponta, vencedora ou mesmo promissor a médio prazo.
Não da para imaginar que entre os nomes cogitados apareça outra Brawn GP.
Infelizmente a chegada destas equipes soa mais como as mãos maquiavélicas dos velhinhos da fuzarca para garantir apoio – em forma de gratidão em questões futuras - que como entrada de competidores sérios de verdade.
Enfraquecendo assim a FOTA.

Está então armado o cenário para um racha na categoria e vai começar o cabo de guerra.
É questão para alarme? Talvez.
Em outras vezes as questões foram resolvidas com pactos e acordos financeiros. E tudo voltou aos eixos.

Não acredito que a Ferrari vá deixar a F1 e nem que a F1 deixaria seu maior ícone ir embora.
As águas e ameaças vão rolar até o dia vinte e nove, quando se encerra o prazo para inscrição do mundial do ano que vem.
É aguardar e observar os movimentos deste jogo de xadrez sujo onde, mais uma vez, o esporte vai ficar em segundo plano, como o tal “povo de Zé ofensa” da canção que deixei antes do inicio deste texto...

E já está no ar a mais recente edição da Rádio OnBoard, desta vez traçando um panorama sobre o que aconteceu no GP da Espanha. Com enfase, claro, a manobra que deixou 1B na posição que ele mais conhece...
Tudo colocado em discussão por Felipe Maciel, o Athos. Debatido por Fabio Campos, o Pothos e levemente ava(ca)lhado por mim, o Aramis...
Ouça lá... Vai... Um por todos e todos... Ah! Que roubada hehehehe.

Comentários

Anselmo Coyote disse…
Groo,

"Não da para imaginar que entre os nomes cogitados apareça outra Brawn GP.".

Sei não, sei não.

Dizem as más línguas - ou boas, quem se importa? - que aquele cara que mandou o Hamilton mentir caiu num terreno baldio e bateu a cabeça num pirulito eletrônico. Meio atordoado, continuou por lá, quando foi atingido novamente por um KERS malaio vermelho. Horas depois, quando já se reerguia, pensou ter levado um direto no estômago, mas era apenas um “bolo” de fios vemelhos, enrolados num pedal de acelerador. Sentou para se refazer e, cansado, adormeceu. Pensou estar sonhando quando viu uma bomba de gasolina, também vermelha, já com o software prontinho, voando em sua direção e crescendo. Virou para o canto, mas logo sentiu o peso do objeto voador sobre suas costas.
E as más línguas - ou boas, sei lá - continuam. Parece que em 2010 vai surgir uma nova equipe que será a sensação do pedaço. Já tem até endereço certo. Está sendo montada em um certo terreno baldio onde um dia caiu um palhaço com fantasia prateada…
Ai, ai, ai.
As más (ou boas…argh!!!) línguas não me deixam em paz. Disseram que eu esqueci de escrever que uma certa sucuri noturna, digo, mangueira, contorcendo-se com um tal escapamento francês, também não deixa o tal palhaço prateado dormir… Ufa!

Eu já disse que não sei de nada, mas, elas, as línguas (que já não sei o que são), continuam buzinando nos meus ouvidos, não sei até quando. Mas, se continuarem até o final de 2009, acho que a tal equipe-sensação sairá mesmo para 2010.
Abraços.
Felipe Maciel disse…
Em breve haverá uma reunião e nós veremos como será o acordo que acabará com a ideia do racha. Não é a primeira nem deverá ser a última vez que acontece essa ameaça. Tudo por culpa de um cidadão maluco que talvez nem esteja liderando a FIA em 2010.

Não bastasse o difusor duplo, agora quer fazer regulmento duplo, vê se pode...
Anônimo disse…
Sei lá, vou meio na contramão de tudo isso. Enquanto a maioria acha que "a guerra começou", acho que ela está justamente chegando ao fim agora. Com uma derrota sonora da FIA.

É simples, o teto não vai passar, o titio Nazi-Masô vai enfiar a viola no saco e a única equipe estreante em 2010 será a USGPE, que já havia anunciado o ingresso na categoria antes mesmo de qualquer anúncio de limite orçamentário.

A FIA perdeu e eu acho bem feito. O poder político de Mosley vem se enfraquecendo cada vez mais e isso é ótimo pq indica uma renovação necessária.
Felipão disse…
Não sei... Mas essas equipes, no fundo no fundo, torcem pela manutenção dessa regra. Seria o cenário ideal para desistirem e não culpar a falta de resultados nessa temporada...
Anselmo Coyote disse…
Groo,
O Zé Pequeno ainda está de férias ou foi vc que perdeu o medo e resolveu arrostar o trânsito?
Abs.
Bruno disse…
Também acho que a briga não vai longe. Falou em dinheiro, o Bernie fica esperto rapidinho, dá até uma crise de bom senso nele.

Muito bom o programa dessa semana. Não podem ficar sugerindo finais apoteóticos para o Barrichello, senão ele vai querer ficar por mais tempo, dizendo que ainda tem muita velocidade. Acho que a perda de décimos pela idade começam a aparecer...
Abraços.
Daniel Médici disse…
Acho que o esporte vai ficar em segundo plano porque, afinal de contas, não vai acontecer nada de relevante no plano esportivo até semana que vem.

Só que a mídia precisa de notícias. E aí, que é que eles fazem? Uma ameaça de cisão, claro. Super prático, chama vários holofotes, dá manchete...
Marcos Antonio disse…
tb acho isso um grande jogo de cena e politicagem,mas talvez esse teto não saia mesmo.Essa é a parte chata da F1, o jogo político. Mas fazer o que,eu amo esse esporte,né?
Marcos Antonio disse…
e esqueci: Po Raimundos ERA muito F*da, eu amava essa banda!
latueiro disse…
Olá, GROO...? Passei para dar uma sapiada...e gostei do que vi. Bom blog e com certeza virei aqui dar uns "pitacos" também....abs