Monza

Monza é especial.
A corrida mais importante do ano, ao menos para mim.
É em Monza que a minha paixão pela F1 faz aniversário.
Vinte e seis anos, quem diria.
Estou ficando velho... Não demora e estarei obsoleto.
Foi nesta pista – em 1983 - que vi minha primeira corrida inteira e com direito a vitória de Nelson Piquet, que saiu de lá campeão do mundo e de minha preferência.

Lá a corrida não precisa de nada para ser especial.
Basta ver os carros contornando a Rettifilo, a Grande, Della Rogia, Di Lesmo, o Serraglio e depois de sair da Variante Ascari seguir rasgando uma reta emoldurada por árvores e sendo engolidos pela curva mais estranha do automobilismo.
A Parabólica é algo a ser estudado, uma curva que quando pensamos estar acabando dá outra guinada pra dentro de si para só então desembocar na reta de chegada.
Monza é pura magia.

Isto me lembra um amigo - de longa data - que ganhou uma bolsa para estudar arte na Itália, mais precisamente em Florença e quando embarcou para a velha bota, além das recomendações de praxe por parte de sua família, levou também um pedido meu:
-Cara, aproveita que em Setembro você ainda vai estar por lá e vai assistir a corrida de F1 em Monza... Na volta ce me conta sobre o clima, sobre como é ver uma corrida lá... In loco!
Ele também um grande entusiasta de corridas de carros disse que sim, que iria ver a corrida e me traria detalhes quando voltasse, exatamente um mês depois da corrida.

Por esta época ainda não tínhamos os e-mails e nunca tive o hábito de enviar cartas nem para a cidade vizinha, quanto mais para o exterior.
Aguardei sua volta ansiosamente, queria ver fotos, saber de viva voz o que ele tinha visto, sentido...
Pois bem: O cara voltou e fui com uns amigos buscá-lo no aeroporto.
Infelizmente o cara não conseguiu aprender italiano e na falta de ter com quem conversar acabou esquecendo o português, desenvolvendo um dialeto que misturava as duas línguas e ainda por cima se apoiava em mímica.
Ou seja: voltou de lá quase mudo...
Tivemos dificuldades em nos comunicar por muito tempo e acaba que até hoje ele não me contou nada de interessante sobre a corrida.
O que acaba nem fazendo muita diferença já que aquele Gp foi vencido por Johnny Herbert um dos poucos cabeças de bagre a vencer na mítica pista de Monza.
O que tem isto com a corrida? Nada, só meu deu vontade de contar esta história.

Esta é a minha pista predileta.


Onde meus pilotos favoritos sempre venceram com propriedade.
Schumacher por cinco vezes e Piquet por três.
Piquet venceu o GP da Itália por quatro vezes, mas em 1980 este foi corrido em Imola.
Aliás, em toda a história do GP italiano - já sob o nome de Formula 1 - esta foi a única vez que a corrida não foi no solo sagrado.
E antes disto, na era dos Grand Prix, apenas mais quatro, desde 1921, sendo provavelmente a corrida que mais vezes foi disputado no mesmo lugar. Mônaco não conta...
Que venha então...
Não existe Fomula 1 sem Monza, graças à Deus!

Comentários

Carlos Cezar disse…
Belo texto, Groo!

Monza é mesmo uma pista fantástica e com muita história!

F1 sem Monza não é F1!
Daniel Médici disse…
Brescia, Livorno, Fiera Campionara em Milão, Parco Valentino em Turim. E Imola, já citada. Foram as pistas que já abrigaram GPs da Itália que não Monza. Todas, só uma vez.

Isso faz, sim, de Monza a pista que mais recebeu GPs na história. Incluindo Mônaco!

Além disso, mais algumas curiosidades para alimentar sua preferência pela pista: foi o terceiro circuito permanente da história, construído em 1922. Antes dele, apenas dois ovais: Indianapolis e Brooklands.

Além disso, teve diversos traçados diferentes, incluindo um bastante lento, usado em 1934, devido a acidentes graves no ano anterior. Descontadas as chicanes, a curva mais nova é, por incrível que pareça, uma das mais lendárias: a Parabolica, inserida em 1955, no lugar das antigas freadas Vedano, que por sua vez foram instaladas em 1938.
Anônimo disse…
haha, vc sempre tem uma história interessante pra contar hein Groo. E q coisa não ter email nakela época hj em dia ninguem vive sem isso. E Monza eh monza... jah diz tudo.
Felipão disse…
Groo...

Vc disse tudo! Não existe Fórmula-1sem Monza. Eu acho que todo mundo deve ter alguma lembrança a respeito da pista, como o seu amigo que resolveu guardar tudo para si... hahahahahhaa
Fábio Andrade disse…
Não há como não concordar. Um traçado aparentemente trivial, mas em que um erro, por menor que seja, pode arruinar por inteiro o desempenho na reta seguinte e, por conseqüência, acabar com a volta inteira.

O acelera-freia-acelera seria enfadonho em qualquer lugar do mundo, como era na chatinha A1-Ring, mas em Monza tudo ganha contornos especiais. Eu respeito muito a reverência e a solenidade com a qual a F-1 olha pra Monza.

Junto com Suzuka é a minha pista predileta.
Tohmé disse…
Concordo pissiti....
Anselmo Coyote disse…
A importância e o charme históricos são Monza e Mônaco.

Mas Suzuka é o que há - trecho de alta, curvas forte, curvas em sequência subindo, hairpin, trecho com curvas de alta descendo e subindo, curva traiçoeira, descida forte, subida mais ainda, chicana e reta. Muito técnica. Minha predileta.

Abs.
Unknown disse…
em monza a gente pode sentir como era a f1 no inicio. rápida, vertiginosa, real.continua sendo uma corrida perigosa, até certo ponto (o ponto em que o tio Bernie diz basta..).

entendo o que acontece com o teu amigo. eu quase não falo espanhol, e quando tento, sai um portunhol mais própio da fronteira do que outra coisa. porqué contei isto? não sei, quem sabe pra me disculpar por tanta barbeirada com o portugués que já fiz comentando neste blog....
Marcelonso disse…
Mestre Groo,


Realmente é uma pista fabulosa,junto a ela Spa,Suzuka e Silverstone.

abraço
Bruno disse…
Não aguentei essa história do seu amigo, Groo...hahahaha.
Depois de Spa, só poderia vir Monza no calendário, a melhor sequencia de provas do ano.
oliver disse…
É verdade.

Monza.

Um dos poucos lugares , Monaco não conta, que o Tilke não meteu a mão.

Só não entendi os "26" anos.

hahahahaha
Marcos Antonio disse…
Monza é Monza,grande circuito. Junto com antigo Hockenheim e Suzuka são os meus preferidos.
Manu disse…
Vc disse tudo Groo... Monza é um belo circuito. Gosto tbm de Spa. Seria sim meus 2 favoritos.
Embora muitas circunstâncias tendem a ser desastrosas p/ mim em particular nesse fim de semana, F-1 não é nada sem Monza. Não posso negar isso...

abs!
Anônimo disse…
Graças a Deus mesmo!

Monza, junto com Mônaco e Spa, forma a tríade das minhas pistas favoritas na F-1. Hockenheim pertencia a este grupo, mas depois da covarde mutilação que o senhor Tilke fez por lá, não faz mais.

Quando você vê a floresta e aquela tomada aérea da câmera enquadrando aquela gigantesca e larga reta dos boxes, você vê passando por ali Senna, Schumacher de Benetton, Piquet de Brabham, Vettel de Toro Rosso... aquele sol de outono (embora seja verão), ou o aguaceiro que caiu ano passado, a incredulidade dos mecânicos...

História pura.

Corrida noturna em Cingapura é algo fantástico, mas que me desculpem as novinhas, eu prefiro as vovós da F-1.