Estes japoneses são uns piadistas..
Vivem fazendo graça na F1, seja com equipes que não fazem nada de bom, apesar da grana que gastam, seja com pilotos – japoneses ou não – sem muita expressão, mas quando anunciam que vão parar de fazer papel de palhaços com o dinheiro de suas empresas, choram.
Não me causou estranheza ver a Toyota seguir os passos da Honda e abandonar o barco da F1.Vivem fazendo graça na F1, seja com equipes que não fazem nada de bom, apesar da grana que gastam, seja com pilotos – japoneses ou não – sem muita expressão, mas quando anunciam que vão parar de fazer papel de palhaços com o dinheiro de suas empresas, choram.
Se olharmos bem, a situação é idêntica até: muita grana jogada no ralo e pouco ou nenhum resultado.
A culpa mais uma vez vai recair sobre a malfadada “crise econômica mundial” que, aliás, já deu uma abrandada, mas ao que parece não pros lados do país do sol nascente.
Vamos por ordem de saída.
Primeiro a Honda fechou sua equipe B, a Super Aguri, simpática equipe de fundo de quintal que contava com motores e ajuda financeira.
Quando a coisa apertou – de verdade – a Honda avisou que não injetaria mais um centavo na equipe de Aguri Suzuki e nem forneceria mais seus motores, que naquela época já eram umas verdadeiras bombas...
Ninguém quis comprar o espólio e nada restou à pequena equipe se não fechar as portas deixando de fora das corridas ao menos um bom nome: Takuma Sato.
Alonso agradece. Ao menos não tomaria mais ultrapassagens humilhantes como aquela do Sato no Canadá...
Depois a própria Honda anuncia que não ficará mais na F1.
Os motivos foram os mesmos alegados para fechar a Super Aguri, ou seja: os prejuízos com a “crise econômica mundial”.
Fato curioso e coincidente: após fechar a equipe B, os nicômicos desempregaram o 1B.
Para sorte de Jenson Button - e por que não dizer de Rubinho – Ross Brawn conseguiu convencer os executivos da marca a lhe cederem o comando da brincadeira.
Aproveitando a ótima estrutura de Brackley e um projeto que vinham desenvolvendo a quase um ano, Ross batiza o time com seu sobrenome e ganha os dois campeonatos, de pilotos e de construtores.
Reza a lenda que após verem a então nascente Brawn GP ganhar tudo, um monte de executivos da empresa foi procurar outra coisa para fazer na vida. Inclusive vender sushi com saquê nos autódromos do mundo...
Agora a Toyota surpreende - ou não - indo embora de forma abrupta deixando na mão ao menos dois pilotos: Kazuki Nakajima, que não fede e nem cheira e uma promessa do quilate de Kamui Kobayashi.
Glock e Trulli já haviam sido dispensados e não foram afetados por esta saída.
Mais uma vez a vilã foi a famigerada crise econômica seja isto verdade ou não.
O que não se fala muito é que nem a Honda e nem a Toyota tinham resultados expressivos quando resolveram sumir de cena.
Os nicômicos da Honda ao menos tiveram uma vitória enquanto os da Toyota...
Se bem que a Toyota teve apenas uns pilotos bem quadrados como: Ralf Schumacher, Jarno Trulli...
E a Honda, bem... Jaques Deusmelivre, 1B...
Pensando bem... Se equivalem e não vão fazer falta nenhuma mesmo.
A não ser pelo fato de que teremos menos gente de quem dar risada no ano que vem...
E já está no ar a Edição Pós Abundabe da Rádio Onboard.
E desta vez, Felipe Maciel e eu, contamos com a presença que muito nos honrou de Fábio Andrade, que editava o ótimo blog De olho na Formula 1, mas deu uma pausa para poder se dedicar aos estudos.
Fábio Campos mais uma vez faltou a gravação por motivos de viagem, porém há quem diga que ele já esta de emprego novo na blogosfera...
Comentários
E de fato ver os japoneses chorarem com o anúncio é uma demonstração muito clara do conceito de ética deles. O que pra mim, não tem muito de cômico.
Ouvi o rádio onboard e devo assinar em baixo em relação aos comentários dessa edição. Achei cômico Alguersuari "ouvindo Fresno"! Que derrota, coitado!^^
abs!
mais é claro que os japas,estão tentando ser simpáticos, e dar uma de quebrados acusando a crise económica pra não ter que dizer que a categoria é chata e por isso estão indo.
Daniel Médici disse que com uma chequera não se compra um titulo. mais eu pregunto, será que se a gente tivesse a chequera, que nem os japas, acreditariamos na piada essa? acho que não.
Esses japoneses não são fracos quando o assunto é deixar campeão do mundo com cara de tacho ehehe
A Honda nem deve ter chorado muito, afinal o motor japonês era um fiasco.
A Toyota vai embora e não deve deixar saudade.