Nem vem que não tem... Ninguem sabe o duro que dei.

Dizem que é mágico subir ao palco e tocar um instrumento. Fazer o povo dançar...
Então se pode dizer que nos anos sessenta até meados dos setenta, ninguém foi mais mágico que ele, e olha que nem tocava instrumento algum...
Há quem diga que teve conduta reprovável, que foi colaboracionista com o regime de exceção. Importa isto?
Talvez para aquele povo político, mal resolvido e revanchista importe, mas para quem gosta de música pela música, não.
E Wilson Simonal era músico, não político.Ele pode ser descrito como um dos melhores mestres de cerimônia que este país já viu.
Seu swing e seu carisma faziam com que qualquer palco ficasse pequeno ante sua presença.
Foi o primeiro a cantar “País tropical” do então Jorge Bem, hoje Benjor.
Defendeu com maestria outras canções do Babulina – apelido de Jorge – como “Zazueira” e "Que maravilha".
Porém transcendeu a este quando gravou “Não vem que não tem” e elevou a malandragem ao status de arte.

Cantou bossa nova com voz de trovão, contrariando o mito de que a sofisticada junção do samba com jazz ficava melhor se cantado com fio de voz.
João Gilberto que não nos ouça, pois ranzinza que é, reclamaria da afirmação de que a versão de Simonal para “Lobo Bobo” é pelo menos mil vezes melhor que a sua.
“Sá Marina” só pôde dançar com sua saia branca costumeira, cheirando a flor de laranjeira porque ele tratou os versos com o respeito que estes requerem.
Desconheço outra versão tão digna desta música.
E o que dizer de “Coisa numero 5 – Nanã” do maestro Moacir Santos e Mario Telles?

Também marcante é sua obra - junto a Ronaldo Bôscolí - em que faz um “Tributo a Martin Luther King” e sua luta pela igualdade racial nos EUA.
Em um país hipócrita como o Brasil dos anos 70 – e até os dias de hoje - em relação a este tema, a canção pode ser encarada como um tapa com luva de pelica na sociedade que apenas tolerava negros de sucesso, sem de verdade respeita-los, como prova todo o imbróglio que se sucedeu em sua vida...


Para os que têm duvidas ou ficaram curiosos recomendo que assistam “Ninguém sabe o duro que dei”, dirigido pelo comediante Cláudio Manoel junto com Micael Langer e Calvito Leal.
Segundo o integrante de Casseta e Planeta: “-Ele (Simonal) pegou uma pena dura demais, desproporcional ao que ele fez, porque sua condenação foi até o fim da vida. Para ele não houve anistia.”.
-Mas... Por que cargas d água Ron está falando deste cara? Não tem efeméride nenhuma em relação a ele por estes tempos?
Resposta simples, ora... Clique nos links em vermelho e entenda o porque.

Atrasado, mas finalmente aqui a última Rádio on Board, edição Turquia.
Fábio Campos, Felipe Maciel e eu discutimos o GP e seu desenrolar. Vale a pena ouvir.

Comentários

Anônimo disse…
"... Vesti Azul! (Popopopopó!) Minha sorte então mudou... Passei a ser olhado com atenção. E fui agradecer pela opinião. Então senti que o broto ..." pô, Simonal ! Tu tava vestindo AZUL, chamando atenção ! "Opinião" é uma palavra forte prá musiquinha tããão inofensiva e justamente na época da patrulha ideológica que vestia VERMELHO, mermão ! Mas, o filme é fraquinho. O Casseta não teve coragem de dar umas boas cacetadas na turma da esquerda festiva do Pasquim ! Um deles, hoje, ganha dindin nosso porque foi perseguido pela Ditamole ! Muuiiiito perseguido, coitado ! Dizem... dizem as más linguas, nas bocas de matildes( não a Mastrange, hoje, e a muito, casada, uma jovem e bonita senhora mas que na década de 80 do século passado era uma boazuda daquelas de parar o quarteirão ), que o Simonal incomodava, sim, porque tinha outro ídolo popular, mora ?, em ascensão e em país pobre só pode existir um ! Entendeu, bicho ? Railander Musical, sacô ? Tem que andar de calhambeque ! Então, vamos achar um pobrema no rapaz. Negão de Cadillac com um bando de loira, num dá ! Não deu certo. Loira que é loira se sente atraída...O povão gosta duma loira ! Eu, por exemplo, adora a Carla Perez ! Vamu então pra canalha de Ipa que eles são malandros e resolvem rapidim esse pobrema ! Pimba ! Acertaram em cheio ! Dedo duro o negão é ! Ai, ai.... Qual a cor preferida do Rei, hein ? Vesti azul....
Anônimo disse…
... sou eu, M.C. e o " a muito ", saiu errado, tá ? " há muito " ! Alguém sabe onde o Massa está escondido ? Pô, ser segundo piloto não é o fim do mundo, não. E bem pago, qual o problema ? É um trabalho honesto e sincero ! Só é preciso dizer prá gente.. " sou segundão " ! Temos que avisar o rapaz ! OVNIS ? O desgoverno está preocupado com... OVNIS ? Em pleno 2010 ? Manda explicar um ex ministro da aerosmithnautica, voo para o Rio vindo da cidade mais corruPTa do planeta, o que fazia um SR-71 nos céus do Brazil, obviamente e prontamente confundido com um .... Vesti Azul....
Anônimo disse…
http://www.midiasemmascara.org/artigos/eleicoes-2010/11322-respostas-infaliveis.html .... " Presentinho ".
Net Esportes disse…
Não sou muito entusiasta da música nacional mas algumas antigas assim eu até gosto, meu avô pede para eu gravar coisas da época dele que eu gosto muito .... mas ele nunca pediu Simonal .... tb não sabia nada sobre ele ... será que sua vida teria sido muito melhor se tivesse nascido em outro país ??
Daniel Médici disse…
Ontem eu tive a difícil missão de apresentar a música brasileira a um austríaco. Se eu tivesse lido esse post, acho que teria sido mais bem sucedido.
Unknown disse…
cara a música brasileira é um universo tão imenso que eu só pesco perto da costa, e quando não tem vento
Anônimo disse…
e M.C. escreve e, de passagem, deixa algo que considera interessante pois é mistura a polititica - e é uma aulinha de história com fatos bastante recentes - com F1, olhem só ! ".... Resumindo: a candidatura da Sra Marina serve como um cadastro-reserva, para uso da Sra Dilma em face do segundo turno. Ela é o Rubinho do Schumacher ou o Massa do Alonso. Por isto é que é necessário desmascará-la no seu papel de falsa concorrência, principalmente para os evangélicos mais crédulos. "Serva de Deus", o escambau...." Ou seja, Klauber Cristofen Pires quer desmascarar a Marina mas usa como exemplo Rubens e Felipe ! Falsa concorrência ! É isso que me deixa danado da vida ! Bom, quem votará na Marina, lendo o texto, está em maus lençóis. Terá de usar de muito cinismo para defender a falsa humilde das selvas acreanas. E, quem torce pelo Rubens, coitado. E não torço mais pelo segundo piloto da Ferrari. Só se ele ganhar com Alonso correndo sem problema algum mecânico( ou dor de barriga...) ou se ele, que anda sumido, voltar e disser: " sou 2º piloto da Ferrari, sim " !e pode completar... " e daí ?" E voto no... urrrgggghhh... Serra. Ah !http://www.midiasemmascara.org/artigos/eleicoes-2010/11326-marina-e-a-oposicao-espelho.html ... Vale a leitura. E Senna na Renault e Di Grassi naaaaa Force India !
Marcelonso disse…
Groo,


Assino junto com o xará,a musica brasileira é boa demais,é muito rica,com muita gente boa.


abraço
Teté M. Jorge disse…
Faz tempo que não comento, Ron... mas não deixo de te ler... adorei essa postagem! Cheia de links ótimos!

Beijos e abraços.
Marcos Antonio disse…
o nosso primeiro showman, e talvez um dos homens mais excerados da história recente, teve uma morte tão discreta pra grande genio irreverente que foi.
Anselmo Coyote disse…
Putz... Simonal! Há quanto tempo!