Franco da Rocha, 12/01/2011

Choveu, não tanto quanto havia chovido na noite anterior já que desta vez minha sala não amanheceu molhada das goteiras do teto. A sensação de estar ilhado, mesmo sem ter visto nada ainda na TV era enorme.
A movimentação de carros em minha rua era anormal para aquele horário.
Helicópteros no céu idem.

Ao ligar a TV a comprovação.
O que no dia anterior – terça – era apenas uma das muitas enchentes de verão, daquelas que inunda o centro da cidade, mas no fim do dia já era passado, se tornou um evento, uma calamidade.
Há anos um alagamento não era tão grande e nem tão demorado.
Cenas dignas de filmes catástrofe tão a gosto de Hollywood eram comuns.
Ônibus e carros submersos, gente ilhada, lojas e casas tomadas pela água.

Os funcionários da prefeitura haviam sido avisados que não haveria expediente na quarta-feira. Mas não se tratava de premonição e sim de um aviso velado de que as comportas da represa seriam abertas por questão de segurança.
Sem querer, o supremo mandatário municipal criou o “alagamento consciente” ao dizer que: “-As comportas serão abertas, mas será com responsabilidade...”.
E assim foi.

A chuva veio novamente – ainda que não tão forte, como já disse – e as comportas foram abertas. Se totalmente ou apenas em parte não se sabe, mas o resultado foi um dos dias mais estranhos da vida da cidade.
Virou prato do dia e os repórteres das emissoras de TV pintaram e bordaram com perguntas do tipo: “-Sempre que chove enche assim?”.
E recebeu a seguinte resposta: “-Nunca vi encher quando tem sol...”.
Como que para vingar o repórter, a chuva não caiu até o fim da tarde, mas ainda assim a água continuou a subir.
Carros de som da prefeitura pediam para que os munícipes evitassem ficar no centro da cidade, já que a previsão era de que houvesse novas liberações de volume d´água, como de fato aconteceu.

Moro a menos de 600 metros de toda a ação citada, mas em local alto.
Não quis tirar fotos. Gente melhor e mais gabaritada fez.
Postei varias em meu facebook e penso que a única que ilustra este texto basta
Mas tenho que dizer: quando as águas baixarem os prejuízos serão contados e quem tiver algo a ser restituído, seja por seguro ou indenização, será. A cidade será limpa e a vida vai seguir da forma com a qual já nos acostumamos a ver por tantos anos.
Como se nada tivesse acontecido.
Desolador...

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Por aqui também passamos por situações assim como vc bem sabe.

É triste, muito triste.
A sensação de impotencia a tamanho fenomeno é gigantesca, quem viveu isso sabe bem como é...

Sim, a vida deve seguir, mas é preciso que se exiga das autoridades um planejamento e ações para minimizar fenomenos futuros, que infelizmente retornarão.

Espero que esteja tudo bem com vc e sua familia e que a cidade possa se recuperar em breve.

abs
Anônimo disse…
... e M.C., sem brincadeiras, escreve: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo... Ano passado, Angra. Noutro, 2009, Santa Catarina. Teve, também, ano passado, em Alagoas, devidamente escondido pro teleguiados ptelhos para não atrapalhar eleição .... Estão dizendo por aqui em "tsunami das florestas " ! São as cabeças d'água. Diria... Incompetência governamental... Maremotos politicos ! municipal, estadual, federal( minúsculas, por favor) ! Cabeças de bagre, corruptos ! Digo que o Brasil precisa - e não vão fazer, claro ! Aqui é roubar, roubar e roubar ! E... dissimular, dissimular e dissimular... enganar, enganar, enganar... País sem responsabilidade, sem Justiça - precisa fazer como os E.U.A... Furacão, lá, MATA MENOS do que enchentes aqui. Tornados, lá !, matam menos que enchentes, aqui ! Terremotos, lá !, matam menos, do que enchentes aqui ! Querem apostar ? Até quando estes bostas vão continuar nos desgovernando e todos nós, bovinamente, aceitando estes merdas ? Esqueçam os jornalistas, quarto poder... trabalham prá eles ! Precisamos nos unir ou iremos pro brejo mesmo, bem soterradinhos... Lavagem cerebral dizendo que o Brasil é o bãbãbã ! MENTIRA ! Precisamos virar as costas prá 2014, 2016, ronaldinhos do futibolzinho, samba e axézinho... carnavalzinhu... massinhas e rubinhos... Pão e circo prá bem longe e tentar salvar o país. O povão está totalmente anestesiado e não tem a mínima condição de fazer nada( aliás, na História, povão nunca fiz porra nenhuma mesmo. Isso é para quem pensa e o manipula e quem pensa neste país, o nosso, parece não querer se unir... por picuínhas tolas...). Vejam como ficam, como baratas tontas, sem a quem recorrer... pais, mães, esposas, filhos.... parentes mortos ! Cadê as Forças Armadas ? Burocracia ? Socialismo adora papel... Tô revoltado !
Anônimo disse…
..e M.C. : E o prefeito é do PS... Mas, gostaria de lembrar, caro amigo Groo, que a coisa não é só um pobrema de prefeitura ! Por favor... O Programa de Apoio as Cumpanherada( PAC ) poderia ajudar muito, nestes últimos anos, as areas de risco de enchentes, não acha ? Abrir as comportas da barragem é o certo ! Infelizmente pois não se criam os canais, "rios" extravasores( o filme GREASE... do John Travolta mesmo.... As corridas são nestes rios extravasores... L.A. sofria, disse, sofria, com enchentes fortíssimas... mostram, estes canias, o que um país, com politicos sérios e NÃO POPULISTAS( digamos, contidos...), faz para combater as enchentes...). 352 mortos até agora no Rio de Janeiro... Voltando, estas obras são PARA O GOVERNO FEDERAL ! 8 anos de PTELHICE POPULISTA ! Com o corrupto PMD... na cola ! Meter pau no prefeito... Desculpe-me mas não poderia ser mais provinciano, Groo.
Teté M. Jorge disse…
Lembrei-me de você ontem quando vi o noticiário... Franco da Rocha... é triste, lamentável ver tudo isso... além da obrigação das autoridades com o povo, o povo também tem que se conscientizar onde construir, do lixo que joga nas ruas, enfim... cada lado fazendo a sua parte.

Um beijo carinhoso.
Ron Groo disse…
Desculpe MC, mas quem zela pelo município e pelo municipe é o prefeito. Se ele não faz nada com a verba que chega ( e chega, que sabemos bem) então é a ele que devemos cobrar. Obras de desassoreamento da calha do rio, limpeza urbana e quetais são de responsabilidade dele. Ele que cobre a quem de direito no Estado, e o Estado que faça o mesmo em relação a União.
Anônimo disse…
Já tinha visto a confusão aí ontem à tarde, não sabia que você era morador. E pelo visto, dentro do possível, tudo bem.

O que me impressiona é que isso acontece todo ano e todo ano pega todo mundo de surpresa.

Alguém, um dia, escreveu no meu blog: o povo não tem o governo que merece, mas o governo que alcança.

E vamos em frente, começando a juntar mantimentos para o ano que vem enquanto tentamos ajudar quem precisa esse ano.
DGF disse…
Pesado Groo.

Espero que tudo se resolva logo, mas inverter a ordem catástrofe>remédio para prevenção>catástrofe, creio, nunca vai acontecer.

Prevenção é anti-eleitoreira. Catástrofes não, pq aí todo mundo só lembra do "esforço" feito pelo governo local ou federal de ajudar os desabrigados (que já não têm mais abrigo) e os desalojados (cujas casas já estão bloqueadas) assim como as vidas ceifadas (cujas famílias já estão despedaçadas).

E assim segue a divina comédia sobre a vida brasileira.
Marcos Antonio disse…
é lamentavel essas coisas, como daniel bem falou, o prevencionismo é antieleitoreiro,então sempre teremos mortes e gente desabrigada que perde tudo que consegue com muito esforço. A região serrana do Rio tá sofreu mto com as chuvas e está em um estado triste de se ver.
Cassius Clay Regazzoni disse…
O Colega MC está bastante equivocado e não sabe nada sobre o assunto abordado pelo Groo.

A cidade só alagou desta maneira por causa da abertura das comportas da represa pela SABESP.

E porque a porcaria da SABESP está precisando abrir as comportas da represa justamente em época de chuvas?

Simples! Porque o governo de São Paulo (José Serra/PSDB) privatizou o gerenciamento das represas paulistas com a desculpa esfarrapada de garantir o abastecimento de água para a Grande São Paulo, ou seja, o consórcio que cuida do gerenciamento (Queiroz Galvão) só ganha grana se as represas estiverem sempre cheias.

E qual a ligação entre esta privatização e o agravamento dos alagamentos de final/início de ano em São Paulo?

Simples de novo! O Consórcio Queiroz Galvão (administrador das represas) prefere deixar as represas perto do limite máximo (90%) no tempo da estiagem (Agosto/Setembro/Outubro) e correr o risco de agravar as enchentes a baixar o nível das águas a 60% ou 70% da capacidade das represas e correr risco das chuvas não encherem as represas novamente.

Ou seja, a motivação do agravamento das enchentes em São Paulo é o desejo de lucro do consórcio gerente das represas.

Portanto caro MC, se tem alguém culpado nesta história, não é o Governo Federal e sim essa merda chamada José Serra e o famigerado PSDB que sempre praticaram o capitalismo do lucro privatizado e do prejuízo socializado.

Querendo você aceitar ou não, o fato é que Lula ensinou aos empresário brasileiros como praticar o capitalismo de forma mais produtiva para todos.
Manu disse…
É desolador mesmo, e a cada ano se repete e repete pior que antes.
Existem soluções, só precisam ser feitas p/ amenizar a situação. Ano após ano as reportagens são mais irritantes, reportar o que acontece não ajuda em nada.

Abs!
Gabriel Souza disse…
Caro Groo,

Espero que esteja tudo bem com você e sua família.

É impressionante o descaso das autoridades e se que o Cassius disse é verdade, a situação é revoltante.

Abraço!
Anselmo Coyote disse…
"Portanto caro MC, se tem alguém culpado nesta história, não é o Governo Federal e sim essa merda chamada José Serra e o famigerado PSDB que sempre praticaram o capitalismo do lucro privatizado e do prejuízo socializado."

Cassius C. Regazzoni,

Tenho três manifestações para vc.

1. Aplausos pela aula dada a esse energúmeno que assina (não assina) como MC.

2. Mas é perda de tempo.É por anel de ouro em focinho de porco. Eu já larguei esse idiota pra lá.

3. Por último, ele age de extrema má-fé ou é o burro, o palhaço, bobo da corte.
Senão, brjsmod:
Como poderia ele sempre vir aqui defender as bandalhas da tucanalha e não saber sequer o que está defendendo, o que há por trás de toda sujeira. Vc que não tem nada a ver com esses bandidos sabe, como ele que é assecla deles não sabe?

Grande abraço, Cassiud.

Groo, concordo plenamente com o seu ponto de vista e mesmo que não concodasse respeitaria, porque vc está aí em cima do problema e eu aqui no meu conforto.

Abraço, meu irmão.

A. Coyote
Paulo Levi disse…
Groo,
É um alívio saber que você e sua família estão bem.

Acontecimentos como esse sempre decorrem de vários fatores. Além dos citados por você e por vários comentaristas, há o eterno problema do descarte irresponsável do lixo. Se houvesse menos gente impunemente jogando detritos nas ruas, rios e represas das nossas cidades, já seria um bom começo.

Por falar nisso, os governos (municipais, estaduais e federal) gastam fortunas em campanhas publicitárias para dizer que fizeram ou vão fazer isso e aquilo, mas até hoje estou pra ver uma campanha educativa que aborde de frente o assunto do descarte responsável do lixo. Acho que surtiria efeito, desde que viesse acompanhada de penalidades financeiras e fiscalização efetiva.
Fernando Kesnault disse…
Groo e amigos a situaçao e triste mas como as autoridaddes nos 3 niveis de governo nada agem durante o ano fico a imaginar alem das ocorrencias citadas pelo Clay Regazzoni, que eles (autoridades??) acham uma maravilha estas situaç~~oes todo ano. Por qu^^e?? Porque ficam na midia e ainda "brincam" coom dinheiro liberado do Governo Federal para lhe propocionar roubos e ficarem mais ricos...