Valeu Sondermann, mas que deixem Interlagos em paz

Quando acontece, e infelizmente acontece, de falecer um piloto em uma corrida ficamos em primeiro momento tristes.
Costumo dizer que um pouco de cada um de nós morre junto, já que o cara que está lá no carro faz aquilo que nós amamos e com certeza muitos de nós gostaríamos de estar fazendo.

Porém algo me deixa tão triste quanto: a caça às bruxas.
É difícil entender a morte. Penso que seja realmente quase impossível apesar dela ser inevitável e contra ela não podermos fazer nada.
Mas querer achar a qualquer custo um culpado é loucura.
O automobilismo é um esporte de risco que, mesmo com toda a tecnologia que agora envolve os bólidos não se exclui a possibilidade de acidentes fatais.
E foi o que houve neste domingo: uma fatalidade.

Não foi a curva, nem o muro e muito menos a fragilidade dos carros.
Poderia ter acontecido em qualquer ponto da pista, em qualquer circuito do mundo e com qualquer condição metereológica. Até no Bahrein, que tem as maiores áreas de escape do mundo.
Basta lembrar que foi uma roda que levou Henry Surtees e que uma mola solta poderia ter levado Felipe Massa, o que graças a Deus não aconteceu.

Logo, vamos parar com estas idéias de instalar chicanes no Café, de recuar arquibancada ou mexer na pista de uma forma ou de outra. Se tiver de acontecer, vai acontecer, é do esporte.
Quem escolhe ter por profissão piloto de carros de corrida sabe dos riscos. Entende e aceita que é uma possibilidade com a qual terá de conviver.
Quem assim não enxerga, nem tenta a vida por lá...
Um toque, vários choques e ao que tudo indica: um hans mal ajustado em seu pescoço levaram Gustavo Sondermann.
Claro que é triste.
A família, os amigos e até nós, simples expectadores sentimos, mas fica ao menos o fato dele ter ido fazendo o que gostava. Como sempre deveria ser, e não em crimes banais, assaltos ridículos, ou erros médicos.
Valeu Sondermann, esteja onde estiver, valeu.

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,

Foi um fatalidade sem dúvida alguma.
Esse tipo de acidente em "T",quando acontece as consequencias são geralmente trágicas e ontem não foi diferente infelizmente.

Por mais que saibamos do risco que envolvem o automobilismo,a morte nas pistas sempre nos choca.

Também não penso que procurar culpados seja o caminho, por outro lado acredito que a utilização da variante que já existe na curva do café poderia ser estudada por essa categorias como um alternativa para trazer um pouco mais de segurança em provas de turismo.

abs
Anônimo disse…
....e M.C., escreve: Triste. Assisti a morte do piloto, ao vivo... Pela rede TViu!. Zappeando estava pois " os cara de pau ", uma imitação péssima horrorosa horripilante dos Blue Brother´s, não dá. Corrida de caminhão no autódromo de Jacarépagua, meu Deus ! Sacrilégio ! Um moderníssmo autódromo lá seria maravilhoso mas o populismo polititiqueiro calhorda carioca não deixa... Daria até para a pista "englobar" a Arena poliesportiva, o velódromo ( ainda existe ?) e o parque aquático mas os populistas esquerdóides não deixam. Então, assistia as Montanas que considero bonitinhas mas, pelo visto, ordinárias como o irmão mais velho os bolhas Stóquis Kakars. A curva do café é perigosíssima ! Fofonso já passou uma noite no hospital, Sperafico está triste no céu recebendo o colega. O acidente teve inicio LÁ ! Os carros são SIM sem segurança alguma ! F1... Fofonso foi bi desde aquela noite forçada em hospital paulistano e continua a encher o nosso saquinho.. graças a Deus ! Não gosto de mortes em autódromo. Acidente espetacular, vá lá, faz parte do caloroso espetáculo. Gosto de ver o "nosso" herói sair da "fera" e acenar para o público como se dizendo "tudo bem" mas puto pelo próprio erro ou dos outros. Ou do carro. É a segurança imposta a F1. "Via" Indy, para ser justo. Nossos bolhas não tem segurança ALGUMA ! Então, fácil. Acaba-se com uma arquibancada e gasta-se mais dinheiro com segurança dos carros bolhas ! Pergunto, Kubica está melhorando ? E Rally é "indigesto" mas há segurança. Tá vivo ! Corridas são corridas e acidentes são acidentes mas um pouquinho mais de segurança não custa nada. OBS: Dale Earnhardt morreu de forma estranha em 2001... tudo indica que o reforço lateral se fez necessário ! Que eu saiba, não houve mais mortes lá. O cérebro é jogado de um lado pro outro num acidente desses onde a desaceleraç somada a pacanda de um carro vindo a tod... Ah ! Não sou médico ! Perguntem prum neurolgista ! Disso não entendo...
Net Esportes disse…
Um absurdo querer mudar a pista, até o Galvão aparareceu falando em área de escape .... do jeito que são é capaz de fazerem tudo que o Galvão manda .....

É uma pena mesmo, uma fatalidade, mas na minha opinião Copa Montana ? Fórmua 50 mil ? Corrida não sei do que ..... é muita categoria, impossível pensar que a segurança máxima que exige muito dinheiro chegue para todas elas como chega para a F-1 por exemplo, tão falando que colocaram o peneu ao contrário no carro, tava um temporal desgraçado, como a direção de prova não interrompe a corrida? levando em consideração que o piloto não desacelara por instinto .... é muita coisa envolvida, culpar a pista é querer se identar das responsabilidades nesse caso ......
Marcos Antonio disse…
está certo ma sna unica coisa q discordo de vc é que aquele lugar merece uma area de escape um pouco maior, pra pelo menos o carro não bata no muro e não volte. E realmente todose sentimos pelo acidente, pelo menos foi fazendo o que gosta
GiglioF1 disse…
Groo,
Um choque sem duvida...e fatalidade idem.

Este ponto de Interlagos é perigoso...me parece o mesmo do caso Sperafico......mas concordo...foi fazendo o que mais amava.

abraço do Giglio!!
Anônimo disse…
Meu querido Net Esportes... Ai, ai, vamulá, aiatolá, atolá lá com a mulá do lullalá !! Viva a mãe Dilmá que se aproximou do Obamá !!! Eu, M.C., NUNCA quis dizer que uns carrelhos, duma categoriazinha GêEmê qualquer, num autódromozinho ultrapassado e com curva perigosíssima, situado num estado metido a besta de um país idem que só pensa em Olimpíadas e Futebol há 2 anos mas não fez porra nenhuma até agora para os dois eventos ultrapassados( Leia VEJA da semana passada, páginas amarelas, o que Joaquim Cruz diz ! Uma aula!) e tudo isto para sermos roubados devidamente nos próximos 2 anos, vá fazer carros com a tecnologia de segurança da F1 ! HA ! Até por que as categorias são diferentes... Mas, se realmente voce é num nets do esporte, saberá que o bolha churrascaria Montana está dentro da estrutura tubular " de segurança " de um bolha estóqui kars 2008 ! Alguém morreu de maneira quase semelhante com esta segurança tooooda.... Eu acho engraçado este país... Os caras são ricos mas esquecem da segurança, não lutam por segurança... e morrem ! A curva do Café é perigosa. O que se sugere não é de forma alguma acabar com a porcaria do traçado que fizeram( sou fã do Interlagos original ! Baita pista !) e sim tirar uma arquibancada e aumentar a area de escape para que o piloto não seja vítima do efeito ricochete e se veja, sem pai nem mãe, como os bobocas blogais e bandeidinos dizem " vire passageiro " e lançado contra outros carros na pista ! E melhorarem a estrutura do bibi assassino... Já é o SEGUNDO que morre assim... Aliás, o terceiro só que em testes de não sei qual categoria( na curva do Café Mortal... Café envenenado ! Curva do Café do Diabo ! Nem o Trampolim do Cramulhão, aqui no Rio, fez tantas vítimas ! Nenhuma !). Quando dou o exemplo da F1 é porque a VELOCIDADE é demais superior aos bolhas e lá, qual foi o último a perder a vida ? Chego a comparar os bolhas daqui com os carros de Rally e o Kubitcha do Gagálvão. Tá vivo ! Paulistanos míopes e simpatizantes, só isso tenho a dizer. Se fosse eu o Dudu PaePaez voces estariam correndo risco... Já estaria conversando com Tio Bernie..." Quando acaba o contrato com a cidade da grande nação- estado que tem um pequeno Brasil na bandeira ? Sim... Leirei os buracos no queijo... Boa dica. Até lá te dou um baita autódromo... Não tem pobrema, não tem pobrema.. Nelson Piquet ? Não Autódromo Municipal Tio Bernie Ecastone ! Pronto ! Chave da Cidade ? Ahhh, nossos veradores são os piores... quer dizer, os melhores ! Até o rato muriqui ganhou uma merdalha !è verdade.. tiraram... Mas o Coooonca... Coooonca... Conca ! Conca ! Conca ! Vai ganhar se não se traferir pro Tansos atrás do ténico traíra, caçador de ratos ! Dindin... Sabia ! Como na máFIA... Encontro voce e mão na frente da boca ! Leitura labial é um perigo, Tio Bernie... Um perigo mas te adianto ! Pago mais que os bandeirantes de araque... Sabe a história do Borba Gato ? Como ? O nome de um que leva nome de estrada lá ? São dois ! Sei lá, três ! Raposo Tavar... Naaaada ! Só sabiam matar indios ! Enrolam as crianças com as tais bandeiras... E o ouro era prá eles e prá Portugal ! Estácio de Sá que era o cara ! Mandou os franceses picarem a mula ! Mas também estava a serviço de Portugal ? Vileganhon ! Napoleão ! Jan Toddynho ! Renô ! Voce não gosta de franceses que eu sei... Tú é ingles ! O Toddynho é uma pedra no sapato... sei... Rio - Londres, tudo a ver ! ".
Daniel Médici disse…
Acho ainda muto precipitado para se apontar uma causa mortis. Acho que o que este evento expõe é que há algo de muito errado no automobilismo brasileiro...
Anônimo disse…
Esse foi um post escrito em tom justificadamente sério para lamentar a morte de um piloto e para expor um ponto de vista perfeitamente respeitável acerca das medidas que deveriam ser tomadas (ou não). E aí me aparece esse tal de MC querendo fazer humorzinho barato e tentando mais uma vez impingir o seu impertinente (de "falta de pertinência") merchan político. Menos, MC, menos.
Net Esportes disse…
Para o nosso amigo M.C .... Quando eu escrevi o meu comentário nenhum comentário ainda havia sido publicado pelo Groo, não foi uma resposta ao seu comentário pois eu nem havia lido ele ainda !!!!!!!!!! .....

Na F-1 uma vez com um baita temporal teve um acidente por ali, com o Alonso se não me engano .... ninguém morreu. Um área de escape talvez resolva o problema, mas não acho que só esse motivo tenha causado a morte desse piloto nesse caso .......
Anônimo disse…
.... e M.C., atrasado: Tá. Naquela corrida do Alonso( que foi pro hospital passar uma noite... pouco ? ), ninguém morreu por sorte. Como o rapaz que infelizmente morreu no domingo, se tivesse tido um pouquinho mais de sorte, o carro dele poderia ter rodado, rodado e chapado novamente no muro de proteção( guard-rail, sei lá...) e os caros passando velozmente por ele... Repetindo pela última vez. A Curva do Cafezinho Assassino já matou 3 PILOTOS ! Não sabemos quantos foram pro hospital mas pelo menos um eu sei ! O hoje BI-CAMPEÃO MUNDIAL FERNANDO ALONSO ! É mole ou quer mais ? Nada contra Itnerlagos, apesar de achar o traçado chatérrimo ! Façam como os italianos, já que se orgulham tanto do sangue italiano meus... amigos paulistanos ! Uma chicanezinha após a morte de Peterson em Monza... tá, o primeira modificação foi ver se todos os bibizinhos nervosos estavam devidamente paradinhos... Mas depois houve a mudança da curva. Ou o fim da perigosa Tamburello em Imola que fica na Itália.... Berger quase morreu torrado... Piquet tinha ficado malucão... E o Senna tá recebendo o rapaz do bolha Montana ! E só assim mexeram na curva ! E San Marino é Itália , pô ! Serenissima Repubblica di San Marino.... paraíso fis... dos mozzarela ! Qualé, Lelé ! Pelos menos o nome da curva tem que mudar ! Curva da Cafeína Celestial... Erre e venha tomar um café com São Pedro...