Race on Sunday, sale on Monday

Quando começaram as corridas de automóveis era mais que esperado e natural o interesse das montadoras em participar.
Era a grande chance de divulgar seus produtos para um grande público e também a chance de mostrar que: “-Sim, nossos carros são melhores que os da concorrente!”.
Para isto, bastava vencer as corridas ou apenas se mostrar confiável.
Era a criação e uso do bordão: Race on Sunday, sale on Monday.

Em caso de vitória: “-Nossos carros são mais rápidos!”.
Se não: “-Chegamos ao fim da corrida sem quebrar, somos os mais confiáveis”.

Com a disputa de velocidade também veio a disputa tecnológica.
Componentes eram desenvolvidos para aumentar a velocidade e o conforto dos pilotos, e logo eram incorporados aos modelos de rua das marcas.
Ferrari, Porsche, BMW, Renault, Citroen, Peugeot e tantas outras fizeram das pistas ao redor do mundo seus campos de testes.

Logo outras empresas começaram a enxergar nas competições a grande vitrine que as montadoras já haviam descoberto.
E não só empresas ligadas a área automobilística, pelo contrário.
Fábricas de bebidas, cigarros, empresas de técnologia e até de roupas e vestuário.
Todas elas aderiram ao bordão citado lá em cima...

Difícil foi convencer os fãs da F1 a comprar ou usar o serviço oferecido pelo aerofólio traseiro da ATS de Arturo Merzario no GP da Itália de 1979: La Varesina S.O.F.A.M. Onoranze Funebri.

Isto mesmo, uma funerária...
Talvez por isto – apesar de hoje serem cult – tanto o piloto quanto a equipe não tenham tido muito sucesso na categoria...

Comentários

TW disse…
Eita, esse foi o cúmulo. Com esse patrocínio, não podia dar muito certo mesmo. Ele foi um dos pilotos que ajudou Niki Lauda a sair do carro em Nürburgring, 1976.

O ano citado acima foi seu último na F1.
Nada mais conveniente do que associar a marca de uma funerária à uma categoria que era sinônimo de morte naquela época... FAIL!
Joel Gayeski disse…
Comparável a esse patrocínio só os cigarros DEATH que patrocinaram a Pacific em 94.
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: Tenho o dever de alertar quem chega aqui... Aliás, em outros brogs faço também até "fecharem" minha importantíssima participação , se, como no caso de agorinha, o brogueiro cometer um "engano" no seu texto: A frase é da Éfe óóóó érre dêêê ! Dos marqueteiros da FORD ! Coisa de estadoni.... yankkeeeeee... americano ! Terra do markenting ! NASCAR ! Vou repetir.... NASCAR ! Goma de NASCAR ! NAS NAS CAR CAR ! Race on Sunday, sale on Monday ! TW, me conta melhor esta história aí que o Arturo ajudou o Niki Lauda a sair do carro em 1976... Tô meio gagálvão e por isso mesmo fui até o padrasto novinho dos burros. Essas mulheres hoje em dia só querem garotões... E depois a viquipédia ! " ...juntamente com Guy Edwards, Brett Lunger e Harald Ertl( nem no ultimo arquivo da minha mente lembro destes caras...) que salvou Niki Lauda de seu carro em chamas durante o Grande Prêmio da Alemanha de 1976 ". SALVOU ! Do jeito que voce escreveu, parece que Niki pulou do carro e depois caiu estatelado no chão... E do jeito que vi na tv... O carro estava em labaredas e ninguém chegava perto ! Antigo Nu... cadê as tremas... ah, vai sem ! Nurburgring ! 22 km ! E eram 28 km... e a demora no atendimento ! Quando escrevo ser o maior piloto o Niki é por isso que aconteceu com ele. A fenix Niki Lauda ! E ainda foi tricampeão após o acidente e merecia ter sido tetra, se o calhorda do Hunt fosse menos mulherengo e mais macho ! O melhor dos melhores ! HA ! Mas sou piquedista... Pronto, meninos... e menina( Namu, a assustada e besliscada ! ). Duas lições quatrorodeiras( mas tinha o Tyrrell de 6 rodas ! Um horror ! Diria um frances, em plena revolução francesa e prestes a ter a cabeça guilhotinada por nada, com a aparição, vinda do futuro, do Tyrrell P34: " Um Terror ! " rodas...Parecia um tanque ! Mas esta é outro história...)
Ron Groo disse…
Ah, a frase é da Ford? Eu juro que não sabia... Brigado.
Anônimo disse…
Fiófóerrêdé...di ! Fordi ! Ora, ora... onde já se viu isto...


M.C.
Marcelonso disse…
Groo,

É o tipo de publicidade que ninguém gosta...

Arturo Merzario um "figuraço" - mal enxergava a pista, nem com 5 almofadas sob a bunda...


abs
Paulo Levi disse…
Tem estar muito desesperado pra arrumar patrocínio com uma funerária. Mas pelo menos isso mostra que o Merzario não é um sujeito supersticioso.
Humberto Corradi disse…
A parte comercial da equipe era boa. Devia vender até geladeira pra esquimó...