O ano de 2008 terminava de forma melancólica para a equipe Honda de F1.
Uma decadência terrível se abatia sobre a equipe desde que pintou seus carros com o mapa mundi e sugeriu que o mundo deveria pensar mais em propostas ecológicas.
Seus pilotos, Jenson Button e 1B roíam beira de penico andando nas ultimas posições e conquistando poucos pontos.
Na ultima prova do ano em Interlagos, o carro de Jenson Button pegou fogo logo após o termino da corrida, fazendo com que seu pai John Button proferisse a frase: “-Deixa esta porcaria queimar...” enquanto Jenson tentava apagar as chamas.
A montadora nipônica então resolveu que abandonaria a categoria.
Alguns de seus executivos apareceram em entrevistas chorando e se dizendo envergonhados.
Deu lugar então a uma série de especulações sobre o que seria feito do espólio do time.
Diziam que um pool de empresas da aera financeira poderia comprar tudo por apenas um dólar para dispor de tudo e fazer o que quiser com o time.
Chegou-se então a solução chamada de management buyout onde seu ex-chefe de equipe Ross Brawn, pagou o tal dólar e resolveu que tocaria em frente o time, mantendo vários empregos.
Havia um boato de que o projeto da Honda para o ano de 2009 era muito bom e que tinha tudo para ser vencedor.
A descrença era geral e não infundada tendo em vista os dois últimos anos em que o time só havia conseguido a oitava posição (2007) e a nona (2008) na tabela de construtores.
Para aumentar a desconfiança, Ross optou por manter a dupla de pilotos. Um até então desacreditado Button, que tinha sobre si olhares desconfiados de que já tinha dado tudo o que podia e 1B, que não era nada, não era nada... Não era nada mesmo. Com a ressalva de que, para poder garantir um salário, deveria manter bons resultados e pontos constantes...
As piadas foram surgindo: "-Lá vem a Turtles Racing”, o “one dollar team”, “vergonha car” e outras pérolas.
O carro, apresentado a apenas poucos dias da abertura do mundial, coincidentemente na Austrália como este ano era branco e com pouquíssima propaganda em sua carroceria. Ao ver o bólido muita gente apostou que não chegariam ao meio da temporada.
Porém, quando o carro foi à pista, bateu de longe todos os rivais e surpreendeu o mundo.
Os mais céticos diziam que era “brilhareco” e que quando a coisa fosse para valer, não levariam vantagem nenhuma e ficariam no fim do grid.
Vieram os primeiros treinos e a primeira qualificação e lá estavam eles na ponta.
Ficaram com a pole position (Button) e com a segunda colocação (adivinha quem?).
E desta forma terminaram a corrida.
Ao fim da temporada foram 8 vitórias na temporada, sendo seis de Button que terminou como campeão mundial e duas de 1B que não foi o vice...
É de longe, a maior e melhor surpresa da F1 moderna mesmo tendo sido um sucesso por conta de uma brecha no regulamento sobre os difusores muito bem explorados por Ross Brawn.
Afinal, o mundo é dos espertos e não dos piadistas...
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A largada na Austrália 2009, quebrando muita gente, incluindo eu |
Comentários
o legal é que essa foto é falsa. veja que os carros são de 2008 (spoilers dianteiros mais estreitos, traseiros largos e baixos), pneus com ranhuras, e o mais legal, as próprias Honda (branca com faixas verdes) ali atrás no grid (e uma Super Aguri no fundão)
:P
Segundo um tal Business BookF1, a Honda gastou a bagatela de 1 bilhão de dólares no projeto desse carro. Pode ser mais uma lenda, em todo caso.
Quanta sabedoria na voz Milanesa Castafiori!
Montagem ou não, o fato é que a Brawn surpreendeu todo mundo quando apareceu em Melbourne...
abs
Abs!