Comédias da vida real na F1 #8 - Brawn GP e os piadistas


O ano de 2008 terminava de forma melancólica para a equipe Honda de F1.
Uma decadência terrível se abatia sobre a equipe desde que pintou seus carros com o mapa mundi e sugeriu que o mundo deveria pensar mais em propostas ecológicas.
Seus pilotos, Jenson Button e 1B roíam beira de penico andando nas ultimas posições e conquistando poucos pontos.
Na ultima prova do ano em Interlagos, o carro de Jenson Button pegou fogo logo após o termino da corrida, fazendo com que seu pai John Button proferisse a frase: “-Deixa esta porcaria queimar...” enquanto Jenson tentava apagar as chamas.

A montadora nipônica então resolveu que abandonaria a categoria.
Alguns de seus executivos apareceram em entrevistas chorando e se dizendo envergonhados.
Deu lugar então a uma série de especulações sobre o que seria feito do espólio do time.
Diziam que um pool de empresas da aera financeira poderia comprar tudo por apenas um dólar para dispor de tudo e fazer o que quiser com o time.
Chegou-se então a solução chamada de management buyout onde seu ex-chefe de equipe Ross Brawn, pagou o tal dólar e resolveu que tocaria em frente o time, mantendo vários empregos.

Havia um boato de que o projeto da Honda para o ano de 2009 era muito bom e que tinha tudo para ser vencedor.
A descrença era geral e não infundada tendo em vista os dois últimos anos em que o time só havia conseguido a oitava posição (2007) e a nona (2008) na tabela de construtores.
Para aumentar a desconfiança, Ross optou por manter a dupla de pilotos. Um até então desacreditado Button, que tinha sobre si olhares desconfiados de que já tinha dado tudo o que podia e 1B, que não era nada, não era nada... Não era nada mesmo. Com a ressalva de que, para poder garantir um salário, deveria manter bons resultados e pontos constantes...
As piadas foram surgindo: "-Lá vem a Turtles Racing”, o “one dollar team”, “vergonha car” e outras pérolas.

O carro, apresentado a apenas poucos dias da abertura do mundial, coincidentemente na Austrália como este ano era branco e com pouquíssima propaganda em sua carroceria. Ao ver o bólido muita gente apostou que não chegariam ao meio da temporada.
Porém, quando o carro foi à pista, bateu de longe todos os rivais e surpreendeu o mundo.
Os mais céticos diziam que era “brilhareco” e que quando a coisa fosse para valer, não levariam vantagem nenhuma e ficariam no fim do grid.
Vieram os primeiros treinos e a primeira qualificação e lá estavam eles na ponta.
Ficaram com a pole position (Button) e com a segunda colocação (adivinha quem?).
E desta forma terminaram a corrida.
Ao fim da temporada foram 8 vitórias na temporada, sendo seis de Button que terminou como campeão mundial e duas de 1B que não foi o vice...
É de longe, a maior e melhor surpresa da F1 moderna mesmo tendo sido um sucesso por conta de uma brecha no regulamento sobre os difusores muito bem explorados por Ross Brawn.
Afinal, o mundo é dos espertos e não dos piadistas...
A largada na Austrália 2009, quebrando muita gente, incluindo eu

Comentários

Anônimo disse…
é uma bela história.

o legal é que essa foto é falsa. veja que os carros são de 2008 (spoilers dianteiros mais estreitos, traseiros largos e baixos), pneus com ranhuras, e o mais legal, as próprias Honda (branca com faixas verdes) ali atrás no grid (e uma Super Aguri no fundão)

:P
Anônimo disse…
... e vaianalnaloucachefe!, o M.C. - o chefe -, escreve: Endoidoo, senhor Grou ? A doideira fez a sua mente brilhante ficar que nem os 99,9% dos pindoramenses, sem memória ? Escreverei de uma forma inovadora pois um contra-espião disse que avistou espiões da máFIA a rondar a minha residência. Rown Brass, aqueno cretile, era direra pator de assuncos estratégitos e de recras formulaúnigras da máFIA e sados de tobia os segrero primeidos do toque mundo ! Sasou e ubia tupe na equido que montou ! Jentton Buson e Rullo Barrichebens, malansão dros ! Tanque to lam fanem male daqueis ano de tangem picaretata. Queque rem toçam esquedos e pareque ce os camais, ras os jormaulistas pucos-saxa da F1, fizebom um ram e preciolho trabaso. Osó lha o que o seveu escrenhor ! Nenhusa surprema, então... Sro pó sevo o e ponhor brasileique ro sodefrem falde ta memóda aguria !
Rubs disse…
Sr, Ron,
Segundo um tal Business BookF1, a Honda gastou a bagatela de 1 bilhão de dólares no projeto desse carro. Pode ser mais uma lenda, em todo caso.

Quanta sabedoria na voz Milanesa Castafiori!
Marcelonso disse…
Groo,

Montagem ou não, o fato é que a Brawn surpreendeu todo mundo quando apareceu em Melbourne...


abs
Manu disse…
Foi chocante mesmo. Foi um ano muito engraçado que teve tudo em doses intensas de surpresas e frustrações, entre outras coisinhas.

Abs!
Ron Groo disse…
Acho que é montagem mesmo... mas eles conseguiram a pole naquela corrida, só não achei a foto.
Anônimo disse…
... e M.C., escreve: a discussão é premente ! Bebida alcoólica nos estádios ou não? Se aprovada esta loucura estamos furnicados ! O fim do mundo ! Um pé na bunda de Pindorama bebum, um país ordeiro além de cordeiro! Soluço grande: todos phoderão beber dentro dos estádios em 2014 mas, fora dele, nos estados, não será possível servir uma gota de bebida sequer ! Chicagou 1930 ! Deixa eu ligar pra a presidenta... Com a lei seca do Dudu Paepaez espalhada por todo o país tropical, abençoado por Deus e linnnndo por natureza, para todos os bons réufeitos de todas as cidades do país para combater este crime bárbaro: o de tomar uns porres de cerveja. Façamos mais ! Nada de cachaça( coitado do Pubs...), nada de vinho( coitado de mim), nada de whisky( coitado do... ) e outras bebidas... Bandeidantes trabalhando heroicamente e fielmente pela reconquista ptelha do prefeitura de Seu Paulo ! Rubs Cascata, obrigalo pedo elodo dagio ! Vesó ja coé mo a vila beda. Amarei venhã os primeinos treiros na teru do cangurra... Cá aí ennós tre, ce e voeu, a espionate é forgem e ram disseme a que Masa é perigonu. O Ro Gron pareum ce Rasputin paulisderno motano ! Lá oh ! Te noiboa... E o geniton Hamilal vencego dominrá ! Tintim, Rubs ?Ah... Bife à milanesa castasfiorE ! É como a Namu fica quando vai a Lopez Mendes comigo, numa segunda-feira... praia deserta, lancha ancorada a poucos metros, garrafa de champagne meio cheia, rolamos na areia como a cena mágica de um filme antigo hollywoodiano... Champanhe ! Prá brindar el encontro ! Perque..." Obs: "... e, se o rio é grande onde estará o raio do rio pequeno ? E, que raios de rio grande é este do sul ? Do norte eu sei... O Amazonas " ! do Mané gayúcho perguntinha.