F1 2013 Bahrein: não foi xadrez, mas foi ludo


E mais uma vez a corrida no Bahrein se passou sem nenhum problema extra pista.
Como previsto, logo esquecerão que o país e seus problemas existem.
Mas dentro da pista a prova conseguiu - pelo segundo ano consecutivo - ser boa.
Não ótima nem extraordinária, mas boa.
A dinâmica da prova foi mais convencional graças aos pneus macios que ao invés de durar apenas seis voltas, duraram dez.
Assim, a prova deixou de ter aquele aspecto de jogo de xadrez e passou a se parecer mais com o jogo de ludo.

Ainda assim foram várias as ultrapassagens e desta vez tivemos algumas disputas.
Ok que algumas foram sem defesa, mas as que deram vez a alguma briga foram muito divertidas.
Neste quesito, ponto para Sérgio Perez que fez até aqui sua melhor corrida.
Combativo, arrojado e por vezes irresponsável e inconsequente.
Mas não é assim que esperamos que todos sejam?
Já a boa posição de chegada dos carros de sua equipe é facilmente explicável por dois pontos básicos.
Ferrari em dia péssimo.
Note bem: Ferrari e não seus pilotos.
E a condição de “coelho de prova” assumida pela Mercedes.
Desde a corrida chinesa, faz boa classificação, garante pole, larga na frente, mas não se mantém.
O dia de azar do time do mal pode ser colocado na conta do acaso, já a condição do time prateado não...

Lá na ponta, uma pilotagem tranquila e uma vitória fácil de Sebastian Vettel.
Tão fácil quanto pareceu a de Alonso na China, mas com a diferença que quando disse que não estava forçando, não estava mesmo.

As vitórias se pareceram: nenhum dos dois largou na ponta, precisaram fazer ultrapassagens nas primeiras voltas e contaram com o desgaste dos pneus alheios. Certo?
Em termos.
Depois de pegar a ponta, abriu, abriu, abriu e fez suas paradas tranquilamente, voltando – inclusive – na primeira posição sem ser ameaçado em momento algum.
Para completar o pódio, a dupla da Lotus em mais uma corrida consistente do Kimi e uma surpreendente de Grosjean.
Esta mulher ai não parece o Adrian Newey com cabelo comprido?

Mas, se os pneus ainda são de farinha, duram pouco e tal... Por que a dinâmica da corrida foi diferente nesta prova?
Por que sua leitura foi facilitada?
Alguns dirão que foi por conta do braço de Vettel, outros darão crédito apenas ao carro da Red Bull.
Porém, tenho a séria tendência a crer que o fato de serem pequenas as áreas de detecção e abertura do DRS foi preponderantemente fundamental para isso.
Outra tese? Mande ai... E aproveite para dizer se também acha que a partir da próxima corrida tudo muda... Afinal, é na Europa que os pacotes de upgrade chegam.
Os coments estão abertos, fique a vontade.

Comentários

Tinha duas zonas de DRS: um na reta dos boxes e outro na reta oposta. mas a maior parte das ultrapassagens foi na reta sem DRS (a primeira após a chincane na saída dos boxes). Foi a melhor corrida de 2013. Acho que a diferença pelo fato de serem os compostos mais duros da Pirelli. o jeito é esperar a temporada europeia, onde teremos mudanças.
Anselmo Coyote disse…
Nada de novo no front. O Webber, o canguru que dirige, deu canseira no Hamilton hoje. Pode isso? Isso pode, Arnaldo?
Acho que respondi à pergunta.
Abs.
Anselmo Coyote disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelonso disse…
Groo,

Pode não ter sido "a corrida", mas foi divertida. Sem Alonso, ficou fácil pro Vettel.

abs
José Coutinho disse…
O texto qualifica a Ferrari como equipe do mal. Estranho. E é tendenciosa na comparação do prodígio-mimado alemão com o talentoso-marrento espanhol. Fora isso tem uma boa visão do que rolou em Sakhir, Grosjean IRRECONHECIVELMENTE constante e no rítimo do companheiro picolé-de-Espoo, e "checo" dando show de pilotagem agressividade e até afronta desmedida, o que é bom na F1 'covarde' de hoje. Quanto facilidade na análise da corrida a minha opinião é que não houve dificuldade porque os pneumáticos eram os mais 'resistentes' possíveis e por isso também muito parecidos na performace em algumas equipes. numa tentativa de evitar novas críticas os fabricantes opitaram por um par muito conservador. Aqueles compostos que duravam 5 voltas eram mais atraentes ao meu ver pra uma estratégia diferir mais da outra.
Anônimo disse…
... Reunalt, Renault eee Renault. Vamos trocar a ordem... Renault, Renault e Renault ! E gente querendo comprar Mercedes e Ferrari. Vai de Duster ! Ou Fluénce...
Mas, uma pergunta não quer calar. Já que o Marcelonso jogou esta besteira aí de " sem Afonso ficou fácil pro Bettel ", assisti a corrida e o seu Afonso levou dois belíssimos bailes. Um, no início, do próprio Bettel e depois - ADOREI ! - do Pérerex Mex, que é fera( está pressionado... não é Maldanado )! DáoButtão sentiu a pressão também. E não se esqueça, Marcelonso, de Kimi Caipiroska e do ex-estabanado mas eficiente Groooojean que, certamente azucrinariam a vida de Chatonso. Mas, a pergunta: Todos sabem que quero que a Ferrada se exploda ! Não adianta a torcida do Gagálvão, do Marcelonso e do senhor Groo. "Exploda", não como em Boston, " que se ferre ", que fique bem claro, pneu furnado e carro na brita( existe, ainda ?) mas não foi estranho os murrinhos do mecânico ferradista no "abre e fecha " da asinha traseira da Ferrada de Fofonso ? Não seria, ali, no 1° piti ixtópi, uma troca de asa ? Que ineficiência...

O país... está melhor que o nosso. IDH. Aqui é que é estranho todo mundo bovino. MUUUU ! Essas ultrapassagens, me desculpem, mas... São sacanagem pura ! Um abre asinha, outro de asinha fechada. Graça alguma. Coisa que só alegra principiantes. As duas únicas e boas ultrapasagens, em cima do Fofonso, aahhh, essas sim, sem o artifício idiota, sensacionais ! Tá, a guerra dos Macs.
Coelho da prova ? não entendi ! Coelho da prova só se as duas mercedocas, 1° e 2° postos na largada e, largando bem, o coelhinho Roscaaberg "estilinguasse" lá prá frente levando todos menos o GH-1, que, aliás, fez corrida muito boa. Pô, então dois coelhos a Mercedes usou( prá ajudar sei lá quem...) : Roscaaberg e Di Resto eu não sei se usou o termo certo, senhor Groo. Bom, me pôs em dúvida. Só o Gagálvão e trupe mas o Marcelonso torcem pelo lado vermelho da Força ? Eu, hein ? Groojean e Pérerex Mex são " os meus garoootos "! O outro, apareceu em entrevista com a totosa da Blogo( não é o Passameubello que agora acredito piamente, errou de profissão... é ótimo repórter ! Gostei dele ! fez muito bem ter deixado a Indy ): Felipe Nasr. Estes pneus são umas porcarias de dar dó ! Piradelli ! Quem se ferrou com ele foi o Passa. Estourou dois traseiros direitos ! Um horror ! Outra tese ? Equílibrio mesmo. Os carros mais equilibrados chegam nas primeiras posições. São eles: Rédibu, "Lotus" e Ferrada. Nesta ordem mesmo. Aguentam mais a tranqueira que é o Piradelli. Tenho medo do trio máFIA, Ferrada e Piradelli. Esta de não trocar a asa de Fofonso... muito estranho... Com duas feras pilotando e uma terceira mais esforçada. Lado bom da Força: Bettel, Lado Vodka da Força: Kiwi e Lado Vermelho( negro) da Força: Afonso.

Vou torcer pelo Takumaisxato na Indy com um chatinho na narração. Gagálvão é melhor que ele: Jéo Tosé. Será que ele, o... o... samurai voador kkkkk!, bate na última volta ?




M.C.
Manu disse…
Não tenho tese. Barein é sempre difícil em qq circunstância ^^

Abs!
Rubs disse…
Foi noticiado que Räikkonën tomou uma batelada de anti-histamínicos para conter uma crise alérgica. Quase não larga por causa disso. Esse troço faz dormir até operador de trator de esteiras, bem em cima da máquina. Mas o cara chega em segundo. Putz. Certamente ele não forçou. Com o remédio seria impossível.
Abs.
Anônimo disse…
... cascatinha ! Qual o nome do remédio ? Vodkagina ? Ou Apracur ?Apracur é pro Nico...


M.C.


Rubs disse…
M.C., Acho que é um xarope de papaver somniferum, pelo que ouvi dizer. Para o seu caso, é melhor misturar casca em pó da árvore yoymba, tribulus terrestris, pygeum e espetinhos assados de bagos de búfalo.
Abs.
Anselmo Coyote disse…
Kimi é Kimi e vice-versa.
Anônimo disse…
... tá funcionando direitinho, Rubs. Mesmo assim, obrigado. Sei lá quando precisarei da yoyomba na minha
maçaranduba... O seu oiti vai bem ? Funcionando direitinho ?


M.C.
Rubs disse…
Tá joinha, M.C. No frio a tatuagem é Lafapo. No calor, "Lambranças do Arraial da Farinha Podre".