Personalidade

Já faz alguns anos que a maior reclamação do fã de automobilismo, além da falta de emoção com o domínio de algum piloto (reclamação na qual nunca incorri) é a falta de personalidade dos carros.
Segundo os fãs – e ai me incluo – os bólidos eram todos parecidos demais.
Suas diferenças ficavam por conta da pintura, claro, e por detalhes por vezes imperceptíveis a olhos leigos.
O complicado nisto é que – mesmo com olhos mais treinados – enxergar estas pequenas diferenças em imagens de TV e fotos em sites, revistas ou jornais é difícil. Então, dá-lhe “gato mestrice”, charlatanismo intelectual e muito, muito chute.

Este ano, os novos regulamentos trouxeram, além da esperança de um maior equilíbrio, a chance de que cada time, mesmo tendo de seguir tendências apontadas por estudos aerodinâmicos em cima das regras, de inovar e (por que não?) revolucionar no desenho de seu carro.
E então: voilà! Temos as apresentações dos carros 2014 revelando modelos distintos entre si.
Diferente de quando os estudos em tuneis de vento e simuladores apontaram como melhor solução o bico com “degrau” e ele apareceu em todas as equipes.

F14T da Casa Mafiosa e sua boca de bagre; Williams FW36 e seu bico fálico; MP4/29 da McLata e o nariz da Adriane Galisteu, tromba de elefante, ou qualquer coisa que o valha e E22 da Horrivelnaut anatomicamente feminino.
Todos horríveis, mas diferentes.
Ao menos nos narizes...

Arrisco dizer que as reclamações por falta de personalidade já podem cessar.
E isto porque o ponto de vista da fotografia feita do VJM07 da Force Índia não permite ver seu bico. Vergonha talvez?
E o C33 (não parece modelo de caminhão?) aparentemente tem um bico normal e – pasme – Bonito!

Em tempo: a quem diz que F1 é gourmet e que a apreciação começa pelos olhos, tal qual comida...
Sinto muito. Feijoada é feio para caramba, mas pouca coisa é mais gostosa.

Comentários

É nessa tecla que eu tenho batido. Nos tempos "áureos" da F1, o que víamos era um carro bem diferente do outro. Tínhamos soluções bizarras, mas outras belas.

E é bom ver essa diversidade de novo. Claro que o nível de beleza não é dos maiores, mas da forma que está sendo, vai ser interessante a análise desse campeonato.
Vander Romanini disse…
É... mesmice no bico, esse ano, não houve.
Mclaren e Williams com câmbio de OITO marchas.
Tá meio bizarro os carros, mas vai ser interessante a temporada!!
Marcelonso disse…
Groo,

Realmente a diversidade nas soluções nos trazem esperança de dias melhores na F1.

Viva a diferença!


abs
Rubs disse…
A Toro Rosso também apareceu com o focinho de anta.
Vai ter muita anta ambulante na temporada.
Os caras do Genii capital venderam uma participação de 10% para a tal Yota e vão respirar na temporada. Li que o carro morcego tem dois dentes desiguais pq o regulamento afirma que o carro deve ter somente uma frente! O dente mais curto não faz parte da frente. Resta saber se Grosjean Sabugosa vai aparecer vestido de Batman.
Rubs disse…
Ron, o que acontece se o MP4-29 se chocar bem de frente com o E22? Será que o Button fica entalado?
Ron Groo disse…
Ia Rubs, mas ninguém liga pra ele...
Rafael Schelb disse…
E parece que vazou uma imagem do carro da Mercedes. Pelo que eu vi, eu gostei muito, é o que tem o visual mais "tradicional", a frente lembra um pouco os carros do anos 90. Se a tal imagem for real, é provável que ele seja o carro mais bonito da temporada.