Post azedo de uma segunda feira azeda

E Simona de Silvestro teve finalmente seu primeiro contato com um F1.
Foi em um carro de temporadas passadas, mas tudo bem, se é só assim que a FIA permite, não há nada que se possa fazer.
E até onde se sabe ela foi muito bem!
Não rodou, não saiu da pista, não bateu em nenhum caminhão...

O especial sobre Ayrton Senna exibido pelo Esporte Espetacular da Rede Globo é correto e emocionante.
Sente-se a força de Ernesto Rodrigues por trás da obra e não se podia esperar menos.
Ouvir na emissora de maior alcance no país gente de peso e credibilidade dizer que houve falhas de caráter do ídolo na decisão do mundial em 1990 (todos sabem o que aconteceu) é sensacional.
O especial serve a causa da “descanonização” do piloto, colocando-o como ser humano comum passível de erros e até de mau caratismo sem lhe tosar um milímetro sequer de sua genialidade comprovada em pista.
E por fim, é mil vezes preferível esta “safadeza” de Senna e Schumacher dentro das pistas - do Prost não, a dele foi no tapetão (Prostinense ou Flumiprost?) - que a apatia e o bom mocismo forçado que acaba deixando os pilotos com aparência de caricaturas mal feitas de hoje em dia.

Para terminar o post azedo, uma citação de algo muito fora do eixo mestre do blog (velocidade e literatura), mas remetendo à outra paixão: o jornalismo.
Tem sido muito comum ver, ouvir e ler matérias mal feitas, mal escritas ou bizarras nos veículos jornalísticos por ai a fora, mas duvido que alguém tenha prestado atenção na perola solta pelo Globo Rural na manhã do último domingo.
Em uma matéria sobre a suspeita de um caso da doença da vaca louca em uma região fronteiriça com a Bolívia o repórter mandou:
“-O animal foi abatido e foram colhidas amostras para exames mais minuciosos, então o animal foi sacrificado e incinerado.”
Se popularmente é dito que gato tem sete (nove em algumas regiões) vidas, no Brasil, fronteira com a Bolívia, as vacas tem pelo menos duas...

Comentários

Anselmo Coyote disse…
"E por fim, é mil vezes preferível esta “safadeza” de Senna e Schumacher dentro das pistas (...) do que a apatia e o bom mocismo forçado que acaba deixando os pilotos com aparência de caricaturas mal feitas de hoje em dia."

Entendi bem não.

Eu prefiro pilotos humanos, que assim se mostram, e que mostram tbm que apesar de humanos podem eventualmente e por méritos próprios exibir performances espetaculares. Como, por exemplo, como a volta do Senna em Donnington Park em 93, a ultrapassagem do Nelson Piquet sobre Senna na Hungria em 1986, o pega entre René Arnoux e Jacques Vilenneuve ou até mesmo a vitória do Maldonado na Espanha 2012. Isso sim, me dá prazer aplaudir.

Mas o zé povinho, desprovido de criticidade, aplaude e endeusa por 4 anos seguidos um zé mané que a cada vitória com os pés nas costas levantava um dedo se dizendo o número um do mundo, o gênio, o fantástico, o herói. E quando ele começa a tomar um varêio de um estreante (este sim, humano, risonho desde a infância) a culpa é da FIA, como se ela tivesse dado ao estreante um carro do outro mundo e para o zé mané uma charrete. E até sedimentar essa orfandade vai ser isso.

Difícil ser coerente.

Abs.

diogo felipe disse…
Ainda bem que o animal foi incinerado, porque senao teriam que matá-lo depois de abater e sacrificar... kkkkk
Jaime Boueri disse…
Gostei da Silvestro testando com a C31 em Fiorano. Vi duas voltas onboard e, para um primeiro teste... Ela foi bem pacas sim! Mostrou confiança e personalidade.

Sobre o jornalismo que se faz hoje no Brasil... Sinceramnte, desisto. Ainda mais nós, que trabalhamos com textos...

Acho inadmissível veículos com uma puta estrutura cometendo erros grotescos.
É uma pena que não mostraram o GP da Austrália de 1985. Aquele GP foi a síntese do que Ayrton Senna era antes de ser campeão do mundo, aquele que primeiro acelerava, depois pensava.

Sobre a frase proferida no Globo Rural, lembrou-me daquela piada em que o genro vai tratar do funeral da sogra.

- Você quer que sua sogre seja enterrada ou cremada?

- Primeiro cremada, depois enterrada. Não podemos facilitar!
regi nat rock disse…
Batatadas no jornalismo já é lugar comum. Até no estadão que sempre foi um farol no uso do português e clareza nos textos. Nos portais dos jornalões então, é de chorar. Faculdades de jornalismo... Puiff.... blargh...
Qto a moçoila, é só pra 'causar'. Quem vem da Indy para a F1, não se dá bem. Só o Montoya e o Jacques, marcaram presença pra valer. O mais foi puro fiasco. A moça deverá treinar numa sexta feira qualquer e ficará patente que não será a praia dela. Hoje, é o lugar pra molecada bons de videos game e dedos pra lá de ágeis e pouco instinto de sobrevivência.
Anônimo disse…
Molho inglês: (1) ases das pistas com falhas de caráter são preferíveis a mocinhos que sequer provaram ser ases. Se (1) é verdadeiro, então (2) Alonso é preferível a Vettel.
(3) Em 99% dos frigoríficos do Brasil não há equipamento de ar comprimido para abate do animal (o bicho cai com uma marretada); Se (3) pode ser provado como fato, (4) o animal é abatido (cai) com uma marretada e é retalhado vivo e agonizante. A partir de (3) e (4) pode-se inferir que (5) derrubaram a vaquinha, colheram amostras e, em seguida, cortaram-lhe a jugular até que a hemorragia lhe tirasse a vida (pois é assim que se mata uma vaca no sertão).
Muito embora (5) não tenha força probante para eximir o repórter de um erro tosco, (6) o molho serve como tempero, até prova em contrário publicada em periódicos internacionais.
Abs.
Rubs disse…
Molho inglês: (1) Ases das pistas com falhas de caráter são preferíveis a mocinhos que sequer provaram ser ases; Se (1) é verdadeiro, então (2) Alonso é preferível a Vettel.
(3) Em 99% dos frigoríficos no Brasil, não há equipamento de ar comprimido para abate do animal; Se (3) é verificável e pode ser provado como fato, então (4) a absoluta maioria dos animais é abatida (cai) com uma marretada e, em seguida, é retalhada ainda com vida e agonizante.
A partir de (3) e (4) pode-se inferir que (5) a vaquinha foi derrubada, colheram-lhe amostras de sangue e, em seguida, cortaram-lhe a jugular com uma faca até que a hemorragia lhe tirasse a vida (pois é assim que se mata uma vaca no sertão).
Embora (5) não tenha força probante para excluir a possibilidade de um erro estúpido do repórter, (6) o molho inglês serve como tempero par carne de vaca.
Abs.
Manu disse…
É, o especial do Senna foi legal, bom que tivessem feito assim, desmitificasse o cara. Até porque em uma dessas resvistas super interessante, desmistificaram ele tbm e achei de bom gosto.
Sobre jornalismo, padeço do mesmo azedume toda vez que consulto notícias em qq portal. ¬¬'

Abs!
Net Esportes disse…
Pelo que vi nesse capítulo do especial da Globo sobre o Senna, ele nem queria correr naquele ano devido ao que o Prost e o Balestre fizeram com ele no ano anterior. Foi convencido e correu. No meu modo de pensar ele sacaneou sim, mas na minha opinião ele não teria sacanaedo se não tivesse sido sacaneado. Vejo apenas como um troco na mesma moeda.
Vander Romanini disse…
Não está tão azedo!!
Está com um humor aceitável...
Rafael Schelb disse…
Quanto à desmitificação do mito: Antes tarde do que nunca. Mas que tá gerando mimimi, isso tá. Os "devotos" (pra não usar aquele outro termo) tão subindo nas tamancas... Bom, no fim das contas, é um exemplo de revisionismo interessante. Se bem que Globo é mestre nisso. Conseguem até fazer o povo esquecer o que eles apoiaram há 50 anos...
Anselmo Coyote disse…
O Rubs abateu a lebre mais bonita do Imperial. Mas não precisa ficar se gabando aí, ô roncolho> Principalmente porque isso foi há muito, muito, muito tempo, seu velhouco.
Abs.
Rubs disse…
Coyote: "Enquanto a minha vaquinha, tiver com o couro e o osso e puder com o chocalho pendurado no pescoço, eu vou ficando por aqui. Quem sai da terra natal, em outros canto não para". (Fagner)

Saí de casa num pau-de-arara. E sofri no coração e nos osso. Vou vortano embora daqui. Pra minha terra Natal. Vou rever minhas Bacuri. E os bicho com sino no pescoço. A saudade é capataz mau.Que só o retorno do abraço repara.
Eu.
Anselmo Coyote disse…
Rubs, vc é um fanfarrão.