Logo após o fim da corrida na Alemanha, após o troféu já entregue e a champanhe estourada, os comissários da FIA se reuniram e convocaram Lewis Hamilton para dar explicações sobre a manobra que, pelo sim pelo não, lhe deu a vitória.
Lewis já estava se encaminhando aos boxes para troca de pneus quando por algum motivo resolveu não ir mais e cortou para a esquerda na entrada dos boxes, passando por cima de grama e tudo para voltar à pista em um momento em que Sebastian Vettel abandonara a prova.
Dalí em diante, a parada de Bottas e Kimi o colocaram em posição de vencer caso não tivesse mais que trocar pneus. E os seus já estavam bem gastos.
Diz o regulamento que a manobra é terminantemente PROIBIDA e que a punição padrão a quem infringir a regra é a uma adição de cinco segundos ao tempo final da corrida, caso não haja mais paradas de boxe para se cumprir. O que, naquele momento era a situação.
A notícia foi veiculada como deveria: driver 44 under investigation.
E a corrida que acabara de modo fantástico ganhava alí uma sobrevida nos noticiários online e nas discussões de rede social.
Tanto a Liberty teria sua marca ventilada quando a própria FIA que, na melhor das hipóteses, estaria mostrando que não são apenas velhos inoperantes e que trabalham em prol do desporto na categoria.
A FIA, que vale lembrar, é conhecida nas rodas como “Ferrari International Aid” por (quase) nunca punir o time italiano entrava em uma posição em que, punindo Hamilton, acabaria por ajudar Sebastian Vettel de alguma forma e ratificando o apelido.
As especulações tomaram conta e as opiniões em redes sociais e textos em online nos portais dedicados ao automobilismo com alguma violência no sentido de acusar o golpe a favor da Ferrari.
Charlie Whiting chegou a dar entrevista dizendo que não haveria punição nenhuma com a estranha alegação de que Hamilton não fez de propósito e ainda perdeu tempo.
Como se fosse possível perder tempo e ganhar a corrida.
Então as vozes dos “especialistas” com diploma ou não, se levantaram para acusar o golpe a favor de Hamilton.
Só lembrando, não havia ainda uma posição oficial da FIA (e da Liberty) em relação ao desfecho das investigações.
Até aí, já havia se passado algumas horas do fim da corrida em si e o grande prêmio continuava na ordem do dia das redes sendo um dos assuntos mais comentados do dia, embora agora não mais pela beleza mostrada em pista.
Até que pouco mais de três horas depois da bandeirada, os comissários divulgaram que: sim, houve infração ao regulamento e sim, Lewis havia levado vantagem na situação, mas que, como punição, levaria apenas uma “reprimenda” da entidade.
Ou seja, a velha e boa passada de mão na cabeça do infrator.
Regras são regras e se não fossem para ser cumpridas, não haveria necessidade de tê-las, mas por outro lado, seria triste se após uma exibição tão brilhante, Lewis perdesse a vitória para Valteri Bottas daquela forma.
Este texto, apesar de entender que a punição deveria ter sido realmente aplicada como manda o regulamento, não é para condenar as ações dos envolvidos... É apenas para dizer que alguém dentro das entidades (FIA e Liberty) realmente entende como funciona a cabeça dos “especializados” de diploma ou não, debatendo se a favor ou contra. Citando um ou outro caso semelhante, como Raikkonen em Baku em que o finlandês foi punido.
A entidades entenderam, finalmente, que não importa se bem ou mal, mas é importante que falem, que espalhem a marca F1 para além das horas da corrida.
Ainda que os assuntos não sejam nem épicos e nem heroicos, mas mesquinhos e vergonhosos.
Entenderam finalmente o marketing de rede social e como tirar proveito dele.
Lewis já estava se encaminhando aos boxes para troca de pneus quando por algum motivo resolveu não ir mais e cortou para a esquerda na entrada dos boxes, passando por cima de grama e tudo para voltar à pista em um momento em que Sebastian Vettel abandonara a prova.
Dalí em diante, a parada de Bottas e Kimi o colocaram em posição de vencer caso não tivesse mais que trocar pneus. E os seus já estavam bem gastos.
Diz o regulamento que a manobra é terminantemente PROIBIDA e que a punição padrão a quem infringir a regra é a uma adição de cinco segundos ao tempo final da corrida, caso não haja mais paradas de boxe para se cumprir. O que, naquele momento era a situação.
A notícia foi veiculada como deveria: driver 44 under investigation.
E a corrida que acabara de modo fantástico ganhava alí uma sobrevida nos noticiários online e nas discussões de rede social.
Tanto a Liberty teria sua marca ventilada quando a própria FIA que, na melhor das hipóteses, estaria mostrando que não são apenas velhos inoperantes e que trabalham em prol do desporto na categoria.
A FIA, que vale lembrar, é conhecida nas rodas como “Ferrari International Aid” por (quase) nunca punir o time italiano entrava em uma posição em que, punindo Hamilton, acabaria por ajudar Sebastian Vettel de alguma forma e ratificando o apelido.
As especulações tomaram conta e as opiniões em redes sociais e textos em online nos portais dedicados ao automobilismo com alguma violência no sentido de acusar o golpe a favor da Ferrari.
Charlie Whiting chegou a dar entrevista dizendo que não haveria punição nenhuma com a estranha alegação de que Hamilton não fez de propósito e ainda perdeu tempo.
Como se fosse possível perder tempo e ganhar a corrida.
Então as vozes dos “especialistas” com diploma ou não, se levantaram para acusar o golpe a favor de Hamilton.
Só lembrando, não havia ainda uma posição oficial da FIA (e da Liberty) em relação ao desfecho das investigações.
Até aí, já havia se passado algumas horas do fim da corrida em si e o grande prêmio continuava na ordem do dia das redes sendo um dos assuntos mais comentados do dia, embora agora não mais pela beleza mostrada em pista.
Até que pouco mais de três horas depois da bandeirada, os comissários divulgaram que: sim, houve infração ao regulamento e sim, Lewis havia levado vantagem na situação, mas que, como punição, levaria apenas uma “reprimenda” da entidade.
Ou seja, a velha e boa passada de mão na cabeça do infrator.
Regras são regras e se não fossem para ser cumpridas, não haveria necessidade de tê-las, mas por outro lado, seria triste se após uma exibição tão brilhante, Lewis perdesse a vitória para Valteri Bottas daquela forma.
Este texto, apesar de entender que a punição deveria ter sido realmente aplicada como manda o regulamento, não é para condenar as ações dos envolvidos... É apenas para dizer que alguém dentro das entidades (FIA e Liberty) realmente entende como funciona a cabeça dos “especializados” de diploma ou não, debatendo se a favor ou contra. Citando um ou outro caso semelhante, como Raikkonen em Baku em que o finlandês foi punido.
A entidades entenderam, finalmente, que não importa se bem ou mal, mas é importante que falem, que espalhem a marca F1 para além das horas da corrida.
Ainda que os assuntos não sejam nem épicos e nem heroicos, mas mesquinhos e vergonhosos.
Entenderam finalmente o marketing de rede social e como tirar proveito dele.
Comentários
Ricardo
Embora o marketing seja uma boa (e não havia pensado nessa perspectiva antes de vc comentar sobre), essa ideia das punições seletivas, me deixa contrariada. Porém, se os caras, os prejudicados, não abrem a boca (e se abrem, são chamados de chorões), qual o sentido da gente, sentados do lado de cá, em ficar xingando a entidade? Absolutamente nada.
E segue o jogo, né?
Abs!
Bom dia !
. O áudio está no iútchuuube para quem quiser ouvir. Foi decisão de momento como... turistiando por Santos... "'Pai, é para esquerda';'mô. Direita';
'A 100 metros, vire à esquerda...';'Sogrão, vai por mim, direita'; 'filho, esquerda','estrupício duma figa, direita!'". Aí, cê bate na divisória porque cê não é Hamilton ! Também, em Santos, com a filha, com a esposa, com o Waze nos ouvidos, com o namorado folgado da filha, mãe e com a sogra...'.
Melhor pilotando um F1 no GP ensaboado da Alemanha.
. É Ferrari leva 10 segundos, fica 6 parada na punição, com seu Vettelino, França. Joga carro encima do adversário e nem punida é.
Seu Vettelino diiinovu..
. Charlie Whiting está certo. E errado. Foi em bandeira amarela. Esqueceu-se. Com ceifitikar na pista. E alguém aí se esqueceu también de dizer que isto pode ser o motivo de não terem dado punição para GH-4. Foi errado, sim, ma non troppo. Continuando a leitura...
. Se fazem isso, penalizam, para a alegria dos anti-Hamilton, mas ADEUS F1 !
A corrida entrou para o hall das mais lindas e disputadas de todos os tempos e isso numa época ruim para a categoria. Um piloto saindo de 14º para 1º.
A glória ! Jovens devem estar se interessando novamente... A barbeiragem de Vettel, e Vettel é fera mas o nervos, aaaaaah, os nervos, traem, põe a F1 ao lado do futebol outra vez de como o esporte pode contar as nuances da vida em poucas horas. Só falta um Nelson Rodrigues para escrever sobre o jogo, quer dizer, a corrida. ' O sobrenatural de Almeida soprou um bafo gélido na pista e o grande piloto alemão viu letras garrafais escritas num vermelho sangue manchando uma placa amarela cor de febre, letras estas um D, um H e um L, crescendo perante o atônito e, agora, passageiro, único, da italiana 'macchina' veloz já que a pista transformada em ringue de patinação em gelo não deu para os pneus ultraespeciais do bólido do imortal Comendador. Como um raio, o pensamento: 'meu Deus, o que fiz ?', deve ter se perguntado lembrando do pai vindo correr para tirá-lo do kart. Restava para ele palavrões e socos rápidos, diria... 'teatrais', no volante pois eram muito fracos para força de um desesperado e exasperado piloto. 'mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa', ouvi. Você ouviram ? Não ? O Multi campeão olha para platéia e constata que muitos arquibaldos contra ele ! Não acredita. 'Sou alemão como vocês !', grita, de dentro do capacete, com lágrimas nos olhos mas escuta, ou parece escutar, das arquibancadas: ' A Mercedes Benz é nosso maior orgulho ! Você é Ferrari !'. Ou seria a consciência ? Coisa de povo desenvolvido, diria. Rixas tecnológicas. Tivemos uma EMBRAER mas não demos valor e deixamos um desgoverno corruPTo acabar com o país não possibilitando a empresa lutar com as grandes nos restando uma 'associação'. O bom é que nos 'juntamos' com uma empresa americana. A melhor, disparada, do setor. Gostamos de ser um povo consciente dos seus direitos de cidadão, não ? 'Perfeição', do imortal Renato, nos ouvidos, se quiserem. Para relaxar ou cair de 10.000 metros e acordar na realidade. Para o pessoal do 'mundo melhor socialista', recomendo o final da música, no 'Veeenhaaaaa...'. Sarcástico. O genial alemão chora vendo as glórias em território mátrio escaparem das mãos indo para um inglês, onde, semanas atrás, na terra deste temível e genial adversário, gigante como ele, tinha caçoado em áudio. Pior, um brasileiro 7a1 fala algo estranho nos ouvidos germânicos dele:
'pode isso, Arnaldo '? Não entendeu'.
Caramba, tentar ser Nelson e acabo virando Juca Qfora. Cruzes ! kkkkkkkkk ! HA !
Eu volto...
. Regras são regras. Leis são leis. Tá. E algumas regras precisam ser mudadas ou melhor interpretadas. Ser bom observador ajuda. Leis, a mesmíssima coisa mas com uma importância mui maior ! GH-4, com safety car na pista e velocidade bastante reduzida, com áudio mostrando confusão entre engenheiro e piloto, vendo que poderia ganhar a corrida onde saíra em 14º, merecia punição porque 'regras são regras' ? Vettelino jogou o carro encima do carro de GH-4 num momento de irritação com o piloto inglês, de sacanagem com ele, diminuindo e acelerando o carro sem necessidade, merecia punição porque 'regras são regras' ? Tirou o brilho da corrida não ter sido punido? Baku, com aquela babaquice alemã, entrou para história do automobilismo. Futebol é futebol. O VAR ajuda mais que atrapalha e pelo menos estamos livres daquela vergonha ensinada por Neymala. É uma vergonha para nós, brasileiros, o que foi 'ensinado' para todos ós principalmente para os mais pobres e/ou ignorantes. Mais um jeitinho brasileiro. Neymala é riquíssimo com hábitos de pobre para sobrevivência este, de cair por ser tocado com a ponta do dedinho, de carater duvidoso. Onde se vitimizar, ludibriando as otoridades, é chance de ganhar algo. Por aqui, com elite hipócrita, até se ganha. Se for pobre. Rico, vindo com uns tostões junto, passa. Técnica de vitimização ensinada para um povo ignorante agora mostrada ao mundo via futebol. Quem ensinou ? Qual ideologia ?
Eu faria uma análise interessante. Duas datas e dois esportes para demonstrar o Brasil dos últimos anos.
F1, maio de 1994 até Futebol junho, julho de 2018. Dois ídolos. Um orto, um vivo. Os dois, milionários. Um vindo de uma classe abastada, outro de uma classe pobre com pouquíssimo ensino.
ih, não deu. Volto...
O que aconteceu nestes 24 anos que separam o morto o vivo( vivíssimo), hein? Quem nos governou neste anos ?
Que elite dominou o país e qual a proposta dela?
Quem dominou a cultura nestes anos todos ?
Por quê o povo acanalhou-se tanto ?
Futebol é futebol, F1 é F1 e um país é um país. os dois primeiros são entretenimento. Não misturar as duas primeiras coisas com a última na cabeça seria bom ou não exigir demais dos dois primeiro e NADA do último. Sim. Dar valor as duas primeiras... exigir delas só por paixão ? Inúmeros exemplos onde regras são regras mas... o Framengo é o framengo, o Real Madrid é o Real Madrid, a Ferrari é a Ferrari e a Mercedes Benz é a Mercedes Benz e exemplos assim estão por aí aos borbotões. Até os Javalis Selvagens estão com tudo na Tailândia. Pro mundo, só quando Hollywood filmar lembraremos deles. Este tipo de 'reprimenda' através de lembretes e só em coisas que não GANHO DINHEIRO, NÃO CHEIRA NEM FEDE no outro dia, já estou meio de saco cheio. Permita-me. Melhor votar bem nas próximas eleições e tentarmos mudar um péssima constituição. Exigir de um esporte que 'regras são regras' num país de constituição horrorosa e leis dúbias onde cabem várias interpretações ao gosto e a carteira do 'cliente' é hilário.
E, quem escreve é um conservador, tá ?
Senhor Groo, ainda estamos em tempo.
MC GROO Racing ! Pode ser GROO MC Racing também.
Projetemos chegar à F1 em 20 anos ! Contrataremos o Frávio Angú do Gomes para falar bem. Esquerdinha caviar adora isso.
Ah, deixa de ser humilde, M.C.... Contratamos vários jormaulistas para falar bem.
Aí, vamos pular de alegria, chorar de raiva, gritar 'regras são regras' mas com mui dinheiro. Nos nossos bolsos. Bi ! Lionários... como tio Bernie ou Ron, o Denis. Acho o turismo e entretenimento, hoje, importantíssimo gerador de empregos e poderosa engrenagem capitalista para o desenvolvimento da nação mas precisamos de muitos que acreditam que 'regras são regras'... Aproveitar aqui o povão que ainda não acordou para as tramoias esportivas( e polititicas... Centrão ladrão taí com Al Qui Min, o Santo !) se bem que o VAR penabolístico é indicador que tem povo mundo afora que já despertou e está exigindo passada de mão na bunda menos acintosa... Passa mais leve. levinho...
Falando em bunda, e o doutor Bumbum, hein ? Mas uma vergonha exportada...
Já imaginou o ancora da CBS dizendo: ' E agora, mais uma do Brasil. Além de corrupção avassaladora de uma esquerda que só quer o bem, da corrupção pesada que chegou aqui pela Pedrobras, via Pasadena, do Neymala caicai, agora eles têm o Doctor Butt ou, melhor, o doutor Bumbum ! Numa matéria tipo exportação, até então quase monopólio do país, no mundo, mulheres querem traseiros parecidos como os das brasileiras, um assassino escondido !
O doutor Bumbum '!
Não dá, assim não dá... até na 'preferência nacional' estamos mal, muito mal, senhor Groo !
E só queremos um país melhor ! Desbundado, tudo bem. Vai...
E 'mundo melhor' é um exagero socialista...
Como mudanças climáticas. Praia de Ipanema já era para não existir mais caso fosse confirmado o aumento dos mares com a revista inVEJA noticiou 10 anos atrás. Até agora, nada. Tentei trocar o meu apê quitinete na Tijuca com o Berto Gil Berto, que mora no Cap Ferrat, mostrando para ele que fará um bom negócio pois a previsão é, agora, para 2030 das ondas gigantes tomando toda Ipanema ! Ele, da fogueirinha de papel rouaneístas, óbi, óbiservando hipócritas, na praia, logo em frente, do seu apê gigantesco de Ipa, dizem o maior da Vieira Souto, não topou. Baianou-se todo prá cima de mim ! Soltou os pit poodles da preta prá cima de mim bem ao estilo Montgomery Burns, senhor Burns, dos Simpsons...
HA !
M.C.
O verde e o prata dela... Os pneus, com faixas roxinhas, bem moderninhas.
O vermelhinho do cone 44...
A terra marronzinha subindo...
O capacete, com toques em amarelo e a viseira 'ráibam' do GH-4...
Tudo combinandinho... Fashion !
. O Ricardo disse tudo.
'Se a regra tira a beleza da corrida amenize-se a punição'.
Esta regra é antiiiiiga e vale para outros esportes !
Só para citar algo próximo da F1. MotoGP. Valentino Rossi. Não sabia mas o cara, ex-menino como Neymala, só que ultracampeoníssimo, é um supermala protegido dos cacildis ! Canalhíssimo ! You tube, amiiiiiigo.
Bom, Liberty e maFIA ganharam em não dar punição para GH-4.
. O problema é se o Seb Nervosinho, a partir do ocorrido em terra vettelenses, estará com tiques tiques nervosos...
' Estou preso numa placa e com pouca gasolina
O calor tá de rachar e lá fora gritaria
Perdi o meu troféu, que não era mixaria
Por errar o traçado em plena luz do dia !
Isso me dá tic tic nervoso
Tic tic nervoso, tic tic nervoso
Isso me dá tic tic nervoso
Tic tic nervoso, tic tic nervoso...'
Agora, sim ! Kid Vinil desceu em mim !
Aí, o penta do inglês está cada vez mais próximo.
Próxima corrida, teremos Gagá, amiiiiigo !
Bobo é você. Eu ? Nada a ver... Terá ibope !
Domingo, Hungahorroring ! Acho que Mini Verstappadinho vem bem já que coisas esquisitas andam acontecendo no carro de Riccardão Sorriso. É um tal de abandonar provas que só a maFIA, quer dizer, a Rédibuuu entende.
4 abandonos dele contra 1 do adversá... do companheiro de equipe.
Mas continua heroicamente 1 pontinho à frente de Mini.
Outras regras, outras regras...
M.C.