Leonard & Etta

Lejzor Czyz era um judeu polonês que ao desembarcar em Chicago em 1928 tem seu nome trocado para Leonard Chess.
Depois de tentar a sorte com clubes noturnos em Chicago – o mais famoso foi o Macomba Lounge - resolveu investir suas economias em uma gravadora. Compra então parte da Aristocrat Records, especializada em pop negro e jazz, aos poucos vai assumindo o controle total da empresa, guinando sua orientação para o blues.
Gênero que ajuda a sair da fase rural/acústica e ingressar na era urbana/elétrica gravando Howlin´ Wolf e Muddy Waters, John Lee Hooker, que cultivavam uma rivalidade gigantesca, além de Bo Didley, Buddy Guy, Lowell Fulson entre outros.
Sem contar o maior compositor de blues em todos os tempos: Willie Dixon.
Chess, como bom judeu, pagava pouco para seus contratados, mas generosamente lhes presenteava com Cadillacs novinhos a cada disco de sucesso. Então quando estes precisavam de dinheiro ou de um aumento em seus cachês ele respondia: “-Já lhe dei, ou acha que os carros são de graça?”.

Porém há uma passagem nos estúdios Chess que chama a atenção...
Em sua sala de gravação a banda tenta gravar com uma jovem promessa não uma, nem duas, mas vinte e quatro vezes a canção: All I could do was cry:

-Esquece... Você não é mulher para esta música... – diz Chess.
-Eu sou mulher para qualquer música. – responde Etta.
-Menos para esta... O que sabe você sobre perdas? O que sabe você sobre abandono? – continua ele.
-E o que sabe você sobre mim?- devolve a cantora com ódio no olhar.
Leonard, que até então realmente pouco sabia sobre sua contratada deu de ombros para a pergunta.
-Mais uma vez! – pede ela a banda e ele aceita. Dá ordem aos músicos para que toquem.
O diretor musical então conta: “-All I Could was cry, vigésimo quinto take...” e a banda ataca um blues suave, quase um soul.

Enquanto canta seus olhos marejam, e se eles são a janela da alma, ali podia-se ver a dela. Sem disfarces, sem retoques.
Os presentes sentem que não é apenas mais uma interpretação de Etta, mas a história de uma vida.
Em sua cabeça passa um filme descolorido pelo tempo, mas vivo o bastante para impulsionar sua voz às alturas, sobrepondo-se aos instrumentos.
Lembra-se do pai que a perdeu em um jogo de sinuca, dos homens que passaram pela sua vida e a exploraram de uma forma ou de outra, dos amores perdidos, da fome, do frio... De sua história enfim...
Chess sabe que tocou no ponto, só não sabia qual exatamente. Apaixonou-se por ela e tiveram um caso que atormentou sua moral judaica – era casado - até falecer.
Muddy Waters - presente a gravação - sabia...
Não se mexe nos fantasmas que um verdadeiro artista guarda no armário da alma sem pagar um preço alto por isto...

O video é um enxerto de Cadillac Records, filme de 2008 que narra a trajetória de Leonard Chess à frente de sua gravadora. Etta James é interpretada magistralmente por Beyoncé.

Comentários

Marcelonso disse…
Groo,


Sensacional a canção, muito bem interpretada diga-se.


abs
Anônimo disse…
....e M.C, o chatíssimo Moleque, aparece: Vi o filme e vou contar tudo ! Chess morre no... e de a... c... ! No cadi... . Muddy Waters( tenho várias músicas dele e até com B.B. King... Stormy Monday Blues...)fica meio puto da vida com o aparecimento do Rock ! Outra: um conjuntinho de "merda", pouco famoso hoje em dia, os ..., de um pais europeu, seus integrantes são fãs de Muddy vão conece-lo na gravadora de Chess. Curiosidade: um dos ro. sto. morreu e não se sabe muito bem de que ou do que até hoje. Dizem que rolou uma pedra na cabeça dele... Bom filme para Oliver Stone, um conspirador de primeira !. E os caras ajudaram muito a fera do blues. Mas o caso mais "engraçado" é de Chucky Berry contratado por Chess. Chucky Berry adorava pegar loiras... brancas. Acharam um jeito de colocá-lo em cana, claro. Quando saíu da prisão, descobriu que tinham plagiado uma música dele ! Chess, no filme, não teve culpa. Também não tô muito lembrado dessa história... Tô ficando gagá que nem o Bueno. Acho que ele, Chuck, tinha mudado de gravadora e, saído da prisão - e sem emprego - foi pedir ajuda ao Chess após ouvir a música na voz dos... . Beach Boys - Surfing in U.S.A. - puro plágio de Sweet Sixteen de Chuck Berry... è só ir ao You tube e comparar ! Adrian Brody, fantástico. Queimou um pouco o filme dele tentando salvar loira de um gorilão gigantesco contracenando com aquele chato de uma "cara" só que fez o cineasta doidão... sei lá o nome dele. Comediante muito chato. Mas... tudo bem. Grana é bom e só socialista não gosta... HA ! Viver de pianista num dá então manda o gorilão pela... 3ª vez, é clássico mesmo, o povão gosta, paga bem e ele tá milhões mais rico ! É isso aí. Se não tá feliz com isso vai viver em Cuba ! Nem Zé Dirceu quis ir prá lá. Aliás, teve lá e só aparece de vez em quando prá visitar Esteban. Gosta mais da "socialista" Paris... Já a Beyoncé, boa prá caraío ! Ótima cantora e com baita presença de palco ! E boa atriz ! Taí ! Só mesmo os meninos da Vila - do Prantos... - para queimar o filme dela em comercial de linguiça... Vai votar em quem, hein, avis rara Groo ? Vô de Serra.
Ron Groo disse…
Então MC, Berry ganhou a briga contra os Beach Boys, um tempo depois e os branquelos tiveram de engoli-lo.

Vou de Dilma, odeio a tucanalha.
Anônimo disse…
... e M.C., voltando( tô com uns pobreminhas): Verdade ! Os caras pagaram uma grana boa prá ele... Mátutinha de contar ! Uuuuurgh ! Vai, vai com ela... e com a sua nobre bundinha encostada no muro prá gangue dos PTralhas não te roubar e/ou te carcar... HA ! Já viu a cara do Zé ptelho ? O Diiiiir céu ! É mafioso ! Se o Bernie e o Toddynho encontram com ele, contratam o socialista de araque para chefe de equipe rapidinho ! O Zé do bico comprido SILAScou !, como o Zico no framengo ! HA ! Mas vou botar nele. Meu dedinho vai no quatro e cinco. Na urna eletrônica ! Meu projeto é para 2014. A volta da Direita ! Uma Direita moderna... Liberal-Conservadora ! Prá colocar o Brasil no 1º mundo. E necessário é o Vampiro do Morumbi, lá, no lugar do sem-mindinho ! Mas ficando estes narco-populistas num tem jeito. Só para 2018. Um saída é o aeroporto. França ou EUA ? Parrí ou Niu Iórqui ? Só falta o dindin pois gosto de mordomia e ser tratado mal em francé na alfandeguê ou ter que correr de traficante no deserto do México, num é comigo, não ! HA ! OBS: Piada de Brasileiro: Para votar, não é necessário usar o título de eleitor... Tô dizeno... Parrí ou Niu Iórqui ?
Anselmo Coyote disse…
Bom demais.
bet's disse…
beyonce: a voz certa no estilo errado. adoro 'crazy in love' mas, afff, deixa pra rihanna essas coisa bionça!