Contos do botequim - 4 - Virado à paulista

Era exatamente meio dia e o boteco do Canário estava lotado naquela segunda feira.
Na semana anterior Canário havia começado a servir almoço e como se sabe, almoço em boteco paulista é em via de regra da seguinte forma:

Segunda – Virado à paulista.
Terça – Dobradinha
Quarta – Feijoada.
Quinta – Macarronada com frango.
Sexta – Peixe ao molho.
E para todos os dias, caso o freguês não quisesse o prato do dia havia bife com fritas, filé de frango ou o indefectível picadinho.

Os freqüentadores de praxe estavam presentes, mesmo morando perto resolveram que nas primeiras semanas almoçariam no Canário para fazer “numero” nas mesas e atrair novos comensais. Desde que, claro, Canário fizesse um sensível desconto nos pratos durante aqueles dias.
E então lá estavam quase todos: Andrade, o professor aposentado; Dito, o ex-prefeito; Marvio o desocupado fiscal da natureza; Anízio e Derico.
Refestelavam-se todos, uns com o prato do dia – um apetitoso virado – e outros, como Dito, com um filé de frango grelhado: “-Para não aumentar o colesterol!” – dizia, quando entra um sujeito que ao que parecia, estava ali pela primeira vez, de passagem pela cidade a trabalho.

Entrou, sentou-se e em pouco tempo foi atendido por Fubequinha, garoto contratado por Canário para ajudar na hora do almoço.
-Pois não?
-Me trás um refrigerante diet gelado e o prato do dia... – diz ele com sotaque mineiro carregado.
-Refrigerante diet gelado não tem...
-Então trás um quente e gelo no copo.
-Não tem refrigerante diet.
-Uai... Então trás um comum mesmo... E o que é o prato do dia mesmo?
-Virado à paulista...
-Virado?
-É.
-À paulista?
-É....
-Não quero não... O que tem de opção?
-Picadinho ou file de frango.
-Só?
-Só... Mas o virado está gostoso.
-Quero não... Dá ultima vez que vi alguém pedindo um “trem” destes em outro bar, o balconista que era “mei esquisitim” virou de costas mostrando o traseiro e disse: “Ô loco, mano!”
Os tradicionais freqüentadores do boteco não conseguiram conter o riso.

-Mas então eu vou ter que ir comer em outro lugar, uai... Eu não quero comer frango não e “picadim” já viu né... Brigado assim mesmo...
Se levanta, pega sua pasta e se retira.

Naquela mesma tarde Andrade volta ao Canário para dizer que viu o mineiro comendo no bar “Recanto Gastronômico”, que apesar do nome pomposo, serve exatamente a mesma coisa...
-Exatamente não! – diria Andrade.
-Como não? – pergunta Canário.
-Lá ele estava almoçando um senhor “Tutu de Feijão”, com bisteca fritinha, ovo estrelado, couve, lingüiças e claro, o feijãozinho...
-E não é a mesma coisa? – indaga o botequeiro.
-Tecnicamente não... Tem o nome de “Tutu de feijão”.
-Com todo respeito mestre... Vá à...
Outros contos do botequim aqui: Açougue, Funerárias e Tarde normal.

Comentários

Joel Gayeski disse…
-Quero não... Dá ultima vez que vi alguém pedindo um “trem” destes em outro bar, o balconista que era “mei esquisitim” virou de costas mostrando o traseiro e disse: “Ô loco, mano!”
Os tradicionais freqüentadores do boteco não conseguiram conter o riso.
Não só ele Groo, hahaha.
Marcelonso disse…
Groo,

A propaganda é a alma do negócio,um nome pomposo muda tudo!

Esse cardápio tá esquisito hein, quem come na sexta tá ralado!

abs
Diego Trindade disse…
Poow! Também "só" "minero" "uai"!
:)
Anônimo disse…
...e M.C., escreve: PÔ ! O virado pode até ser paulista mas o bar-restaurante é carioca ! Olha a só malandragi em pessoa, andando dançando, ali... Olha a camisa dele... O calçadão de Copacabana na camisa dele ! De chapéu panamá( paraguaíto...). Na televisão... um grupo de pagode ! HA ! Seria o Fundo de Quintal ? Diria ser um barzinho na Lapa... Mas pode ser também em Vila Isabel.... E, sinceramente, a tchurma não parece paulistana... A cerveja da casa é a Bohemia ! De Petrópolis ! Ó lá trás, as geladeiras ! Ar condicionado... Paulistano tem hoooorror à ar condicionado... Mas, o que tenho a dizer é que existe uma briga das boas entre paulistas e mineiros e, sinceramente, acho que os paulistas estão com a razão. Os mineiros, primeiros a perceber que se ganha dindin com o turismo gastronomico, mesmo tendo uma baita culinária a favor deles, saíram roubando um monte de comida de outros estados( até da Bahia, vixe !). De São Paulo, devido aos bandeirantes, um monte ! Feijão tropeiro é de São Paulo ! E o pau come ! Má qué qui teím iço com o que o Groo escrevinhô ? Nada, sô ! Só sacanaji de carioca que não tem virado argum na cu...linária dele ! Tem virado de tudo que é lugar, aqui, no Rio. Arté Hipoglós ! Pacú assado ! Virado carioca é viado mermo ! Mas, sabiam que tentam tirar até a Feijoada da gente, fluminenses ? Mais isso é coisa de pernambucano ! Tentaram má num conseguiram... HA ! Mas tome cuidado com os mineiros... Daqui à pouco, churrasco gaúcho( que é argentino e uruguaio também...) vira mineiro ! O rodízio é NOSSO ! Faço até popraganda ! Porcão ! Um gaúcho que, na Av. Brasil, montou, junto do 1º hipermercado do Rio, das "Casas da Banha" - gentilmente apelidado de "Porcão" pelos cariocas - uma churrascaria do lado do tal Hiper. O Porcão se foi, faliu as "Casas da Banha" e a churrascaria herdou o nome e a inovação ganhou o mundo ! Porra... eu sou foda... entendo tudo de comida.... Namu, quer me namorar ?
Anselmo Coyote disse…
Uai.. aí também, fala sério, é soda!

Paulista só sabe pegar no pé de mineiro, se bem que... Bom, da última vez que andei por essas bandas o taxista me olhou fragoso e perguntou se eu queria que ele pegasse o minhocão! Nem dei resposta.

Abs.
Anônimo disse…
...e M.C., bebum, chegando em casa... HAAAAAAA! Gostei ! Muito paulistano pega o minhocão antes de ir prá casa ! HAAAAAA ! Mas, sem brincadeira, debaixo do minhocão( êpa ! ) ou bem próximo ao bicho mas horrível que uma arquitetura de uma cidade possa criar ( êpa ! êpa ! Aqui é o famoso Paulo de Frontin, sem apelido..., pois houve uma tragédia lá ) tem um bar que é famosíssimo por seu chopps bem tirado ! Os pastel são bons... Idéia bebunica ! Ique ! Ligação direta Sampa- Rio ! Minhocão - Piranhão ! O famoso viadoduto com a réfeitura do Sorrioconstrida sobre antigos putei.os ! Diretão de sampa, na do réufeito bundinha, Dudu... Ou, se preferirem... na bundinha do réufeito... Dizem que o daí éééééé ! HA ! Ique ! Fariam bom par os réufeitos alegres, destruidores de cidades... Veremos isso no futuro como os que construirão o Minhocão e Paulão Caixão( inventei, ique !). Um salva pacs prá eles ! pac ! pac ! pac ! pac ! Tem casa federau au au caindo pois feita de areia... Iiiiiiiique !
Paulo Levi disse…
Bela parábola sobre a influência do nome na percepção do consumidor. Acho melhor você registrar os direitos de uso: se ela cair nas mãos de um desses palestrantes do mundo corporativo, a platéia vai achar que o cara é um gênio.
Fábio Andrade disse…
Andrade é professor aposentado, né? Sei. Inocente coincidência de nomes, creio eu.