Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2012

As 10 fases do 1Bnismo

Imagem
Fase 1 – Ansiedade
Saem rumores na imprensa de que ele poderia testar pela equipe X, Y ou B, não confirma e nem desmente, mas dá declarações de que poderia ser legal.

Fase 2 – A confirmação
Confirma o tal teste, mas tenta de todas as formas minimizar. Diz que são apenas testes e que há motivos mais fortes para aceitar uma possível proposta, mas deixa no ar: “Se eu gostar...”

Fase 3 – Aceitação
Mesmo sem ter achado grande coisa, aceita e faz elogios. Diz desde que o carro é bonito até que é o melhor que já pilotou. E todos os pilotos companheiros de equipe são gente boa.

Fase 4 – Auto ufanismo
Aceita, mesmo contra todas as evidencias de que vai dar caca, e começa a disparar frases do tipo: “Estou no meu melhor”, “Estou motivado como nunca”, “Este ano é meu” e "Serei campeão".

Fase 5 – Caindo na real
O campeonato começa e ele vê que não era daquilo. Aliás, já sabia, mas não aceitava, então começa a dizer que as coisas às vezes não são como se apresentam e outras desculpas. E então…

A inspiração da Caterham

Imagem
From:  Tony Fernandes (Ex-chappman_cover@ex-lotus.com)
To: Gordon Murray (fui_igual_ao_newey@someday.com)
Subject: O novo carro.

Gordon, eu sei que você já trabalhou com os melhores e que fez até a Brabhan campeã, então acho que não preciso dizer muita coisa sobre nosso projeto.
Sei também que você entende as nossas limitações, mas confiamos em você.
A única coisa que eu queria mesmo pedir era que você se inspirasse naquele desenho animado... Eu não consigo me lembrar exatamente do título, mas era um personagem que vivia fugindo... Bom... Não me lembro mesmo, mas confio em seu trabalho.
Sem mais,
Tony (CEO of Catherham)


From: Gordon Murray (fui_igual_ao_newey@someday.com)
To: Tony Fernandes (Ex-chappman_cover@ex-lotus.com)
Subject: Re- O novo carro.

Está ai o que você me pediu, o carro lembra exatamente o personagem. E por uma sorte tremenda até nas cores... Veja ai o comparativo. Já estamos divulgando o carro. Vai ser um sucesso!
Gordon Murray, projetista 



From: Tony Fernandes (Ex-chappman_c…

E eu pensando que era porque ele não queria...

Imagem
-Duzentos e vinte e dois. – grita a atendente do INSS chamando a próxima senha.
-Acho que é seu numero... – diz um cidadão loiro sentado ao lado.
-Como? – desperta 1B que cochilava na cadeira.
-Duzentos e vinte e dois! – chama novamente a atendente.
-Acho que agora é seu número. – repete o alemão.
-Não é o seu? – pergunta ele enquanto procura sua papeleta da senha no bolso.
-Duzentos e vinte e dois? Não tá ai mais? Então duzentos e vinte e...
-Aqui! – se levanta 1B interrompendo – Já estava indo...
-Se o senhor demorasse mais um pouquinho chamava o próximo e ai não poderia reclamar de que passei o alemão ai com o “dois dois três” na sua frente... – diz a atendente.
-Mas eu não reclamo...
-Ah não?
-Não! Só que...
-Chega de desculpinhas... – diz ela interrompendo – Trouxe os documentos?
-Sim... Claro! – diz 1B.
-Informe dos rendimentos?
-Sim...
-Todos?
-Aqui estão... Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams.
-Comprovante dos depósitos do FGTS?
-Aqui neste envelope...
-Hum... On…

E o resto é história...

Imagem
-Arnolpho... Passou um pessoal ai querendo falar com você.
-Um pessoal?
-É... Achei bem estranho eles.
-Quem era?
-Não sei.
-Quantos eram?
-Três... Dois cabeludos e uma menina.
-Sério? Devem ser eles... Tomara que seja.
-Eles quem menino?
-A senhora não conhece, mas se for mesmo o que estou pensando e também o que quero que aconteça, vai ser o mesmo que ser convidado pra tocar com os Beatles!
-Tocar com quem?
-Nada, nada...  Eles vão voltar?
-Não disseram, mas deixaram um telefone. Está preso na geladeira...

Arnolpho Lima Filho então liga para o telefone que foi deixado.
-Alô?
-Alô, aqui é o Liminha...
-Fala bicho! Aqui é o Arnaldo. Será que você pode dar um pulo aqui na Pompéia?
-Vou sim... À tarde estou ai.
-Beleza!

Naquela mesma tarde Arnolpho Lima Filho se dirige ao tradicional bairro paulistano na zona oeste para se encontrar com Rita , Sérgio e Arnaldo.
Após ouvir dos irmãos Baptista que gostariam que ele fosse o novo baixista d´Os Mutantes para que Arnaldo se ocupe mais dos tec…

Um conto paulistano - São Paulo 458 anos

Imagem
Na região da Praça Princesa Isabel, no centro velho de São Paulo há uma estatua eqüestre de Duque de Caxias. Garboso, o herói da guerra do Paraguai está montado em seu vistoso cavalo em pose de vitória: o cavalo trota enquanto o cavaleiro brande ao ar a espada. A obra é do nobre artista italiano Victor Brecheret e foi inaugurada em Vinte e Cinco de Agosto de Mil Novecentos e Sessenta. Tem a altura de um prédio de dez andares, contando claro, com o pedestal feito em granito.
Como todo monumento em toda metrópole, após um tempo ninguém dá a mínima importância. Passa-se por ele e nem se da conta de que está lá. Se não estiver, muita gente nem vai notar.
Porém há um detalhe na estátua, que diga-se, sempre esteve lá, mas que nestes tempos de “politicamente correto” começou a incomodar um tipo de gente muito especial que, só com muito tempo ocioso - e pago com dinheiro público – se incomodaria: os nobres vereadores.
-O nobre colega há de convir que é uma indecência! – diz um situacionista. …

E segue o seco 2 - Bruno na Williams

Imagem
Não tenho opinião formada sobre Bruno Senna ainda, e ao que me parece – e tomara que esteja enganado – não será este ano que formarei uma.
O motivo é que - pelo que se lê - o contrato do piloto com a Williams é de apenas um ano, o que em tese seria suficiente para que mostrar serviço e ganhar mais algum tempo pilotando para o terceiro time mais vencedor da F1, atrás apenas da máfia de Maranello e de sua cópia menor sediada em Woking, mas...

A Williams pela qual Bruno pilotará não mais é a mesma equipe que tanto venceu e fez italianos e ingleses comer poeira mesmo quando tinha em seus volantes nomes menores como Damon Hill ou ridículos como Jacques Deusmelivre.
Os tempos são bicudos e a maneira com que Sir Frank ainda enxerga a F1 e seus meandros fizeram com que o time encolhesse financeiramente o que levou a um encolhimento técnico de proporções ainda maiores.
Os resultados (ou a falta deles) estão ai para deixar qualquer apaixonado pelo time (como eu) com a pulga atrás da orelha. Não…

Um conto gospel

Imagem
-Mas pastor...
-Nem “mas”, nem meio “mas”. Sinto muito.
-Por favor, o pessoal está animado em gravar com a gente, vão ficar frustrados.
-São jovens, vão superar.
-Mas que mal tem em tocar com a gente?
-Vocês não fazem música gospel. Não dá para misturar o sagrado e o profano.
-Poxa, é tudo música.
-Não, não é tudo música. A que meus meninos fazem agrada a Deus, é feita em seu nome e louvor. A de vocês não.
-Não faz sentido... O senhor já viu nosso contrabaixista tocar?
-Sim, vi...
-Então, o senhor é maestro, entende de música... Ele não é bom?
-Sim, não disse que ele ou mesmo vocês não são bons. São ótimos músicos. Mas não.
-Então... Se o senhor mesmo concorda que ele é bom e que nós tocamos bem, me diga: de onde o senhor acha que vem?
-Que vem o que?
-Nosso talento. Eu posso chamar de talento não posso?
-Pode... Claro que pode.
-Sabia que nenhum de nós estudou o instrumento a fundo?
-Ah não?
-Não...  Estudamos o básico.
-Onde você quer chegar?
-Simples: Nós fazemos música por dom e o…

Ferrari 2012: dolphin car?

Imagem
E vazam as primeiras imagens da nova Ferrari para 2012.
O carro é inovador e embora não seja agressivo como os boatos davam conta.

-Pensamos em fazer um carro condizente com a imagem do time.  – disse o chefe de equipe Stefano Domenicali – Arrojados, mas sem a agressividade aparente... Como os golfinhos que nadam muito rápido.

-Encomendamos a nosso projetista um carro que desse saltos de qualidade! Para que fosse o ponto de virada rumo aos títulos – discursou Luca Di Montezemolo ratificando o assunto.

Massa disse esperar que o ano seja realmente diferente em termos de resultado e confia no novo desenho.
Fernando Alonso, além de mostrar muita confiança ainda declarou que o novo carro ferrarista atrairá a atenção de todos.
Procurado pela nossa reportagem, Sebastian Vettel após ver a foto do novo carro declarou.
-A nova frente da Ferrari parece mesmo um golfinho e realmente traduz o que eles tem feito: sobem tirando a cabeça pra fora da água e fazem uma graça nas sextas e no domingo afun…

E segue o seco...

Imagem
Não serei hipócrita. Continuarei não gostando de sua obra...
Não lerão que foi injusto o fato de Bruno ter ficado com a vaga apenas porque tinha uma carteira mais recheada.
Não leram quando Petrov ficou com a vaga na Lotus pelo mesmo motivo. Questão de coerência.
Não é porque acabou – se é que acabou – a longa passagem do 1B pela F1 que encontrarão aqui nada light ou condescendente.
Em minha ótica, sempre perdeu o bonde. Sempre perdeu as horas certas para algumas decisões.

O maior exemplo é aquele fatídico e emblemático GP da Áustria em 2002 quando cedeu a posição para o primeiro piloto. Poderia ter feito sem alarde. Não precisava gostar da idéia, ficar feliz...
Mas resolveu fazê-lo em cima da linha de chegada na intenção de deixar marcado que não estava de acordo. Se não estava de acordo e não havia nada que o obrigasse (entenda-se contrato), não fizesse. Simples assim.
Mas se havia algo escrito e firmado... A hora de ser o rebelde não era no último metro da última volta. Aquilo ao i…

Pergunte ao Groo (Mas não espere uma resposta decente)

Imagem
Tem gente que leva algumas coisas à sério demais.
Eu aqui escrevo algumas besteiras que vez por outra dá a falsa impressão de que entendo algo sobre a F1.
Não nego que sou apaixonado pelo mundo da velocidade, seria burrice com a quantidade de textos sobre o assunto que despejo aqui, mas... Daí até receber por e-mail perguntas sobre a categoria ou outros assuntos...
Não vou dizer quem perguntou, mas ai vão algumas respostas.

Ron, por que você, sendo brasileiro, prefere a F1 ao futebol?
Bem... Você já viu algum piloto, depois de realizar uma ultrapassagem, fazer a dancinha do Teló? E quando evitam uma, você já viu algum sair correndo e tirar o macacão e ficar rodando acima da cabeça? E quando acaba a corrida, você já viu alguma equipe sair comemorando com o bonde do ferrarão sem freio? Precisa Mais?

Groo... É horrível uma segunda feira em que não houve corrida no domingo né?
Não acho... Ainda bem que tem uma segunda feira depois de um domingo sem corridas... Imagina ai se a segunda resol…

Duelo

Imagem
Rubens: -Vamos ver quem saca a carteira mais rápido, Kid Bruno?
Bruno: -Não se trata de velocidade Rubens  Old Crazy Turtle...
Rubens: -Então estou em vantagem!

publicado originalmente no Pódium GP

Um pouquinho de cobotinismo: Fui convidado - e obviamente aceitei - pelo gentil Max Fischer e a talentosa Débora Cestare a participar do podcasting Fishes and Bracciolas. Creio não ter feito feio, confere lá: parte dois, parte um e a terceira já está aqui

Música de sexta (porque de sério basta a segunda...)

Imagem
Band of Horses é o nome de uma banda formada em Seattle, EUA, mesma cidade de onde veio toda uma geração de roqueiros sob o nome de grunge.
Diferentemente de seus conterrâneos, seu som e visual é mais parecido com a música caipira – country – americana.
Um dia fizeram uma canção que pensaram ser o seu grande hit!
Então se esmeraram nos arranjos tornando o refrão fácil e assobiável, de melodia simples e capricharam no sotaque country.
Porém como acontece muito ao redor do globo, não estourou. Passou em branco.
Mas um dia...

-Alô! É do estúdio dos Horses?
-Sim, quem fala?
-É o Cee, quem fala ai?
-É o Chris...
-Chris, to ligando para perguntar se posso regravar uma canção de vocês em meu próximo disco.
-Hum... Qual?
-No one´s...
-Se quiser, manda ver... Mas esta música não deu em nada. Disseram nas rádios que era “americana” demais.
-Ok... Obrigado darei os devidos créditos.

Algum tempo depois em uma rádio qualquer dos EUA...

"-E você acabou de ouvir Cee Lo Green, e SUA sensacional …

Wrooom 2012 in loco

Imagem
Imagens bonitas, chocolate quente de primeira, fondues de queijo suíço e mulheres com rosto bonito (o resto não dá nem pra imaginar com tanta roupa) e excelentes acomodações dão a tônica do Wroom 2012.
Mas infelizmente, com o orçamento reduzido que o Ultrapassagem.org disponibilizou só pude ficar hospedado na casa de um brasileiro que reside na região.
E por conta disto perdi os primeiros dias do evento, só podendo mandar as primeiras impressões agora.
Estive hospedado na casa de Juscelino que é mineiro e foi batizado em homenagem ao ex-presidente.
Ao entrar na casa, ele me disse que ficasse a vontade e então, com fome, ataquei um queijo gorgonzola que estava em cima da mesa.
Infelizmente, Juscelino só me avisou tarde demais que não era um gorgonzola e sim um queijo minas enviado por sua família, mas que ele suspeitava que já estivesse estragado.
Mas vamos às informações...

Aqui em Madonna di Campiglio o evento anual da Ferrari segue a todo vapor...
Aquele vapor incomodo que sai da bo…

E cada um tem o que merece...

Imagem
A festa de Alonso é em Madonna di Campligio...

Massa vai - no máximo - na festa de Joelma di Calypso...

F1 2012: Esquisita e curiosa

Imagem
Na Espanha disseram que podem abrir mão do GP de Valência (já vai tarde) e agora também do GP da Espanha, nos arredores de Barcelona. Não só: também diz que não sabem se poderão organizar a MotoGP.
Tempos ruins para o esporte a motor na terra da (intragável) paella.
E tudo alegando a – real e severa – crise financeira que assola a Europa.
A parte curiosa é que a mesma crise parece nunca afetar o futebol daquele país... Ao menos não os dois maiores times.
Ou aquilo dá muito certo e é administrado de forma louvável e seus dirigentes deveriam ser primeiro ministro e ministro da fazenda, ou todos deveriam estar presos... Tenho fortes tendências a crer na segunda opção.

Helmut Marko disse que os pilotos da Toro Rosso – Alguersuari e Buemi – não são pilotos vencedores.
Aqui também tem um lado curioso.
Alguns dias depois Helmut contrata Buemi para ser o piloto reserva da matriz Red Bull.
E isto depois de sondar Alguersuari que, segundo dizem, recusou.
Será que aquela pedrada danificou mais q…

A F1 e os direitos humanos no Bahrein

Imagem
-Senhor Ecclestone?
-Sim Jones...
-É James, senhor.
-Pois não.
-Recebemos alguns pedidos para que não realizemos o Grand Prix do Bahrein deste ano.
-Pedidos vindos de onde? Do gerente do nosso banco? Corremos algum risco de perder dinheiro lá?
-Não senhor...
-Não foi do gerente ou não corremos riscos?
-Não foi do gerente senhor.
-Mas então corremos risco?
-Tecnicamente senhor.
-Explique melhor, Jhons...
-É James, senhor... Os pedidos vêm de grupos de defensores dos direitos humanos.
-Eles de novo?
-De novo?
-E o que alegam?
-A situação política. O povo ainda está sob jugo de governantes totalitários. Suas manifestações pedindo mais liberdade ainda são reprimidas com violência.
-Sério?
-Sim...
-Me lembra muito a situação da África do Sul nos anos de Apartheid... O governo de minoria branca descia a lenha na maioria negra... E ainda usava a F1 para tentar mostrar ao mundo que lá dentro tudo ia muito bem. Aquilo era odioso.
-Mas o senhor liderou as equipes e realizou a corrida lá!
-Sim,…

Enquanto isto em Grove...

Imagem
Após a saída de Patrick Head da parte esportiva da Williams F1, Sir Frank se viu obrigado e fazer uma redistribuição de papeis dentro da equipe.
Ele, como sempre, seria o CEO, o chefão.
Toto Wolf seria o responsável por atrair novos investidores.
E para resolver a questão do companheiro de Maldonado, Sir Frank conversa com Adam Parr.

-Adam, você tem sido de muita utilidade na equipe, além claro de ser um cavalheiro.
-Muito obrigado Sr.Williams, faço o que estiver ao meu alcance.
-Deixe de modéstia, tem feito muito mais do que o possível.
-É só minha obrigação.
-E ainda assim tem feito muito bem... Mas agora tenho uma tarefa para você que não é das mais simples. Gostaria que você arrumasse um jeito de definir o outro piloto para a equipe.
-Mas isto é simples... Eles estão batalhando por melhores patrocínios, quem trouxer o maior, fica.
-Meu caro Adam, há coisas que aceitamos e outras que fingimos aceitar... Não gosto desta idéia de ter dois pilotos pagantes no time.
-Eu sei... Mas não …

Comédias da vida real na F1 #5 - Nobreza e cavalheirismo para o bem e para o mal

Imagem
O automobilismo é mais que um esporte de competição, velocidade e coragem.
Nos primórdios a F1, sua maior expressão, até era tida como esporte de cavalheiros
Histórias existem aos montes.

Como esta recolhida do blog F1 Corradi em que Mike Hawthorn, pilotando uma Ferrari lidera o grande prêmio da França de 1958 na pista de Reims,
O inglês encosta na Masserati pilotada por Juan Manuel Fangio - que não havia se dado muito bem nas longas retas do circuito - e está a ponto de lhe colocar uma volta de vantagem.
Hawthorn surpreendentemente segue até o fim da corrida atrás de Fangio sem sequer ameaçar ultrapassá-lo.
Ao termino da prova, perguntado por que não ultrapassou o argentino respondeu reverentemente: “-Não se coloca uma volta em Fangio!”
Não tão ético, mas com o mesmo senso de cavalheirismo e nobreza, dois personagens mais recentes também têm sua história.
Ao perceber que Bernie Ecclestone, então proprietário da equipe Brabhan iria burlar a regra de peso mínimo dos carros na pesagem p…

F1 2012 - Brasileiros renovando as esperanças

Imagem
Os três pilotos brasileiros, escaldados com o ano ruim que terminara – ao menos no âmbito profissional – resolveram se cercar de ajuda extra para a temporada 2012.Todos os três já haviam tido a experiência de serem cuidados espiritualmente por Pai Tião, mas os resultados nunca eram os esperados. Desta vez foram atrás de um sábio, que segundo ouviram falar, tinha respostas para tudo.
-Cê tem certeza? – pergunta Bruno.
-Claro! Eu já me enganei? – Responde Rubens. -Bem... Já sim. Lembra daquela pulseira do equilíbrio? – diz Felipe. -Bom... Mas não fui eu quem trouxe para o nosso meio aquele charlatão do Pai Tião. -Charlatão nada! – Quando trabalhou para a Ferrari sempre dava certo. -É... E quando ele disse que o problema não era meu e sim do dono da Hispânia também estava certo. Foi só vender que o time evoluiu. – defendeu Bruno. -Mas só andou mesmo depois que você saiu, não foi? – atacou Rubens. -Até foi, mas eu também acabei num lugar melhor.
O silencio recai sobre o trio de pilotos enquanto che…