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Mostrando postagens de Novembro, 2012

As aposentadorias de Schumacher

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Ao terminar a temporada de 2006 A Formula 1 colocou mais duas legendas em sua vasta galeria.
Uma foi Fernando Alonso, príncipe desafiante que a bordo de uma Renault conseguia o seu segundo título mundial e dali partiria para fazer história na categoria. Para o bem e para o mal...
A outra legenda foi a primeira aposentadoria de Michael Schumacher, o maior vencedor da categoria com sete títulos por duas equipes diferentes.
Ao se retirar do circo Schumacher deixou além dos títulos, o legado de ter sido o responsável direto por mudanças em regras e pontuação após dominar completamente os campeonatos entre 2000 e 2004.
Voltou em 2010 sem o mesmo brilho e força, algo até compreensível em face da velocidade das mudanças que a categoria passou neste meio tempo em que esteve afastado.

Mas o que era a categoria durante aquele ano de 2006? O que exatamente Schumacher estava deixando?
 E agora em 2012?  Quais as diferenças e semelhanças na F1 nos anos das aposentadorias do hepta campeão?

Os motor…

Psicologia invertida

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E de nada adiantaram os mind games de Fernando Alonso, Sebastian Vettel se manteve frio e calado o tempo todo.

Quando Alonso disse que não tinha Vettel como adversário, mas sim Adrian Newey, o alemãozinho não respondeu.
Juntou-se com o projetista e discutiu qual a melhor forma de utilizar seu equipamento em cada uma das pistas que faltavam.

Quando Alonso novamente abriu a boca para dizer que além dele, apenas Lewis Hamilton vence corridas com carros inferiores, também não houve resposta.
Venceu foi vencendo as corridas que pode e chegou otimamente classificado nas que não venceu: terceiro em Abu Dhabi, segundo em Austin e sexto em Interlagos.

Quando a Ferrari criou o factoide da punição a Felipe Massa em Austin, jogando o asturiano para o lado mais emborrachado da pista, Vettel não reclamou e nem solicitou a Red Bull que fizesse o mesmo com Webber.
Simplesmente largou e fez sua prova da melhor maneira possível.
Enquanto o espanhol falava, Vettel trabalhava.

A tal pressão psicológica q…

Lado B do GP - Os segundões

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Nada mais lado B que piloto B, não?
Neste fim de semana tivemos um monte deles.
Foi tanto segundo piloto tentando inverter a ordem que foi uma maravilha.

Começa pelo sábado.
Felipe Massa acaba a classificação na frente de Fernando Alonso e dá entrevista todo bravinho e negando veementemente que haverá uma mutreta qualquer da equipe que fará o espanhol ganhar ao menos mais uma posição no grid.
Ao menos não mentiu.

No domingo, 1B original ataca de repórter da emissora oficial.
Não adiantou nem mudar de profissão.
A maldição do segundão o acompanhou e o boquirroto acabou como segundo repórter da Globo, correndo atrás de Carlos Gil pelo grid...
Mais lado B ainda foi quando tentou entrevistar Michael Schumacher, que nem deu bola, mandando afivelar o cinto de segurança e colocando o capacete.

Então aparece Webber, o segundão da Red Bull querendo a todo custo chamar a atenção para si.
Na largada consegue ficar atrás de Vettel, mesmo se classificando a frente.
Então espreme o alemão contra o …

F1 2012 - Brasil - CHUUUUUPA ALONSO!

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A semana inteira o que mais ouvir falar foi (com voz irritante): “-Se chover o Alonso é campeão”.
Pois bem... Choveu.
E não foi pouco e nem foi constante. O que é pior já que obriga a uma troca constantes de pneus e estratégias.
Para ajudar, Vettel é tocado, roda, cai para último na primeira curva e ainda tem parte da carenagem do carro e do assoalho quebrados.
E o que aconteceu? Nada.

Alonso não conseguiu ser campeão da mesma forma.
O espanhol não é o deus supremo da pista molhada como parte da imprensa e seus fãs mais xiitas pintaram durante toda a semana.
E nem Vettel é o “Zé Mané” mor da pista molhada, basta lembrar de sua primeira vitória, debaixo de um senhor pé d´água, com uma carroça da Toro Rosso e no mais veloz dos circuitos da F1.

A maior prova disto é que mesmo com a pista molhada, Alonso não superou as McLarens - enquanto as duas estavam na pista – e Vettel, numa recuperação fantástica veio de último para a quarta posição e com o carro perdendo pedaços.
Não bastasse, aind…

1B no oftalmologista

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-Que letra é esta? – pergunta o oftalmologista apontando o cartaz.
-F... – responde o paciente.
-Muito bem, muito bem... E esta aqui? – aponta uma menor.
-E.
-Hum... E esta?
-Agora complicou! Tá bem pequeno... Seria um R?
-Quase isto... São dois.
-E então? Estou bem da visão?
-Ruim não está... Mas acho que vou ter que lhe recomendar óculos.
-Para descanso?
-Para corrigir uns defeitinhos.
-Eu tenho defeito na visão?
-Sabe como é... Idade, esforço... Tudo isto prejudica um pouco.
-Mas doutor... Eu não quero usar óculos.
-Bem, se é por vaidade, pode usar lentes de contato.
-Não... Nem é questão de vaidade, é pelo trabalho mesmo.
-O que o senhor faz?
-Como assim o que faço? O senhor não me conhece? Não gosta de corridas?
-Não, não sei quem é o senhor e não gosto de corridas. Como não é negão e é brasileiro, não deve ser queniano.
-Não, não... Me expressei mal. Não gosta de automobilismo?
-Ah! Corrida de carros?
-Isto!
-Não gosto também não... Mas fiquei curioso: quem é o senhor?
-Sou Rub…

Manchetes Win or Wall

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E Perez continua causando dúvidas Os últimos resultados e suas declarações não estão ajudando o mexicano. Ele sim vai ser o verdadeiro Win or Wall. Ou vence e cala a boca de todo mundo, ou dá razão a todos eles...

Mario Andretti sugere terceiro carro para equipes da F1 Mario sabe das coisas, tem visão americana da parte promocional do esporte. Isto é bom.
Só precisa aparar as arestas das idéias...
Originalidade no pódio texano Ok, não é tão ridículo quanto a dancinha indiana, mas que ficou parecendo coisa da festa do peão em Barretos ninguém duvida.
Alonso elogia a "honestidade" da Ferrari em Austin Depois desta, Martins Withmarsh, o chefe da McLaren disse que tinha dúvidas sobre o caráter de Alonso e disse também que quando correu por lá, teve este tipo de ação negada pela equipe. Hum... Sei... Sei... Mas xerocar o carro da Ferrari não foi pedido do asturiano foi?
O sujo falando do mal lavado.
Montezemolo elogia trabalho de Felipe Massa Não poderia ser diferente. Aceitou de boa e…

Lado B do GP - O pódio

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Com uma corrida dentro do que se pode chamar de boa, há pouca coisa há se destacar como lado B, mas, na boa?
Por mais que estivesse no contexto, os chapéus de cowboy poderiam ter ficado fora do pódio. Não?

Não.
Em categorias nacionais os americanos são os reis do pódio bizarro.
Há uma corrida no mesmo Texas que o vencedor comemora dando uns tiros para cima. Para eles faz sentido, ainda que para nós não.
Isto sem contar aquele em que o troféu é uma Gibson Les Paul e outras em que tomam leite, suco de laranja...
Esta do leite foi até copiada nas corridas da Indy aqui no Brasil, só que em vez do cara tomar o suco de vaca vindo de uma bonita garrafa de vidro, faz biquinho para mamar o liquido direto da caixa longa vida.

Agora, imagino se a moda dos chapéus pega e vão fazer corridas na Noruega, por exemplo.
Seria no mínimo surreal ver os pilotos com capacetes de viking com tranças e tudo.

Mas pelo lado bom não teve dancinha em frente aos pilotos como na Índia.
Se bem que sendo à moda texa…

F1 2012 - EUA : Texas blues

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E pode-se dizer que o evento foi um sucesso.
Um tremendo sucesso.
A pista, ainda que calcada no CRTL C e CRTL V e por isto mesmo um tantinho sem alma, funcionou bem. Lisa, não castigou os pneus.
Ultrapassagens em todos os pelotões, público em bom número e participativo.

Ponto negativo para a história mal contada da troca de câmbio no carro de Felipe Massa onde – novamente- apenas Alonso saiu favorecido ao mudar de lado na fila de largada.
Saiu do lado “sujo”, sem emborrachamento para a o lado com melhor tração.
A conversa era de que largando do lado “sujo” além de não poder nem sonhar em saltar a frente, ainda corria-se o risco de perder uma ou duas posições para os que viessem de trás.
Realmente!
Foi o que aconteceu com quem ficou por lá.
Já Alonso deu um salto de duas posições
Mas isto vindo da casa do mal é coisa normal.
Como também foi normal – e louvável – a Red Bull não se utilizar do mesmo expediente e forçar uma punição por troca de qualquer coisa no carro do canguru motorista…

GP dos EUA inesquecível

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Grande Prêmio dos EUA, ao menos para os brasileiros é sempre cercado de uma mística, de uma aura histórica.
Primeiras vitórias de Emerson e Piquet.
O primeiro título de Piquet.
Vitórias de Ayrton Senna e até de Rubens Barrichello, ainda que deste último pareça – até hoje – uma compensação pela patacoada ocorrida na Austria no mesmo ano em que a poucos metros da linha de chegada o brasileiro tenha cedido – ou sido obrigado a ceder – a posição ao alemão Schumacher.

Mas olhando atentamente também há passagens cômicas ou dramáticas.
Pista em estacionamento de shopping, corridas com calor infernal em que pilotos até desmaiavam e o mais curioso de todos os casos: a corrida de 2005.

Não que a crise dos pneus a aquela altura fosse uma comédia, longe disto.
O perigo de haver muitos acidentes por conta da falha nos Michelin realmente existia e não tinha nada de engraçado.
O protesto – inusitado, inédito e muito válido – na largada do GP dos EUA de 2005 trouxe outras nuances, estas sim cômicas (…

F1 X Futebol: morre o burro fica o homem

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A emissora oficial da F1 no Brasil optar por exibir na tarde deste domingo uma partida do – já decido – campeonato brasileiro de futebol já era até esperado. Favas contadas.
Nem com os atrativos de ser a penúltima corrida do ano, com possibilidade da decisão do título mundial de pilotos (em uma briga acirrada) e ser a primeira corrida na pista americana de Austin pesaram.
A emissora mostrará jogos de futebol de um campeonato decidido com três rodadas de antecedência e priorizará uma partida entre um time sem pretensões (Flamengo) e outro virtualmente rebaixado (Palmeiras) e exibirá em VT a corrida após o programa Fantástico.
Ao vivo apenas no canal pago SporTV, que também pertence à empresa.

Longe das questões comerciais que envolvem a grade da TV, o que se propõe aqui é discutir o valor jornalístico da escolha.
Qual é mais relevante?
Esqueça contratos de publicidade, com isto que se preocupem os anunciantes que pagam para exibir suas logomarcas tanto no futebol quanto na F1, mas jorn…

Andretti e o terceiro carro

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Mario Andretti, o campeão da temporada de 1978 foi escolhido – com muita justiça – o embaixador para a prova americana da Formula 1 em Austin.
Foi lá no circuito, deu algumas voltas e aprovou o traçado, tudo nos conformes.

Agora - como era de se esperar - faltando poucos dias para os carros entrarem para valer na pista, o patriarca do clã Andretti é procurado pela imprensa mundial (ao menos a ligada ao automobilismo) para entrevistas.
E não negou fogo:
“-Eu adoraria ver voltar à regra que permitia as equipes colocar um terceiro carro com um piloto local convidado a cada GP. Foi assim que eu entrei". – disse.

Mario fez sua estreia na categoria pilotando um terceiro carro da Lotus em 1968 nos GP´s da Itália e dos EUA, países onde nasceu e foi naturalizado respectivamente.

“-Esta é uma grande chance da F1 se afirmar mais nos eventos fora da Europa, afinal o público local adoraria ver um ídolo local levando a bandeira de seu país.” – e completou – “-Isto chama muito a atenção e quant…

Manchetes Win or Wall

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Kimi confecciona e distribui camiseta com frase dita em Abu Dhabi

Luiz Razia: "-Piloto pagante não é vilão."

Descoberto o segredo da Red Bull: a união.


Withmarsh diz que Lewis se arrependeu de sair

Visite, comente e siga o tumblr (isto sim é palavrão) Win or Wall

Cockpits ou equipes de aluguel?

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Carlos Slim, o mandachuva da Telmex disse em entrevista que confia no acordo com a Sauber para que Esteban Gutierrez seja piloto do time na temporada 2013, substituindo outro mexicano, o agora maclatano Sérgio Pérez.

O modus operandi não é exclusivo e nem é novo.
Em suas devidas proporções, Pastor Maldonado também só está na Williams por imposição do governo venezuelano. Não diretamente, mas por obra da petrolífera PDVESA, mas é correto?

Uma ação publicitária prevê que uma empresa pague para expor suas marcas nos carros, nos uniformes dos mecânicos e por vezes unem seus nomes aos da equipe como a Vodafone McLaren Mercedes.
Mas no caso dos dois citados vai além.
E não se discute aqui se Perez, Gutierrez ou Maldonado sejam bons ou maus pilotos, mas sim a imposição de seus nomes que faz com que, além de comprar o cockpit, a empresa também esteja alugando a equipe.

Ainda que segundo Frank Williams, a F1 seja um esporte apenas entre duas e quatro da tarde aos domingos (horário europeu) e u…

E se a camiseta do Kimi lançasse moda?

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Quando Kimi Raikkonen disse a seu engenheiro ainda durante a corrida em Abu Dhabi que o deixasse em paz e que ele sabia o que estava fazendo o mundo inteiro achou engraçado.
Vivas a espontaneidade e sinceridade do finlandês foram ouvidos e lidos mundo afora, embora – como sempre – alguns azedos acabassem classificando a atitude como grosseria e falta de respeito.
A própria FIA soltou um comunicado solicitando aos pilotos que fossem mais educados, não falassem palavrões etc.
O comunicado não fazia menção ao ocorrido na Lotus, mas para bom entendedor...

Muito provavelmente Raikkonen não esteja nem ai para o que pensa a FIA ou mesmo os fãs, mas resolveu dar uma capitalizada em cima do acontecido com seu humor peculiar como já tinha feito após ser flagrado – e criticado por muitos - comendo um sorvete com refrigerante durante a interrupção da prova na Malásia em 2009 convidando em uma carta a imprensa para tomar sorvete com ele no seu retorno a Sepang.

Agora encomendou cerca de quinhenta…

Cem anos de Luiz Gonzaga

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-Mestre Lua, eu vou com o senhor nesta turnê, mas vou daquele jeito...
-Mas rapaz... O que lhe aflige? Vamos tocar para nossos fãs e irmãos lá da nossa região...
-Eu sei mestre, e o senhor sabe o quanto eu gosto de voltar para nossa terra e tocar lá, ver aqueles rostos felizes. Lá onde tudo começou pra gente.. Mas fico cabreiro...
-Mas homem, se gosta de voltar pra lá, gosta de tocar lá, se gosta do povo... Qual o problema?
-É o avião mestre... Não gosto de voar e não escondo isto de ninguém. Se fosse pra este nordestino aqui voar o Pai eterno teria me feito carcará...
-Mas olha que bela lembrança... João do Valle... “Carcará pega mata e come”...  Mas Dominguinhos, eu não sabia deste teu medo de voar não. É verdade isto ou você está de fuleiragem?
-É a mais pura verdade. Se tiver de voar, eu vôo. Mas gostar mesmo eu não gosto não.
-Deixe de bestagem rapaz... Isto aí e o transporte mais seguro do mundo, a melhor invenção do homem... Imagina se não tivesse o avião a gente tava lascado p…

Manchetes em charges (Win or Wall)

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Daniel Ricciardo aliviado por renovar com Toro Rosso

Nico Hulkemberg assina com Sauber para 2013

GP de Abu Dhabi ameaçado por uma tempestade de areia (que nem soprou)

Vettel larga dos boxes e termina em terceiro após fazer muitas ultrapassagens

Kimi briga com engenheiro no rádio durante Gp.

siga o tumblr (palavra escrota)Win or Wall

Quem surfa nesta onda?

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E de repente São Paulo virou um campo de guerra. Tão ou mais violento quanto o Iraque, o Irã ou os morros cariocas antes da pacificação.
Não há uma só chamada na TV, especialmente na rede Globo em que não apareça ao menos uma vez o selo: “Violência em SP!”.

Claro que o problema existe.
Uma megalópole como SP tem – obviamente - os problemas equivalentes a seu tamanho. Seja na educação, saúde e principalmente na segurança.
Porém, não esta se matando ou roubando mais nestas duas ou três semanas em que o selo “violência em SP” tem sido exibido, comentado e espalhado até no domingão do Faustão. Mas está se noticiando mais. Com mais frequência, com mais ênfase, mas sem profundidade.
Noticiam-se os assassinatos quantificando, mas nunca explicando.
Não se fala das motivações de cada caso.
Como se bandidos saíssem às ruas apenas para matar qualquer um que estiver dando bobeira. Sem motivo algum.
Não parece algo irresponsável?
E é... Isto cria efeitos colaterais perigosos. Muito perigosos.
O pâ…

Lado B do GP abumdabense

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O GP da Abumdabe teve sim seu lado B, talvez não sejam tão engraçados, mas foram irônicos.

Ironia 1:
Alonso disse na semana passada que Vettel não tinha feito nenhuma corrida espetacular para merecer a atenção que vem tendo.
Pronto, está ai o que ele queria: de último para terceiro e de quebra ainda mantém a ponta do campeonato.

Ironia 2:
Sérgio Perez não consegue pontuar depois que assinou com a McLata e resolveu agora ser uma maquina copiadora.
Primeiro copiou tudo de ruim que Hamilton já fez em pista e agora copiou Romain Grosjean, que era o único, em muito tempo, a tomar um stop and go.
Devia copiar ao menos os ruins que ganham como Maldonado e Nico Rosberg.
Se bem que copiar o Nico é algo temerário.

Ironia 3:
Hamilton, Hulkemberg e Felipe Massa se derreteram de elogios a Fernando Alonso.
Não que estivessem errados, mas curiosamente – ou ironicamente – nenhum dos três fez grande coisa na corrida. Os dois primeiros sequer terminaram a prova e Massa foi apenas o sétimo, nas beiras d…

F1 2012: Abumdabe cinematográfica!

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Eis uma coisa que ninguém esperava: uma corrida muito boa em Abumdabe.
Pela primeira vez em sua história, que nem é tão longa assim, a pista travesti proporcionou um espetáculo esportivo mais interessante que o jogo de luzes que iluminam o prestobarba gigante.
Não sobrou espaço nem para o parque de diversões da Ferrari, que visto de cima parece uma calcinha esticada na areia.

Foi uma prova agitada, emocionante e surpreendente como deveria ser, por exemplo, em Suzuka e não foi.
Queimou a língua de um monte de gente, eu incluso, que previa uma manhã de sono à frente da TV.
Então vamos dizer o seguinte: Abumdabe deixou de ser uma corrida travesti para ser uma corrida “mulher feia, mas muito gostosa”, que – convenhamos- é melhor. Não?

Se fosse roteirizada, a prova não seria melhor do que foi.
O líder da temporada, com o melhor carro, largando em último, lá dos boxes, tendo de passar por um sinuoso túnel antes de realmente poder acelerar na pista.
Ultrapassagens por toda a pista e em todos…

Extremos opostos

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A história e a produção musical do Pink Floyd podem ser divididas em três partes distintas.
A saber:
Psicodélica, sob a liderança de Syd Barret.
Progressiva, quando Roger Waters dominou tudo.
Cover, quando David Gilmour começou a mandar.

É muito complicado apontar as melhores canções das duas primeiras fases, tudo era muito original e há de tudo para todos os gostos.  Rock, jazz, blues, até música clássica.
Na terceira, o grupo começou a soar como uma ótima banda de covers de si mesma, o que na pior das hipóteses ainda é algo muito agradável.

Mas dá para arriscar dizer que, nas duas primeiras – e nem na terceira mesmo – há uma canção tão bonita e delicada quanto Poles Apart e seu solo de guitarra que remete o ouvinte á uma paisagem azulada, tranquila...

Esta é a escolha para a música de sexta, sem nenhum motivo especial além de ser bonita.

Areia nos buracos do Newey

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-Fry, não quero nem saber, se vira...
-Mas, Fernando!
-Nem "mas", nem meio "mas"... Ou tiramos a diferença que os dois buracos do Newey estão fazendo na Red Bull ou falo com o Luca e pelo pra mandar todo mundo embora e contratar o Briattore e sua turma.
-Você não teria coragem?
-Quer apostar?

O silêncio impera na sala enquanto Alonso dá as costas à Pat Fry.
No mesmo momento chega à sala Stefano Domenicali.

-Eu falei para você não questionar o erro dele no Q3 da Índia, não falei?
-Mas ele jogar a culpa toda em cima da gente não tá certo.
-Como não? A parte dele está sendo feita. Ele pilota e arruma os resultados...
-Seu puxa-saco! Tá com medo de perder o emprego?
-E você não?
-Bem... Pior que to.
-Então melhor arrumar um jeito de parar as Red Bull com furo do Newey...
-Sei lá... Acho que só se chover...
-Água?
-Não, seu italiano burro... Se não for água vai chover o que?
-Não... Eu quis dizer... Água não adianta, Vettel corre bem na chuva... Só se fosse areia, né? A…