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Mostrando postagens de Janeiro, 2014

Para evitar gafes

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Definitivamente, beleza não é a tônica desta temporada, mas isto não deve impedir que ela seja emocionante.
Ao menos é o que esperamos.
Porém, há algumas precauções que devem ser tomadas para quem vai escrever sobre o campeonato durante o ano.
Há que se evitar algumas expressões, palavras e frases feitas.
Alguns exemplos:

Com estes bicos fálicos nos carros, ficará de muito mau tom dizer: pintou o campeão!
A menos, claro, se o campeão for o Nico Rosberg. Ele gosta de ser pintado, se é que me entendem...

No caso de uma simples batida na Loews é bom segurar os dedos.
A tentação de dizer que o bico de um carro entrou com tudo na caixa de marchas do outro pode mal entendido.
Ah, e claro se houver um engavetamento monstro na largada do GP da Bélgica, bem ali na La Source, policie-se.
Não vá escrever que aqueles carros todos engatados uns na traseira dos outros parecem aquela fila de cachorros que você viu perto de um terreno baldio.
Não vai pegar bem.
Voltando ao primeiro parágrafo deste te…

Solução nada convencional

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Gê nunca tinha visto um bidê até se deparar com um no banheiro da casa de um amigo recém casado.
Estava atormentado por ter de reprimir por horas suas necessidades fisiológicas e demorou a criar coragem e pedir para usar o banheiro.
Ao entrar deu de cara com aquela “privada” diferente e após hesitar alguns segundos resolve experimentar aquela novidade e fazer suas necessidades naquele vaso com torneiras em vez de válvulas de descarga.

Feito o ‘serviço’ ficou surpreso em descobrir que aquelas torneiras não empurravam a ‘obra’esgoto abaixo, mas esguichavam um jato d´agua quente para cima.
Não adiantava apertar e segurar, a insistência neste caso não garantia o êxito.
O que fazer? Como tirar dali aquela coisa?
O arrependimento já dava sinais de sua chegada.
Por que fora se meter com coisas as quais nunca havia sido apresentado?

Os anfitriões já preocupados com a demora batiam à porta e perguntavam se estava tudo bem.
As respostas eram sempre afirmativas: “-Estou lavando as mãos! Já saio.…

Criatividade: a gente via por aqui

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O maestro Rogério Duprat se preparava para mais uma sessão de gravação com um trio de moleques muito promissores vindos do bairro da Pompéia, em São Paulo: Rita Lee, Arnaldo Baptista e seu irmão Sérgio Dias Baptista.
Encantado, dava passagem e forma a toda e qualquer ideia do grupo em relação ao arranjo das canções.
Ainda assim, o maestro ficara com uma pulga atrás da orelha ao ver Rita chegar ao estúdio carregando uma bomba de flit usada para borrifar veneno.

Passou por todos e pousou o estranho objeto (ao menos para o local e a ocasião) entre os instrumentos que costumava tocar nas gravações do grupo: pandeiros, meias-luas, cimbals, flautas...
Entrou na cabine de gravação e gravou algumas vozes e risadas para outra música até ouvir do maestro:
 -Vamos gravar a canção francesa?
Foi a deixa para que Rita saísse da cabine e pegasse a bomba de flit.
Já não se aguentando, Duprat pergunta para a menina o que ela pensava em fazer com aquilo.
A resposta foi surpreendente: -Tocar durante a c…

Alguns diálogos sobre os novos F1 2014

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Colhidos por ai...

-O carro da Toro Rosso é uma homenagem ao Rocco Siffredi (ator pornô).
-Para nossa sorte, o carro não é preto...
-Mas o bico do Sauber C33 é.
-Então pode chamar de Kid Bengala.

Outro.

-C33 parece nome de modelo de caminhão.
-Pode crer! Caminhão da Mercedes. Imagina ai: “Só aqui no programa Siga Bem Caminhoneiro Shell você concorre a um C33 novinho!”.

Mais um

-Ferrari tem boca de bagre.
-Normal.
-Cê acha?
-Claro... Com um piloto boca de pinga e outro boca mole, ter boca de bagre é o mínimo que poderia ter o carro.

O último

-De tanto a gente dizer que o carro da McLaren não muda nunca, fizeram o mais feio do ano.
-Pois é... E nem tinha passado no crash test.
-Verdade... Será que é isto então? Apresentaram o carro que participou do teste?
-Provavelmente.

Bônus

E esta foi a pior.
Não tinha visto sobre o que era a matéria (enchimento frontal com aparência de pênis para iludir estupradores, coisa do Japão, China ou Coreia.) e retirei a foto para fazer uma gracinha:
Grid Girls…

Personalidade

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Já faz alguns anos que a maior reclamação do fã de automobilismo, além da falta de emoção com o domínio de algum piloto (reclamação na qual nunca incorri) é a falta de personalidade dos carros.
Segundo os fãs – e ai me incluo – os bólidos eram todos parecidos demais.
Suas diferenças ficavam por conta da pintura, claro, e por detalhes por vezes imperceptíveis a olhos leigos.
O complicado nisto é que – mesmo com olhos mais treinados – enxergar estas pequenas diferenças em imagens de TV e fotos em sites, revistas ou jornais é difícil. Então, dá-lhe “gato mestrice”, charlatanismo intelectual e muito, muito chute.

Este ano, os novos regulamentos trouxeram, além da esperança de um maior equilíbrio, a chance de que cada time, mesmo tendo de seguir tendências apontadas por estudos aerodinâmicos em cima das regras, de inovar e (por que não?) revolucionar no desenho de seu carro.
E então: voilà! Temos as apresentações dos carros 2014 revelando modelos distintos entre si.
Diferente de quando os …

Dois italianos e um bairro da aniversáriante

Paulo dedilhava um violão nos bastidores da TV Record quando João vem se sentar a seu lado.
-João... Me conta uma coisa?
-Claro Paulo, pois não, pode falar.
-João... Sabe... O povo que mora lá no Jaçanã é muito orgulhoso do bairro, ainda que longe para dedéu.
-E daí?
-Então... Lá eles se apegam a questões sabe...
-Não sei não... Sério?
-Não estou dizendo para você que eles falam tudo certinho, tudo direitinho como manda o figurino, mas se importam com algumas coisas.
-E eu com isto? Eles acham ruim que eu escrevo as letras dos sambas do jeito que escrevo?
-Não... Nem é isto.
-É o que então?
-É que você escreveu em Trem das Onze que mora “em” Jaçanã.
-Hum...
-E eles lá dizem que moram “no” Jaçanã. Entende?
-Entendo...
-Então João: por quê?
E João, dentro de toda a sua irreverência disparou:
-Sei lá...  Eu nem sei onde fica esta porcaria.
Paulo contém o riso.

Salve São Paulo, parabéns.

Também vou opinar #1 - rolezinhos.

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Algum tempo atrás havia um grupo de gurus, sensitivos ou como queiram chamar estes embustes que acompanhavam artistas brasileiros como apêndices ou bolsas tiracolo.
O mais conhecido e comentado foi um tal Thomaz Green Morton.
Durante o primeiro Rock In Rio, frequentou os bastidores a convite de Baby Consuelo e Pepeu Gomes.
Segundo Rita Lee e Erasmo Carlos, enchia a paciência de todo mundo e ainda por cima exalava um cheiro forte de Leite de Rosas, aquele cosmético... Ainda segundo Rita, o cara era tão baixo astral que houve até um incêndio na área dos camarins.
Uma das características principais deste cidadão e segundo ele um dom, era o que chamava de: “criação e controle da luz”.
Gritava “Rá” e um flash de luz surgia em algum ponto perto de seu corpo deixando seu interlocutor estupefato.
Alguns caçadores de falsos “paranormais” diziam que Morton ao gritar também fazia algo sem noção o suficiente (como jogar cinzas na bebida ou no colo de alguém ou ameaçar colocar a mão nos genitais) …

Ron Groo entrevista: Tony Fernandes

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A Caterham finalmente anunciou para a imprensa sua dupla de pilotos para a temporada de2014.
Sentado em um caixote a guisa de banco, o milionário Tony Fernandes procura algumas folhas de papel e, entre recortes de vouchers de desconto e ofertas de emprego recebeu este blogueiro para uma exclusiva após o anuncio oficial.

Tony Fernandes: -O que achou da nossa nova dupla de pilotos. Tivemos que mudar radicalmente para este ano, pois a dinâmica da F1 nos obrigou a isto Por isto escolhemos Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi.
Ron Groo: -O senhor acha que estes dois pilotos estão mais apitos ao novo estilo de pilotagem que os carros deste ano vão requerer? Esta é a nova dinâmica?
TF: -Não, não... Eles vêm com mais dinheiro que os antigos.
(faço silencio)

TF: -Mas como eu dizia, procuramos novos caminhos para fugir da mesmice.
RG: -Que mesmice? Vocês vão sair dos últimos lugares do grid?
RF: -Não... Das piadas mesmo. O povo ficava falando que o carro não era rápido por que o piloto era De Vaga…

Primeiro dia de Raikkonen de volta à Ferrari

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Kimi chegou naquela manhã à Maranello como se fizesse isto há anos seguidos.
Nem parecia que já havia um tempo desde a última vez que cruzou os portões da fábrica da Ferrari.
Não havia sentimento de nostalgia, muito menos de euforia pela volta.
Na verdade, não havia sentimento nenhum. Era apenas mais um dia de trabalho em um local diferente.
Não tão diferente. Óbvio.

Ao cruzar o portão lembrou-se de algumas coisas.
A moita de capim ornamental delicadamente podada onde escondia um litro de vodca enquanto Luca Di Montezemolo estava presente.
Lembrou-se do velho Giuseppe, com quem trocava algumas palavras antes de vestir o macacão e ir para o simulador ou para o carro fazer ajustes e testes.
Lembrou-se que Giuseppe dizia ter dormido com Sophia Loren e ao vê-lo, após cumprimentar, disse novamente.
Kimi que sempre duvidara com um meio sorriso nos lábios, duvidou de novo.

O armário ainda era o mesmo.
A disposição das roupas dentro dele também: macacões, balaclavas e sapatilhas.
Até a tranca…

Kubica: exercício ilegal da profissão

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Um protesto inusitado, mas da maior importância: bonecos de crash test do setor automobilístico ameaçam parar o trabalho.
O que querem já que não podem pedir aumento salarial?
-Mais dignidade em nossa profissão. – comenta o líder do movimento.

Abaixo uma pequena lista das reivindicações com comentários da classe:

Não querem mais trabalhar sem roupas.
-É vergonhoso aparecer em programas automotivos completamente nus, incluindo bonecos criança. Queremos roupas e nem precisa ser de grife.

Querem uma maior diversidade: não aguentam mais que todos sejam branco gelo.
-Queremos alguns marrons, outros pretos, uns vermelhos e – por que não? – verdes.
Não querem amarelos também? Perguntei.
-Amarelos não... Lembra Homer Simpson e nós preferimos o Family Guy.

Por que ser careca? E porque todos são carecas?
-Queremos cabelos! Mas não duros como aqueles da boneca Barbie, por exemplo. Queremos cabelos bonitos, sedosos e macios como os das bonecas eróticas japonesas. - dizem
As bonecas de crash test …

Novos e eternos baianos

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Das bandas de rock nascidas no Brasil os Novos Baianos são – juntamente com Secos & Molhados e Mutantes – das mais criativas e inovadoras.
Cada qual com sua história e à sua maneira, deixaram legados riquíssimos.
Os Secos e Molhados implodiram e desapareceram tão rápido quanto surgiram. Deles sobrou Ney Matogrosso, o que definitivamente não é pouco.
Dos Mutantes e sua guinada rumo ao rock progressivo sobrou Rita Lee, primeira dama do rock no país. (Sérgio é um virtuose respeitado, Arnaldo é gênio ainda não reconhecido totalmente e Liminha o maior produtor do país, mas não são exatamente sucesso de público como Rita e Ney).
Já os Novos Baianos deixaram como herança, além de Moraes Moreira, o guitarrista Pepeu Gomes e Baby Consuelo.
É da trupe baiana que trata este texto.

Esta história foi ouvida – em entrevista do lançamento de seu livro: Anos 70: Novos e Baianos, 2006, Ed. - da boca de Luiz Galvão, letrista que participou das duas experiências coletivas de moradia promovidas pela …

Um nome para a carroça vermelha

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A Ferrari está tentando se popularizar.
Vai fazer carros com motor 1.0 e acabamento de plástico duro idêntico aos de algumas montadoras chinesas que já vendem aqui no Brasil.
Mas isto é para daqui alguns anos, quando o poder aquisitivo do brasileiro médio fique igual ao do cidadão rico de Dubai.
Por enquanto, o máximo de popularização que a marca está promovendo é deixar que os fãs ao redor do mundo escolham o nome do bólido de sua equipe de F1.

A casa mafiosa disponibilizou alguns nomes para serem votados, mas, aqui no Blig Groo a coisa é mais embaixo.
Se for para dar opção de escolha tem que dar a liberdade do eleitor de criar o nome.
Aqui ficam as minhas sugestões.

O manjado F14 T, que se prestar atenção lembra FIAT (Alô Bo77as, cobra royalty desta cambada de carcamanos) também tem outra leitura:
F1 – de Formula 1, claro.
4 em referência ao ano 14 (se juntar ao 1 do F1então faz mais sentido).
E o T, claro... Tranqueira.

Também pode se chamar MC-14, em homenagem ao líder da quadrilh…

Tosqueiras publicitárias.

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Há um filmete comercial de uma TV por assinatura rodando por ai que é realmente um caso a ser estudado.
O casal sentado no cinema encarna uma série de clichês em piadinhas para lá de bobas.

Clichê um: A mulher reclama para caramba.
Clichê dois: As reclamações não fazem o menor sentido.
Clichê três: A moça é loira.
Clichê quatro: O rapaz é um dominado que acaba concordando e se resignando.

Esqueça o que ela diz concentre-se apenas nas reclamações.
Lembra muito aquela charge em que um cachorro aparece latindo na orelha do outro e a legenda pergunta: “adivinhe qual é o macho.”.
Ainda não se atente ao que ela diz, não é hora... Mas pense bem: que tipo de mulher reclama de ter saído de casa para ir ao cinema?
Fosse o contrário seria mais crível.

Não... Não é questão de preconceito, mas diz a piada (sexista e preconceituosa como só as piadas se permitem ser) que mulher loira pensa menos. Ou nem pensa...
Agora sim preste atenção no que ela diz: “-Amor, troca de canal?”.
Trocar de canal? No c…

Poesia cantada

Já houve mais polemica sobre o assunto, mas hoje é quase consenso geral que letrista de música popular também pode ser considerado poeta.
Nem todos. Óbvio.
Não se pode generalizar para não cair no ridículo.

Jim Morrrison, por exemplo, publicou livros de poesia, mas algumas letras que lhe são atribuídas eram do tecladista da banda.
Renato Russo e Cazuza são considerados poetas.
Mas há quem discorde e diga que suas letras não sobrevivem sem as melodias...
Chorão também, mas cá entre nós: nem a pau! Suas letras, por muitas vezes não sobrevivem nem com as melodias...
Mas Paulino da Viola é. Que ninguém nunca duvide disto!
 Suas letras sobrevivem sem a melodia e suas melodias são poesias em forma de música.

Já o Bob Dylan, que é considerado poeta, não é.
Assim como Lou Reed ele é cronista.
Dylan, aliás, já foi indicado para o Nobel de Literatura em 2011.
Adoniran Barbosa é uma rara conjunção entre poeta e cronista.

Porém, há um caso em que as posições se invertem.
Antes de ser cantor, ele …

Sobre números fixos

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Sebastian Vettel ficou com o número 1.
Claro... O cara que ganha os quatro últimos campeonatos com a autoridade que ganhou tem que usar o 1.
Mas na boa? Se perder este ano, ele mantém o número?
Já seu companheiro de equipe vai com o 3.
Daniel Ricciardo é um cara consciente. Não tem bala nem pra usar o 2.

Já os dois pilotos da Toro Rosso escolheram números seguidos: 25 e 26 para Vergne e Kyiat respectivamente.
Explica-se...
Toro Rosso segunda equipe da Red Bull, por isto começa com o 2.
O cinco e o seis ficam por conta dos manes mesmo...
Hein? Não é isto? Mas podia ser...

O Kimi ficou com o 7.
Por quê?
Porque usou o ano passado e não viu motivo pra mudar.
Sensacional! Mais Kimi impossível.

Pastor Maldonado escolheu o 13 para desmistificar.
Quer provar que o número não dá azar.
E vai conseguir.
Afinal, o que acontecer com ele durante a temporada não vai ser culpa do azar e sim de sua enorme ruindade.
Manetão.

Alonso escolheu o 14.
Deu um monte de motivos para ter escolhido este.
Explicou…

Progressivos?

Hoje não tenho mais paciência para o chamado rock progressivo.
Deve ser a idade que quando chega trás junto um sentido de urgência - talvez pela proximidade da morte - em viver e, sendo assim, perder trinta minutos ouvindo uma mesma música se torna quase torturante.
Assim também deixamos de ver graça em contos de oceanos topográficos, portões de delírio, cordeiros que jazem na Broadway, etc, etc, etc.

Também pegava um pouco o fato das bandas se levarem muito a sério.
Quase intocáveis em seus olimpos, afastados dos fãs que podiam, no máximo, admirar seus ídolos que “tocavam pra caramba!”.

Uma das histórias desta “falta de humor” é até engraçada.
Reza a lenda que o Yes ensaiava durante uma turnê aos EUA à espera da chegada de seu tecladista Rick Wakeman ao estúdio.
Possivelmente influenciados por seu cantor Jon Anderson, o grupo havia se tornado vegetariano, ou coisa que o valha... Haviam banido a carne do cardápio ainda em Londres.
Ao que parece esqueceram-se de avisar Rick, ou ele mes…

Lotus: as aparências que podem não estar enganando

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A Lotus anunciou que não irá para Jerez onde irá rolar os primeiros testes para a temporada deste ano.
“Não é o ideal para nosso programa de concepção e desenvolvimento” – disseram.
A grosso modo quer dizer que: O dinheiro não dá pra desenvolver o carro e viajar para ir testar lá na Espanha em tão pouco tempo.
Não dá para afirmar, afinal ninguém viu extrato bancário, mas parece que o time está de cofres vazios.
Porém, diz que vai para o Bahrein...
Ué? Jerez não é mais perto de Enstone?
Algo está errado.

Ah... Mas agora eles têm o dinheiro da PDVSA.
Tem... Pastor Maldonado está lá, não?
Mas uma pergunta não quer calar.
Se a grana da petrolífera da terra do homem que adiantou o natal e criou um ministério para a felicidade do povo é certa (e em quantidade), por que catzo Frank Williams – que não rasga dinheiro – deixaria que saísse tão de boa?
Será que este dinheiro é tanto assim?
Parece que não.
E a impressão que dá é de que o time preto e dourado está perto de abrir o bico financeira…

Entrevista com Piloto encalhada

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Por esta ninguém esperava!
Nem o Américo Vespúcio com toda sua vidência poderia supor que logo no terceiro post do ano o Blig Groo conseguisse uma entrevista destas.
Toma... Aqui é trabalho, diria o Muricy Ramalho.
Num esforço de reportagem e, em um esforço maior ainda de tradução, apresento a pequena entrevista feita com uma das baleias Piloto que encalharam em uma praia (na mata que não poderia ser...) da Nova Zelândia.

Ron Groo: -Por que vocês encalharam? Sempre achei que baleias eram dotadas de uma espécie de radar para se guiar nos oceanos.
Baleia Piloto: -Sim tem, mas os melhores ficam sempre com as Orcas, nós Piloto recebemos equipamento de segunda... O nosso tinha um defeito.
RG: -E que tipo de defeito foi?
BP: -Um defeito intermitente...
RG: -E este defeito causa exatamente o que?
BP: -Um buraco aerodinâmico.

RG: -Tem algo haver com estas nadadeiras arrebentadas?
BP: -Não, estas foram uns corais mais altos que eu peguei... O pessoal disse que eu ataquei os corais de forma est…

Dobrado para dar prazer

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-Então?
-Eu estou tentando...
-Tenta com mais vontade. Ano retrasado foi melhor.
-É eu sei... Estou tentando repetir a dose.
-Em tempos de tão poucas emoções, foi inesquecível. Sete sem falhar!
-Eu sei, para de pressionar.
-Não estou pressionando.
-Tá sim... Falou do ano retrasado, das sete seguidas como quem diz: mas depois foi só decepção.
-E não foi? Depois foi tudo acabando antes da hora... Precoce.
-Não pressiona, já disse...
(silencio)

-Você podia tentar um estimulo químico né?
-De jeito nenhum... Até topo algumas práticas, mas isto nunca.
-Poxa, hoje em dia é tão normal. Nem tem efeito colateral.
-Não gosto destes estímulos. Já bastam as coisas artificiais que a gente já usa.
-Ah, mas confessa... Você gosta do resultado, vai.
-Gosto, claro... Dá um prazerzinho e tudo o mais... Mas nos bons tempos não precisava nem disto.
-Tá bom... Mas não estamos mais nos bons tempos. Nos tempos que a gente era até certo ponto ingênuo. Eu usaria.
-É... Não estamos. Mas nem por isto eu vou abus…

Enter 2014: sobras do ano que se foi.

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Otto Lara Rezende disse uma vez que: “O mineiro só é solidário no câncer”, afinal ser solidário em doença muito grave é fácil.
A possibilidade da morte faz com que seja mais fácil perdoar defeitos e esquecer quaisquer rusgas ou reservas.

O caso de Michael Schumacher não deixa de ser prova.
Enquanto pouquíssimos viam em sua figura um grande esportista, um grande campeão, uma pessoa boa (só descoberto após o acidente com a revelação das doações que fez a diversos fins e fundos), a maioria esmagadora o tachava de mau caráter.
Motivos?  Vários.
Desde suas vitórias após manobras discutíveis do ponto de vista ético, mas muito normais do ponto de vista da competição (Senna jogou o carro em Prost e não venha falar que ele só revidou agressão anterior, não dizem que sempre é melhor dar a outra face?) até o fato de ter contrariado o que muitos têm como fato consumado: o fim da F1 no dia primeiro de Maio de 1994.
Agora, como num passe de mágica até dizer que ele é o maior (números não mentem e n…