Postagens

Mostrando postagens de Março, 2012

Confirmando tese: piloto também tem rotina

Imagem
Quem disse que vida de piloto da F1 é algo que não admite rotina?
Sempre tem de fazer coisas parecidas como treinos físicos, conversas com mecânicos e engenheiros, treinos em simuladores e afins.
As viagens ao redor do globo é que fazem com que a sensação de repetição seja atenuada. Mas é sempre igual.

Escolhemos um piloto para analisar um dia em sua vida, e comprovar a tese.
Para nossa alegria a única data disponível para fazer a matéria foi justamente um domingo de corrida.
E o escolhido foi: Romain Grosjean.
O piloto franco-suiço que havia tomado um pé na bunda retornou à categoria este ano pilotando para a Lotus, eis ai o primeiro sinal de repetição e rotina: tomou um pé na bunda e voltou!
E pela Lotus! Que quando ele saiu se chamava Renault, mas é a mesma equipe.
Muito rápido em classificação, enche os olhos de todo mundo nos sábados de classificação e então sempre se repetem os elogios e as frases prontas dando conta de que ele amadureceu, melhorou etc.
Todo sábado vai dormir co…

Comédias da vida real na F1 #9 - Jeitinho americano

Imagem
Mecânico chefe: -O carro plecisa estar plonto pala a colida, se vilem né?
Mecânico do motor: -Está difícil…Não sabemos como alumar o vazamento.
Mecânico chefe: -Pensem né… Como os amelicanosfaliam?
Mecânico do motor: -Como os amelicanos… Hum….
E um tempo depois…
Mecânico do motor: -Tá lá chefe! Tudo plonto né?

Publicado originalmente no Pódium GP
Com meus melhores agradecimentos ao grandeCorradi.

Fábula moderna na F1 - A sorte do Alonso

Imagem
-Precisamos de algo... – disse a Chapeuzinho.
-Sim, precisamos... – concordou o Coelho.
-Não podemos apenas ficar na dependência da chegada do caçador. – disse o cavalo do príncipe.
-Verdade! – concordaram os outros.
-Vai que ele se atrasa?  - questionou a menina do capote vermelho.
-Ou nem venha! – se assustou o Coelho.
-E nem podemos contar com meu dono, agora que despertou a Adormecida. – explicou o cavalo.

E todos baixaram a cabeça num sinal de que havia pouca esperança. Se o Lobo aparecesse, teriam mesmo que contar com a incerta chegada do Caçador para afugentá-lo.
Sabiam que por aqueles dias o Lobo havia entrado na casa dos Sete Cabritinhos e feito a festa.

-Vamos precisar de sorte! – disse a menina do chapéu encarnado.
-Sorte? – disse o coelho – Besteira... Dizem que pé de coelho dá sorte, e eu tenho dois... Nunca me ajudaram.
-Concordo com o Coelho – disse o Cavalo – Isto é superstição de humano... Que adora andar por ai com ferraduras pra dar sorte... Para mim só deram calos …

O lado B do GP - Malásia

Imagem
Graças a Deus que a Malásia não é a India, onde ser feio é pré requisito para nascer.

Schumacher: -Felipe... Acorda! Massa: -Hum? O que? A corda? Já vi... Aliás, está no meu pescoço só esperando alguém puxar...
Aula de literatura brasileira para Button e Vettel, hoje estudando a poesia de Drummond de Andrade. "No meio do caminho havia uma HRT, havia uma HRT no meio do caminho..." Estranhou? Não precisa... É que uma pedra, se bem atirada, é mais rápida que os carros da equipe espanhola...

Nos boxes da Lotus, quando a corrida foi interrompida, apareceram alguns picolés para que Kimi chupasse até que a corrida fosse retomada.

Já nos boxes da Mercedes, no espaço reservado ao Nico Rosberg também tinha Magnum...

F1 2012 - Malásia - E daí que choveu?

Imagem
Dane-se que choveu! O mundo inteiro, até os retardados do UFC sabiam que iria chover durante a prova. E olha que nem tem represa perto do circuito... O fato é que a tal supremacia da Mclata é falsa. Boa realmente de classificação? Talvez. A pole do Hamilton veio com um esforço tremendo e fritando pneu na última curva. Na corrida, além de gastar pneu mais que as outras, não são tão consistentes assim. Arrisco dizer que quando chegar à perna européia o time de Woking não vai ter vantagem nenhuma. Pode até não ser ultrapassada, mas que as coisas vão ser diferentes corrida a corrida, alternando muito.
E daí que choveu? O ritmo das Red Bull não foi nem sombra do que se espera de carros de Adrian Newey... O problema de Vettel com o mesmo carro lento que atrapalhou Button não pode servir de desculpa. Se o carro fosse melhor do que é, teria passado e ido embora, como fez nos dois últimos anos. Webber chegou em quanto, mas e daí?
E daí que choveu? A Williams mostrou força e seus pilotos mostraram rapidez. …

O humor é irmão da poesia, Chico então era poeta

Imagem
No prefácio da obra A alegre história do humor no Brasil de Jota Rui (Ed. Expressão e Cultura, 1979) Chico Anysio escreveu que: “O humor acusa, satiriza, descobre, desmoraliza, critica, eleva, deforma, informa, destrói, constrói, imortaliza, enterra, açoita e acaricia.”
Levou esta máxima como aríete e estandarte em seus programas de TV, livros e peças de teatro.
Aliou caracterização a ótimos textos e dizia não crer em humor sem palavras.
Expôs a debilidade dos “heróis nacionais do futebol”, deu voz a uma nação inteira em telefonemas a um general presidente, mazelas de ser professor, a filhadaputagem de exploradores religiosos em um tempo pré Edir Macedo e afins.
Cutucou políticos corruptos, astros decadentes, costumes variados sem nunca se render a praga do politicamente correto.
Um de seus bordões mais famosos- de Justo Veríssimo - manda na lata um indigesto: "-Eu quero que pobre se exploda!", mesmo estando na classe C e D sua maior parcela de audiência...
Seus mais de duze…

Música de sexta - O mistério do planeta

Imagem
-Bicho, to com umas idéias aqui... – diz Moraes
-O que? É pra som? - pergunta Boca.
-É... Ouve isto... – e pega o violão.
-Hum...
A musica que sai das cordas é simples, soa calma.
-É interessante...
 -Gosta?
 -Não sei se gosto ou se não gosto, mas é novo. Pode desenvolver?
-Posso... To trabalhando nela há uns dias já...

 -Moraes?
-Diga lá... Boca.
-Levei aquela tua musica... Aquela que me mostrou inda ontem pro Galvão ouvir..
-E o que ele disse?
-Não disse nada. Ele nunca diz... Mas ouviu com uma atenção fora do comum.
-Fora do comum?
-É... Fora do comum... Fechou o semblante, olhou fixo pro nada e ouviu.
-E quando terminou?
-Pediu pra tocar de novo, mas sabe como é... Não toco como você.

 -Galvão, me diz uma coisa?
-O que Moraes?
-Soube que ouviu uma musica que estou fazendo ainda...
-É... Ouvi.
-E gostou?
-Gostei...
 -Vai escrever a letra?
-Sim... E entrego a Boca quando estiver pronta.
-Mas me diga... Está boa?
-Falta algo. Não sei o que, mas falta algo...

-Boca? Tá com a letra d…

Noticia quase falsa

Imagem
Na chuva, Mark Webber pede cartela

Preocupado com as condições metrológicas para a prova da Malásia, o veterano piloto Mark Webber disse em entrevista à agência GMM (Geriatric Man Mentions) que na chuva o mais importante é cartela.
“-Bernie Ecclestone gosta de largadas mais para o fim da tarde, mas na Malásia é justamente no horário que a chuva começa a cair, e não é uma garoa, não!” – disse.
Lembrando que a largada é as 16 horas no horário local (5hs no horário de Brasília.)

Perguntado qual a melhor estratégia para a Malásia com pista molhada, o piloto ancião não titubeou: “- Na chuva, o melhor é ter cartela.”

Não foi possível apurar se há casas de bingo na Malásia, por ser um país muçulmano acho difícil...
Mas fica a torcida para que tenha e para que chova mesmo indo assim Markuzzalém Webber jogar bingo.

Noticia original aqui  => Malásia 2012

O telefone tocou nos boxes da Williams em Melborne...

Imagem
-Ô Maldonado!
-Si?
-Telefone...
-Quien és?
-Eu não sei... Não falou o nome, mas fala espanhol.
-Diga que no estoy...
-Acho melhor você atender.
-Por quê?
-Bem... Ele não pediu exatamente... Parece mais que deu uma ordem.
-Que folgado... Voy hablar, me de el telefono. – e pegando o telefone - Quien és?
-Como quien és? Soy yo!
-Yo quien, catzo?
-Mira, no me faça te chamar de “huevito”.
-Comandante Candanga?
-Si... Diga, que catzo fué aquilo en lá corrida?
-Fué lá grama mi comandante.
-E por acaso pagamos para que te corras na grama, “huevito”?
-No mi comandante...
-Se fosse pra correr na grama, “huevito”, em vez de ir pra formula uno, te mandaríamos para el turfe...
-Si mi comandante... Pero... Yo no sei andar de cavalo, mi comandante...
-Mas poderia ser el cavalo, “huevito”...
-Desculpa mi comandante...
-Yo no vi la Carrera porque era de madrugada... E no vi também el compacto, mas... Em tua frente... Era lo Massa?
-No mi comandante... Era el Fernando Alonso...
-Alonso? Súdito daquele …

O Labo B do GP - Austrália

Imagem
Uma lição para a HRT...

Enquanto o time espanhol não classificou nem um carro para a corrida, a Scania colocou logo dois...
Eu sei que é o mesmo, mas não ia perder a piada...

Já a Ferrari conseguiu fazer os pit stops mais rápidos do fim de semana.
Mecânico: -Ô seu Stefano! Manda melhorar o carro ai que nossa parte a gente fez!
Domenicalli: -Se fizerem igual na prova que vem, eu falo com o sr Montezemolo.
Mêcanico: -Se fizermos igual na próxima, o Luca põe a gente no teu lugar...

F1 2012 - Austrália, matando saudades

Imagem
Foram mais de cento e vinte longos dias, mas a F1 está de volta e tem coisas que não há como mudar mesmo...
Podem fazer carros lindos, feios ou horrorosos como os deste ano, mas quem é apaixonado por este negócio de acelerar e fazer curva vai sempre ser fiel.
E no fundo, a feiúra nem foi – muito - notada depois que as luzes se apagaram.
O que se viu, de verdade, foi que a importância do piloto no conjunto está mais valorizada. Que finalmente o braço tem que trabalhar para corrigir o que a aerodinâmica não pode fazer: manter o carro na pista competitivamente.
Claro que há diferenças entre os conjuntos...
Tanto no que tange ao carro quando, óbvio, o piloto, mas ai é que está a graça, o divertido.
E foram os pilotos que fizeram a diferença no GP da Austrália 2012.

Ainda que contasse com o melhor carro do fim de semana, foi o braço e o talento do Jenson Button que lhe asseguraram a primeira vitória do ano.
Ganhou a ponta na largada e só saiu dela pra trocar pneu, mas não foi nem incomodad…

E vai começar tudo de novo...

Imagem
-E ai? Boteco esta noite?
-Não...
-Qual é? Mulher não deixa...
-Deixa... Mas não vou.
-Vamos lá pô... Aproveita antes de casar.
-Aproveito, claro... Mas hoje não.
-Tá sem grana?
-Até que não...
-Se for o caso, eu pago... Depois cê me devolve.
-Não, não... Não tô sem grana... Tem pouco é verdade, mas tem... Só não quero ir.
-Poxa... Não curte mais a companhia dos amigos?
-Que isto cara... Nada disto. Curto sim. Só que hoje não quero. Não to afim...
-Ai tem coisa...
-Tem.
-Tem o que?
-Tem coisa.
-Que coisa?
-Tem a primeira classificação oficial da temporada de F1.
-Porra, vai começar... Não sai com a gente quando a corrida é de madrugada, não vai jogar bola quando é no domingo... Semana de GP do Brasil não lê sobre outra coisa...
-Pois é... Cada qual tem seu vicio, né?
-Mas o teu é muito esquisito. Ficar vendo carros dando voltas e voltas.
-É... Verdade... Bacana é o teu que queima um cilindro cheio de fumo, que custa caro e não trás beneficio nenhum... Muito pelo contrário. Ou encher a…

Comédias da vida real na F1 #8 - Brawn GP e os piadistas

Imagem
O ano de 2008 terminava de forma melancólica para a equipe Honda de F1.
Uma decadência terrível se abatia sobre a equipe desde que pintou seus carros com o mapa mundi e sugeriu que o mundo deveria pensar mais em propostas ecológicas.
Seus pilotos, Jenson Button e 1B roíam beira de penico andando nas ultimas posições e conquistando poucos pontos.
Na ultima prova do ano em Interlagos, o carro de Jenson Button pegou fogo logo após o termino da corrida, fazendo com que seu pai John Button proferisse a frase: “-Deixa esta porcaria queimar...” enquanto Jenson tentava apagar as chamas.

A montadora nipônica então resolveu que abandonaria a categoria.
Alguns de seus executivos apareceram em entrevistas chorando e se dizendo envergonhados.
Deu lugar então a uma série de especulações sobre o que seria feito do espólio do time.
Diziam que um pool de empresas da aera financeira poderia comprar tudo por apenas um dólar para dispor de tudo e fazer o que quiser com o time.
Chegou-se então a solução c…

O segundo time de cada um: Force Índia

Imagem
Não sei se no resto do país é assim, mas em São Paulo e se não me engano no Rio de Janeiro é muito comum ao torcedor de futebol escolher um segundo time, seja por questões afetivas (ter nascido ou morar na cidade do time) ou apenas pelo prazer de torcer por um time menor.
Em São Paulo, durante muitos anos o Juventus da Rua Javari, na Mooca era o segundo time de todos.
Simpático e sempre aprontando para cima dos chamados times grandes do estado.
Nunca ganhava um título de expressão, mas sempre tinha uma torcida empolgada composta por torcedores dos grandes...
No Rio a primazia cabia ao América, que diferentemente do clube da Mooca, já teve status de grande no estado.

Na F1 a coisa não é muito diferente... Sempre há uma equipe pequena que, por ter alguns resultados mais expressivos ou apenas por simpatia mesmo acaba chamando a atenção e atraindo alguns admiradores...
Arrows em fim de carreira, a Jordan que chegou a ser média... A Super Aguri de propriedade do simpático Aguri Suzuki...

E…

Antes era pior... 12

Imagem
Se hoje em dia ser segundo piloto de uma equipe grande é considerado uma função menor, mero escudeiro, imagine como era pior antes...
As funções do segundo piloto do time, como comprova a foto, iam desde apertar o freio e limpar os óculos do piloto principal até trocar as marchas do carro...
Do carro, entenda bem...

Mudanças à vista na Ferrari

Imagem
-Stefano...
-Si?Signore Luca.
-Questo carro é una porcheria...  Já nasceu ruim.
-Si signore Luca.
-Io quero que se dê uno jeito in questa budega.
-Si signore Luca.
-Já non bastava quele catzo de degrau que deixa Il carro feio?
-Si signore Luca.
-Io quero resultados! Io quero vitórias em questa temporada.
-Si signore Luca.
-Ma che catzo Stefano... Só sabe dizer isto? “Si signore Luca”...
-Non, signore Luca, é que estou qui pensando na abertura do campeonato...
-Per que? Io non capisco...
-Per que será lá que começaremos nostra virada.
-Sério?
-Si signore Luca...
-Temos uma carta na manga, então?
-Claro!
-Io sempre confiei em nostros projetistas! Que tem eles para nós?
-Televisores de alta definição!
-Ma como? Televisores de alta definição vão fazer nostros carros melhores?
-Si signore Luca.
-Explica...
-Facile... Com a abertura da temporada, nostros projetistas podem ver qual carro terá melhor desempenho na corrida e então copiar. Capiche?
-Ah! Nada como velhos métodos, não é Stefano?

Música de sexta - O caminho do bem

Imagem
Em meados dos anos 70, Sebastião Rodrigues Maia, o Tim, descobriu a seita Universo em desencanto. Uma espécie de Igreja Universal da época, só que mais descarada se é que isto é possível.
O “Edir Macedo” desta seita atendia pelo nome de Manoel Jacinto Coelho e pregava que o ser humano seria salvo do fim do mundo com a “imunização racional” por extraterrestres e que quem não aderia ao “movimento” estava "magnetizado".
Exigia que seus adeptos se vestissem de branco, não consumissem álcool ou qualquer outra droga, fossem vegetarianos e – o mais importante – divulgasse a “cultura racional” lendo e vendendo os livros que escrevia.

Tim já era um artista renomado no cenário nacional e o “guru” viu nele um veículo sensacional para a difusão de sua doutrina.
Para sorte do charlatão, Tim entrou de cabeça na viagem, convertendo – ainda que da boca para fora – toda sua banda e equipe. Passou a se vestir e a todos com roupas brancas, trocou os instrumentos por outros totalmente brancos, …

Contos do botequim - 9 - Smart TV

Imagem
O velho Monteiro estava sentado em uma das mesas no fundo do bar do Canário, com um copo de guaraná – mesmo – à sua frente.
Estava amuado.
Andrade, o professor aposentado, entra no estabelecimento ranzinza, como de hábito.
Canário, que no momento preparava uma tábua de frios trocando o presunto por mortadela, havia contratado um novo balconista: Dassilva.

Dassilva era gago, mas não admitia. Dizia que só gaguejava quando ficava nervoso. Mentira que Andrade tratava de desmascarar toda vez que ia ao bar.
-Tá nervoso? – sorrido cinicamente.
-Nu-num co-co-começa... –
Ou como no dia em que conheceu o menino.
-Ô garoto, como é teu nome?
-Da-da... Da-dassilva, ao seu (enche a boca de ar) dispor.
-Ué... Você é gago?
-Não. – responde lacônico o balconista.
-Ah, entendi... Seu pai era gago e o escrivão do cartório que te registrou era um filhadaputa...
Porém, naquele dia o balconista queria dar o troco e assim que avistou Andrade resolveu que iria brincar com sua calvície.
-O Andra-drade... Quan…

Entrevista de lançamento da HRT 2012

Imagem
(voz no alto-falante) –Senhoras e senhores, apresentamos agora o carro da HRT para a temporada de 2012 de Formula 1.
E o pano cai revelando ao mundo o novo carro da equipe. Alguns flashes são disparados murmúrios sobre a nova pintura são ouvidos e então o novo chefe da equipe, Luis Pérez-Sala assume sua posição em frente aos microfones para uma entrevista coletiva.
Pergunta: -Senhor Luiz, o carro vai receber o sistema hidráulico da Williams este ano. Os problemas nesta área acabam então?
LPS: -Não sabemos ainda... Se for o sistema do ano passado, não...

Pergunta: -Não foi oferecido mais nada da Williams?
LPS: -Olha foi assim... Eles tinham pra nos oferecer o sistema hidráulico, o buraco aerodinâmico e o Rubinho... Preferimos ficar só com os dois primeiros porque ainda tinham conserto...

Pergunta: -O bico do carro apresenta um leve degrau, muito diferente das outras equipes que, ou tem um degrau exagerado ou não tem... Por quê?
LPS: -Oras, veja bem... Só a McLaren não tem o degrau, ou …

F1 em gomos

Imagem
A Ferrari anunciou um novo patrocinador: as bebidas energéticas TNT estamparão suas marca na carroceria rossa.
Ficam as perguntas:
Massa não tomará mais isotônico em um squeeze com forma de lata de guaraná para as câmeras de TV?
Os pilotos da máfia de Maranello encherão a caveira com aquele treco que tem aspecto e cheiro de urina?
Se tomarem vai ser puro? Porque me disseram que o gosto daquilo só melhora se misturar em uísque...
E fica a piada tipo praça é nossa: “Se Red Bull te dá asas, TNT explode”.
Se eu fosse Alonso ou Massa, ficaria esperto...
Frank Williams está gradualmente se afastando do comando do time.
Sabe aquela noticia que você sabe que um dia vai receber? Pois é.
Você sabe, mas quer que ela não chegue.
Egoísmo... Frank fez mais pela F1 do que setenta por cento deste grid de hoje.
E não abandonou o barco nem depois do grave acidente que lhe tirou os movimentos das pernas entre outras coisas.
Disse em recente entrevista que Adam Parr é seu substituto natural.
Frank já dis…

Música de sexta: Piano na mangueira

Imagem
Dizia ele que todo pianista tinha de ter algum defeito físico qualquer, se não por que se trancar em um cubo de trevas deixando lá fora o sol e um milhão de mulheres bonitas?
Ele próprio tinha uma inflamação eterna no nervo ciático.

Outra história muito boa dele é a do cheque que passou na padaria Século XX no Jardim Botânico, RJ.
Ao saber que um cheque de Charles Chaplin fora leiloado por uma fortuna, resolveu pagar ao dono da padaria, Armando Ascenção, uma conta de 100 mil cruzeiros novos (10 dólares da época) com um também e disse:
 "-Pega esta relíquia por que um dia ela valerá milhões!”.

Quando morreu, em 1994 o padeiro apresentou o cheque à imprensa e disse que talvez um dia ele faça o tal leilão:
"-Não foi ele que sugeriu?”. – brincou.

Tom ultrapassou os limites da musica brasileira para se tornar patrimônio mundial, cantado por nomes tão dispares quanto João Gilberto e Iggy Pop. Passando por Sting e Chico Buarque.
Celebrado desde os barracões das escolas de samba - c…

Comédia da vida real na F1 #7 - O ronco que não veio do motor

Imagem
-Se o carro não estiver montado e funcionando até abrirmos os pits, estão fora do GP da Espanha. – disse o comissário de pista.
-Estamos trabalhando duro, logo vamos andar forte, você vai ver! – respondeu o mecânico.

O comissário se afastou contendo o riso, afinal, andar forte não era algo que se esperava de um carro da Andrea Moda.
Andar já seria um espanto.

Eis que se dá o milagre: o carro pilotado por Roberto Puppo Moreno funciona e sai para a pré-qualificação, mas o motor falha muito e, mesmo com um dos pilotos que mais consegue extrair leite de rochedo ao pilotar carros ruins, não obtém tempo. Longe disto...
Enquanto Moreno tentava a sorte na pista, os mecânicos trabalhavam sobre o carro do inglês Perry McCarthy.
Ao dar o trabalho por terminado, os polegares sobem em sinal característico:
-Ok Perry! Acelera!
Então o inglês afivela o cinto, fecha a viseira do capacete e, finalmente, sente o carro se movimentar por exatos dezoito metros e parar novamente.
Desconsolado, ele sai do b…